Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Prédio da Escola de Enfermagem de Manaus ganha acessibilidade e reforma do auditório
Início do conteúdo da página

Prédio da Escola de Enfermagem de Manaus ganha acessibilidade e reforma do auditório

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 19h47 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 14h22 | Acessos: 1330

Por  Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Enquanto as atividades de pesquisa, ensino e extensão permanecem remotas, a Universidade Federal do Amazonas, por meio da Prefeitura do Campus Universitário (PCU/Ufam), segue o calendário de obras da Instituição. Um dos prédios beneficiados com acessibilidade e reforma no auditório é a Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), localizada no bairro Adrianópolis. 

A obra foi iniciada dia 5 de abril e tem previsão de término em 120 dias. Ao todo, foram investidos R$371.132,00 em acessibilidade, troca de forro, piso, esquadrias, revestimentos, instalações elétricas e peças sanitárias e pintura. Segundo a prefeita do campus, a arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, o trabalho avança de duas formas diferentes.

“Quando assumimos em 2017, encontramos várias demandas precisando de resolução na Escola de Enfermagem e trabalhamos cada uma delas. Este ano, estamos trabalhando na acessibilidade e na reforma do auditório. A Pró-reitoria de Administração foi essencial para a liberação do recurso do auditório, que fez desta forma um trabalho conjunto PCU para que pudéssemos contribuir com estas importantes obras para o melhor desenvolvimento da unidade da Enfermagem”, destacou.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga lembrou o compromisso da Ufam em lidar com as demandas institucionais, durante a pandemia, em diferentes frentes. "A Instituição está se ampliando constantemente e as demandas atendidas vão ao encontro dessas necessidades. Em breve, alunos, professores e TAEs receberão o espaço adequado e revitalizado", disse. 

EEM

De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação e docente da EMM, professor David Lopes, a obra contempla uma necessidade antiga. “A gestão 2017-2021 de Sylvio Puga honra o compromisso administrativo com a Escola de Enfermagem de Manaus e quita uma dívida antiga com essa importante e histórica unidade acadêmica herdada da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, em 1997, auditório reformado e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais são os pontos fortes das obras, com isso quem ganha é a comunidade universitária e a sociedade em geral”, lembrou.

Para o diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Soares de Carvalho Rocha, a reforma é uma preparação das instalações físicas para quando a Ufam voltar às atividades presenciais. “A reforma do auditório e acessibilidade contemplarão a comunidade acadêmica que realiza parte das atividades naquele espaço. Palestras, seminários, apresentações, entre outros, poderão ser feitos de forma mais confortável e acessível a todos”, enfatizou.    

O diretor lembrou ainda que desde o início da pandemia a EEM nunca parou, sempre esteve a serviço da sociedade no enfrentamento da crise sanitária. “Ainda em abril de 2020, a EMM realizou uma parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização de teste rápido de covid-19; Além de participar, em agosto de 2020, do projeto 'Epidemiologia de SARS-Cov-2 no Amazonas (DETECTCoV-19)', coordenado pela professora Jaila Borges, em que pesquisadores da Ufam e ILMD/Fiocruz Amazônia tinham como objetivo estimar a distribuição e o perfil de casos de covid-19 na população do Amazonas. A Ufam, por meio da EMM e em parceria com o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), foi  também pioneira em disponibilizar para a Secretária Municipal de Saúde (Semsa) espaço físico e voluntários (docentes e discentes) na vacinação dos profissionais de Saúde. Por fim, oferecemos Ensino Remoto Emergencial (ERE) aos nossos discentes nesse período”, finalizou. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página