Ufam tem três pesquisadores premiados no Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na última quinta-feira, 29 de janeiro, teve três pesquisadores premiados na quinta edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Os pesquisadores da Ufam premiados foram João Cláudio Braga Pereira Machado, docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), premiado na categoria Pesquisador Destaque - Ciências da Saúde; Natacha Cíntia Regina Aleixo, ligada ao Departamento de Geografia, reconhecida como Pesquisadora Destaque - Ciências Humanas e Roberta Ferreira Coelho de Andrade, ligada ao Departamento de Serviço Social, laureada em Pesquisadora Destaque - Ciências Sociais Aplicadas.
Ao todo, 13 vencedores foram premiados nas categorias Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola (PCE), contemplando diversas áreas do conhecimento. De acordo com a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, é com alegria e orgulho que a Ufam celebra os feitos dos docentes e pesquisadores que tiveram suas trajetórias acadêmicas e científicas reconhecidas no Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2025, uma iniciativa relevante de fomento e valorização da produção científica no Estado do Amazonas.
‘Esse prêmio não apenas destaca trabalhos de excelência, mas também evidência que a produção de conhecimento da nossa instituição é relevante para a sociedade amazonense e brasileira. A pesquisa é uma ferramenta transformadora, que impulsiona o desenvolvimento sustentável, fortalece a inovação e amplia o impacto social. Parabenizamos aos docentes João Cláudio Braga Pereira Machado, Natacha Cintia Regina Aleixo e Roberta Ferreira Coelho Andrade pelos trabalhos premiados, além de agradecermos à Fapeam e ao Governo do Amazonas pelo investimento em ciência, tecnologia e inovação, fatores essenciais para garantir que a Amazônia seja protagonista na produção de conhecimento de qualidade’, enfatizou a reitora.
Roberta Ferreira Coelho de Andrade
A docente e pesquisadora Roberta Ferreira Coelho de Andrade, premiada como pesquisadora Destaque- Ciências Sociais Aplicadas, ao longo de sua carreira tem se dedicado à docência no ensino superior, articulando teoria e prática em suas atividades acadêmicas, além de desenvolver pesquisas que dialogam com questões sociais contemporâneas e contribuem para o avanço de sua área de atuação. Bolsista produtividade em pesquisa da Fapeam desde 2023, a docente da Ufam ganha destaque pela participação em projetos institucionais, orientação de estudantes e envolvimento em ações de extensão, voltando-se para uma prática profissional pautada na responsabilidade social, na valorização da educação pública e no fortalecimento da universidade como espaço de transformação social.
De acordo com a pesquisadora, o prêmio é um reconhecimento da trajetória acadêmica e profissional. ‘Nós temos trabalhado nos últimos anos para dar visibilidade ao Serviço Social e às políticas públicas no estado do Amazonas e na região Norte, com pesquisas, publicações e atividades de extensão voltadas à história, à historiografia, à formação e ao trabalho profissional no nosso estado. Ao fazê-lo, evidenciamos uma profissão com 85 anos de história em território amazonense, com inserção nas diversas políticas públicas, o que tem extrema relevância à profissão no Brasil, a qual tem um histórico de 90 anos’, explicou a docente Roberta Ferreira Coelho Andrade.
A pesquisadora falou ainda da alegria e da motivação em ter o trabalho reconhecido. ‘A conquista de uma premiação dessa natureza é motivo de alegria e motivação, porque não é fácil fazer pesquisa e conciliá-la com ensino, extensão e administração. Não é um prêmio apenas individual, mas coletivo, porque eu me fiz pesquisadora na Ufam, com meus mestres e com meus orientandos. Sou egressa da graduação em Serviço Social e do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Ufam. A premiação reconhece as pesquisas em Serviço Social e em Ciências Sociais Aplicadas, bem como enobrece o Grupo ESTRADAS (do qual sou líder), o Departamento de Serviço Social (DSS) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) da Ufam’,destacou.
Natacha Cíntia Regina Aleixo
A docente foi premiada como pesquisadora Destaque, na categoria Ciências Humanas, referente a coordenação em três projetos de pesquisa desenvolvidos pela Fapeam no últimos anos: "Emergência Climática em Cidades Amazônicas", “Eventos climáticos extremos e riscos à saúde no Amazonas" e "Impacto dos eventos extremos na saúde humana no Amazonas: Conhecimento e Tecnologia para adaptação das mudanças do clima". As pesquisas objetivaram analisar os eventos extremos integrados as condições de vulnerabilidade social e os riscos à saúde da população.
Segundo a pesquisadora, os resultados apontaram os indicadores de vulnerabilidade ao calor e as principais áreas de acometimento de doenças. “Além disso, demonstraram como as pessoas com maior vulnerabilidade social têm maior risco à ocorrência de internações e mortes por doenças relacionadas aos extremos térmicos e onde estão as principais áreas que necessitam de maior planejamento e políticas públicas socioambientais para diminuição do risco. Durante a pesquisa foi elaborada também uma plataforma virtual com disponibilidade do banco de dados em bioclimatologia humana e dos indicadores de vulnerabilidade social das cidades do estado do Amazonas. Soma-se a isso, a realização de oficinas de capacitação presenciais nas escolas de educação básica, com material didático produzido na pesquisa e distribuídos aos alunos e professores, para promoção do avanço do conhecimento sobre as mudanças climáticas no território amazônico’, enfatizou a pesquisadora.
Natacha Cintia Regina Aleixo, ao falar sobre o Prêmio, destacou a qualidade da produção científica em Geografia realizada na no departamento da Ufam, bem como a excelência na formação de recursos humanos do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Uma vez que os discentes, mestres e doutorandos envolvidos nos projetos de pesquisas coordenados pela docente e financiados pela Fapeam, receberam premiações e menções honrosas em simpósios nacionais e internacionais nos últimos anos.
João Cláudio Braga Pereira Machado
Pesquisador Destaque na categoria Ciências da Saúde, o docente João Cláudio Braga Pereira Machado foi premiado pelo reconhecimento de sua atuação, ao longo de mais de 12 anos na Ufam, e em prol da produção científica e da formação de recursos humanos na região. ‘Ao longo desse período, tenho desenvolvido projetos de pesquisa e extensão na área da Educação Física e Ciências do Esporte, auxiliando no desenvolvimento da área no Estado do Amazonas. Ter tido meu trabalho reconhecido pela Fapeam é uma conquista muito importante. Trata-se de um reconhecimento e valorização do trabalho acadêmico e científico que venho desenvolvendo ao longo de mais de doze anos de trabalho na Ufam’ finalizou o pesquisador.
Sobre o Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)
Com a finalidade de reconhecer e premiar publicamente pesquisadores e profissionais de comunicação com destacada trajetória no Estado e relevante atuação em prol do conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e econômico do Amazonas, o Prêmio Fapeam de CT&I é uma ação que estimula a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores que atuam no Amazonas.
O evento ocorreu na sede da Fapeam, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital e contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, do vice-governador, Tadeu de Souza, além de mais de 300 pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica e gestores de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Confira a lista completa com todos os premiados:

Redes Sociais