Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Museu Amazônico - Últimas semanas da Exposição “Carthas do Rhio Neghro”
Início do conteúdo da página

Museu Amazônico - Últimas semanas da Exposição “Carthas do Rhio Neghro”

Acessos: 168

Até o dia 16 de janeiro, com entrada gratuita, o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  localizado na Av. Ramos Ferreira, 1036, no Centro de Manaus, recebe a exposição “Carthas do Rhio Neghro e outras coleções de pinturas e photoplasthyas amazonenses”, do Sergio Vieira Cardoso. A mostra apresenta um conjunto de obras que dialogam com a paisagem amazônica e suas múltiplas dimensões poéticas, históricas e simbólicas.

A exposição reúne obras de coleções criadas ao longo de mais de 50 anos de produção, entre o século XX e o presente, muitas delas inéditas e integra a programação do Museu Amazônico, sob direção do professor Rodrigo Reis, e tem curadoria do próprio artista, com coordenação de Lucimery Ribeiro de Souza. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O artista plástico Sergio Vieira Cardoso fez um balanço sobre a Exposição. “Gostaria de agradecer à Ufam, nas pessoas da reitora, professora Tanara Lauschner e do diretor do Museu, professor Rodrigo Reis, pela oportunidade de expor nesse importante espaço cultural da nossa cidade. Esta exposição representa não apenas a apresentação de um conjunto de obras, mas também um momento de diálogo entre a arte, a Universidade e a comunidade. O Museu cumpre um papel fundamental ao abrir suas portas para a produção artística local, fortalecendo a cultura e valorizando os artistas da região. O retorno do público, dos estudantes, professores e visitantes foi extremamente positivo, o que reforça a importância de iniciativas como esta, que promovem o acesso à arte e estimulam a reflexão, a sensibilidade e o pensamento crítico”, destacou o artista.

Sergio Vieira Cardoso falou ainda que saí dessa experiência profundamente grato e motivado, com a certeza de que a arte continua sendo um instrumento potente de expressão, memória e transformação social. “Muito obrigado a todos que contribuíram para a realização desta exposição e a todos que prestigiaram este momento. Aproveito para convidar a todos para participar, até o dia 16 de janeiro, dos últimos dias da “Carthas do Rhio Neghro””, relembrou

Exposição

O Museu Amazônico recebe a Exposição “Carthas do Rhio Neghro e outras coleções de pinturas e photoplasthyas amazonenses” desde outubro de 2025. Durante a cerimônia de abertura, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, enfatizou o empenho da Ufam em fortalecer os espaços culturais e valorizar os artistas locais. “Na atual gestão, compreendemos a cultura como um eixo estratégico que será permanentemente valorizado. Nosso compromisso é fortalecer esse espaço, retomando iniciativas e movimentos culturais, com especial atenção à valorização dos artistas locais e à formação artística em nosso Estado”.

Na mesma oportunidade, o diretor do Museu Amazônico, professor Rodrigo Reis, contou que a exposição faz parte da materialização da memória do artista em relação à paisagem amazônica. “Para o Museu Amazônico e para a Universidade Federal do Amazonas é uma grande satisfação estar cumprindo com o nosso papel também de valorização da arte e da cultura aqui em Manaus. Com quase 35 anos de funcionamento, estamos recebendo mais uma vez um conjunto de obras do Sergio Cardoso. Estamos de portas abertas para receber seus trabalhos e valorizar os artistas amazonenses”, finalizou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página