Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam aprova Doutorado Profissional em Design, primeiro da Região Norte
Início do conteúdo da página

Ufam aprova Doutorado Profissional em Design, primeiro da Região Norte

Acessos: 557

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovou o primeiro curso de doutorado em Design da Região Norte junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso também é o pioneiro da área nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) do Doutorado Profissional em Design da Ufam foi aprovada na reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, realizada no período de 24 a 28 de novembro de 2025. O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD) da Ufam conta com o curso de Mestrado Profissional na área, criado em 2017.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, Adriana Malheiro Alle Marie, a aprovação do Doutorado Profissional em Design se destaca no cenário regional e nacional da pós-graduação: “Nós temos poucos programas com doutorado profissional no Brasil. Nós temos na Ufam um Mestrado Profissional em Design e agora a gente tem a possibilidade de dar continuidade na formação desses egressos, formando profissionais qualificados que poderão atuar tanto no mercado de trabalho como na carreira acadêmica. Nós teremos o aumento na formação do número de doutores na área, que ainda é escasso na nossa Região. Então, nós temos uma redução de assimetria muito importante para a Região Norte”, avalia.

O coordenador do PPGD, professor Nelson Kuwahara, ressalta que, com a criação do novo curso, Manaus torna-se um centro de formação de alto nível para estudantes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste: “O PPGD/Ufam tem proporcionado aos seus egressos capacitações que possibilitam o destaque no mercado de trabalho, a exemplo do sucesso de aprovação de projetos em todas as edições do edital de inovação e empreendedorismo Centelha (Finep/Fapeam)”. 

A vice-coordenadora do PPGD, Thays Obando Brito, acredita que o novo doutorado significa um marco na pesquisa acadêmica na área do Design: “Essa realização não só fortalece a posição da universidade como um centro de excelência, mas também valoriza a pesquisa em Design, pois a criação de um programa de doutorado estimula a pesquisa acadêmica e a produção de conhecimento na área, incentivando a inovação e o desenvolvimento de novos conceitos e práticas de design”. 

Caminhos para a aprovação

Antes da aprovação do Doutorado Profissional em Design, os professores Nelson Kuwahara e Selma Suely Baçal de Oliveira realizaram tratativas com outras universidades do Brasil para criação de uma turma de Doutorado Interinstitucional (Dinter) Acadêmico em Design ainda em 2011. No entanto, dificuldades para obtenção de consenso para os procedimentos a serem adotados inviabilizaram a criação do Dinter.  

No quadriênio 2017-2020, o Mestrado Profissional em Design alcançou o Conceito 4 na Capes, o que habilitou o PPGD a solicitar a criação de um doutorado via APCN. A partir de 2023, o Programa de Pós-Graduação passou a trabalhar na construção e submissão da proposta de novo curso de doutorado, alcançando a aprovação em novembro deste ano. 

Na jornada para a aprovação, a Propesp apoiou a equipe de coordenação e docentes do programa com formações e orientações para a construção da proposta do curso. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Adriana Malheiro, relembra que em 2024 o coordenador de área da Capes realizou uma visita à universidade, momento em que houve a apresentação do programa e o diálogo sobre a importância do Doutorado em Design para a Ufam e para a Região Norte. “É necessário destacar que a organização para a submissão de propostas de criação de cursos novos e o acompanhamento pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é fundamental. A proposta de novo curso de doutorado em Design foi submetida desde a gestão da professora Selma Baçal na Propesp e nós fizemos o acompanhamento até este momento de aprovação”, ressalta a pró-reitora.

Inclusão e qualidade na formação

Nelson Kuwahara enfatiza o impacto na qualidade de vida dos estudantes com a criação do Doutorado Profissional: “É sempre custoso estudantes saírem de suas regiões para cursar pós-graduação em outras regiões, logo a oferta do curso em Manaus representa um ganho em qualidade de vida, além de possibilitar maior interação da academia com o setor produtivo localmente”, explica. 

Para Thays Obando Brito, o novo doutorado em Design vai contribuir para a inclusão regional e para a construção de parcerias: “A existência de um doutorado em Design na Região Norte facilita o acesso à formação de alto nível para profissionais locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural da região. Outro ponto a ser considerado é o de estimular colaborações, visto que a nova estrutura pode incentivar parcerias entre a Ufam e outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais, ampliando as oportunidades de intercâmbio e cooperação em projetos de pesquisa”, destaca.

Conforme o coordenador do PPGD, o programa trabalha na preparação da abertura de seleção da primeira turma, enquanto aguarda a autorização de início do curso pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página