Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Empreendedorismo na Amazônia - XXI Semagro aborda bioeconomia, cadeias produtivas sustentáveis, inovação tecnológica na Agronomia
Início do conteúdo da página

Empreendedorismo na Amazônia - XXI Semagro aborda bioeconomia, cadeias produtivas sustentáveis, inovação tecnológica na Agronomia

Acessos: 62

Atividades incluem apresentação de casos de sucesso de egressos, minicursos sobre uso de drones e sensoriamento remoto, práticas de campo e visitas a cooperativas e outras entidades, além do contato com produtores rurais

Até esta sexta-feira, 10, a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) sedia a 22ª Semana de Agronomia, com o tema “Empreendedorismo na Amazônia: Inovação, Sustentabilidade e o Fortalecimento do Setor Agropecuário do Amazonas”, com a participação de estudantes universitários e do ensino médio, docentes, pesquisadores, empreendedores e produtores rurais. Em 2025, o as atividades incluem palestras, oficinas, minicursos, mostra científica e visitas técnicas.

Confira a programação completa neste link.

A semana acadêmica é uma realização dos discentes do curso, sob a supervisão da coordenadora da graduação em Agronomia, professora Ana Francisca Tibúrcia, com destaque para os integrantes do Centro Universitário e Cultural de Agronomia (Cuca) e para os membros do Programa de Educação Tutorial (PET Agronomia). As ações do evento incluem a participação dos finalistas da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, e ainda um momento recreativo com crianças atendidas pela “Oca do Conhecimento”, financiada com os recursos de multas aplicadas em decorrência de crimes ambientais.

Segundo a reitora, professora Tanara Lauschner, o maior destaque deve ser para o protagonismo dos graduandos da Agronomia e, também, dos demais cursos envolvidos e participantes dessa semana acadêmica. “É aqui na Universidade que nós fazemos pesquisa e formamos os profissionais que contribuem diretamente, com sustentabilidade, para desenvolver a nossa região, fazendo uso da tecnologia disponível, entregando resultados de qualidade e assumindo os compromissos necessários. Em agosto, fizemos, aqui a Ufam, a entrega de uma carta robusta contendo as contribuições dos nossos pesquisadores para o presidente da COP30 no Brasil, André Corrêa do Lago, com a presença da enviada especial para mulheres, a primeira-dama Janja Lula da Silva”, ressaltou a reitora, a respeito do protagonismo da Amazônia. “Espero que, nesses cinco dias, vocês aproveitem bastante as atividades que foram preparadas com muito carinho e muita dedicação pelos organizadores desta semana”, declarou a reitora.

Teoria e vivência

Diretor da FCA, o professor Carlos Victor Lamarão ressaltou que, dos 37 anos de existência daquela unidade acadêmica, em 21 deles é realizada a semana acadêmica do curso de Agronomia, tornando-a um evento marcante na história da Faculdade. “Tenho muito orgulho de estar hoje diretor desta casa, na qual os servidores, docentes e técnicos, e os alunos, compartilham duas importantes características para o empreendedorismo, que são a liberdade e a coragem. Ser empreendedor é saber construir essa liberdade é saber realizar as ações a partir da coragem que você já tem e, claro, a partir daquilo que foi possível conseguiu construir na graduação. E, como aluno, a gente consegue ter esse diferencial justamente nesses eventos, nos laboratórios, na iniciação científica, na extensão. Ou seja, de fato participando no dia a dia da universidade pública, ela que nos oferece conhecimentos de forma gratuita, corajosa e muito tecnológica”, ressaltou o diretor Lamarão.

Responsável por supervisionar os discentes na organização da semana, a professora Ana Francisca Tibúrcia justificou a escolha do tema central, o empreendedorismo. “Nós fizemos um levantamento antes de definir essa temática, também buscando agregar a sustentabilidade e as demandas de mercado para a nossa área. O egresso tem mudado de perfil, e hoje observamos muitos deles abrindo as próprias empresas, startups e consultorias em diversas especialidades da Agronomia”, disse ela. A coordenadora do curso destacou ainda que a programação nesses cinco dias inclui a apresentação de casos de sucesso de egressos, minicursos sobre uso de drones e sensoriamento remoto, dias de campo, com visitas a cooperativas e ao CBA [Centro de Biotecnologia da Amazônia], e a participação de produtores rurais, por exemplo. Esse leque de ações tem o objetivo de agregar conhecimentos acadêmicos, tecnológicos e experimentais para os cerca de 400 participantes aguardados pelos organizadores. “Inclusive, nós teremos uma oficina que tratará de softskills e diversos minicursos”, completou a docente.

Segundo o professor Francisco Hara, representante docente que compôs a mesa de abertura, a temática do empreendedorismo remete a uma reflexão sobre a mudança do perfil desse profissional. “Tradicionalmente, temos formado agrônomos para atuar no setor público, seja como extensionistas, docentes ou pesquisadores. Atualmente, o desafio é promover uma reforma curricular, pensando inclusive no redimensionamento da carga horária do curso e numa proposta de matriz curricular que possa atender as expectativas do mercado atual. Diante de tudo isso, a Semagro é uma oportunidade de acessar conteúdos que não estariam acessíveis nas disciplinas e se constituem como importantes ferramentas para a formação atualizada”, destacou o professor.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página