Projeto da Ufam vence Prêmio Finep de Inovação
“Interdisciplinaridade na Inovação Sustentável e Tecnológica da Amazônia: Integrando Pesquisas em Recursos Florestais, Novos Materiais e Saúde” foi o projeto vencedor na categoria “Infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento das instituições de ciência e tecnologia (ICTs)” da etapa regional do Prêmio Finep de Inovação, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Resultado de um trabalho em conjunto dos docentes do Departamento de Física de Materiais e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e em Física (PPGFIS). A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 24, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
A premiação foi criada para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas e instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil e já inseridos no mercado interno ou externo, a fim de tornar o país competitivo e plenamente desenvolvido por meio da inovação. “Esse prêmio está sendo retomado dez anos depois. Ele não só traz a força da ciência brasileira, como também demonstra a capacidade das empresas de encontrarem soluções para nossos problemas. Mostramos à sociedade que somos bons no que fazemos e fomentamos projetos que estão trazendo inovação, especialmente na região Norte”, afirmou o diretor-presidente da Finep, Luiz Antônio Elias.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), apoiadora do projeto vencedor da Ufam, comemora a conquista da Instituição. “Esse reconhecimento representa muito mais do que um troféu — é um incentivo concreto à missão institucional de transformar conhecimento em impacto social, ambiental e econômico. Foram cerca de 3.000 projetos nas modalidades reembolsável e não-reembolsável, do Brasil inteiro. Desses, 300 foram pré-selecionados, e a Ufam foi escolhida como vencedora em sua categoria. Isso demonstra que a Ufam está em posição de destaque na cena brasileira de inovação. Vencer esse prêmio significa que os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos aqui têm relevância e aplicabilidade, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade amazonense”, expôs a professora Adriana Malheiro, gestora da Propesp.
De acordo com os autores, “o projeto tem como objetivo principal atenuar os efeitos do isolamento geográfico enfrentado por todos os profissionais envolvidos em pesquisas na região Norte, garantindo assim o acesso a equipamentos de última geração e, consequentemente, a realização de pesquisas de alto impacto em nível nacional e internacional.” “Foi muito gratificante ver o trabalho de toda a equipe, foi um trabalho árduo ao longo de semanas para construir esse projeto e ver então o corolário disso, o reconhecimento pela Finep desse trabalho. O que mais nos motiva é saber que com a implantação desse projeto, com essa melhoria de infraestrutura, nós vamos estar atendendo demandas da sociedade, por final, mas que passam também por demandas mais específicas da comunidade científica da região Norte, dos nossos programas de pós-graduação, enfim, uma surpresa bastante agradável que nos enche de felicidade e também aumenta o nosso compromisso, a nossa responsabilidade para com a pesquisa na região”, declarou o professor Marcos Marques da Silva Paula, coordenador do projeto. “Com relação a como será a execução do projeto, conforme previsto, no momento já selecionamos os equipamentos que serão adquiridos com os recursos desse projeto. Feita a especificação dos mesmos, se fará a aquisição, instalação e treinamento de todos os usuários para finalmente então podermos colocá-los à disposição de toda a comunidade científica, pesquisadores e também para interessados dentro da iniciativa privada, especialmente setor industrial do polo industrial de Manaus. Lembrar sempre que se trata de um projeto para melhoria da infraestrutura de pesquisa e pós-graduação dentro da Ufam, mas que são laboratórios multiusuários que terão por finalidade atender além dos programas de pós-graduação da Ufam, todos os interessados que tiverem necessidade de fazer qualquer tipo de estudo, de análise”, completou.
A conquista leva a Ufam para a final nacional do Prêmio Finep a ser realizada em dezembro.
Redes Sociais