Abertura da décima quinta edição do Encontro Nacional de Educação em Matemática (ENEM) tem palestra sobre Educação Matemática em contextos Amazônicos
Realizado pela primeira vez na região Norte, o XV Encontro Nacional de Educação em Matemática (ENEM), na tarde da última segunda- feira, 29 de agosto, realizou a abertura do Encontro com palestra intitulada “Desafios e possibilidades da Educação Matemática em contextos Amazônicos”. A conferência foi proferida pelos pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professores Evandro Luiz Ghedin e Gerson Ribeiro Bacury e pela professora Darlane Cristina Maciel Saraiva, ligada ao Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques.
O evento acontece até dia 1° de agosto, na Ufam, e reúne professores da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais profissionais que atuam na área, promovendo debates e socialização de experiências voltadas ao ensino e à pesquisa em Educação Matemática. Promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com apoio do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, o evento é um espaço estratégico de fortalecimento da formação docente, da produção científica e do diálogo entre diferentes contextos e territórios, especialmente os da região amazônica.
Abertura
A cerimônia contou com apresentação do Balé Folclórico do Amazonas e fizeram parte da mesa de honra a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, a presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, professora Claudia Lisete Oliveira Groenwald, a secretária Executiva Adjunta da Capital da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Edilene Pinheiro, a diretora em exercício do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, professora Rosemary Rocha da Silveira e o diretor da Regional Amazonas da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, professor Francisco Eteval da Silva Feitosa.
Em seu discurso, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, lembrou do quanto é desafiador pensar o ensino e a aprendizagem na área de Matemática. “O evento considera diferentes contextos e territórios, ao tratar do desafio que é o ensino de Matemática, sobretudo, com as particularidades do contexto amazônico. Esse é um importante fórum de debate para pesquisa e práticas que atravessam os diferentes contextos e níveis de ensino. A Ufam sente-se honrada em sediar o Encontro com debates em torno de 17 eixos temáticos nas áreas de ensino, pesquisa e formação”, destacou a reitora.
Para a professora Cláudia Elizete Oliveira Grival, presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, a décima quinta edição do evento é histórica porque é a primeira edição no Norte. ‘Esse é um marco histórico para nossa comunidade científica. Uma oportunidade de ampliar a presença nos territórios e fomentar ações que dialoguem com as demandas atuais da educação matemática no Brasil”, enfatizou. A presidente da SBEM reforçou também o agradecimento ao professor Francisco Eteval da Silva Feitosa, professor da Ufam e diretor da Regional Amazonas da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, pela organização do evento e o trabalho incansável e cuidadoso e colaborativo de todos.
De acordo com o balanço realizado pelo professor da Ufam, o docente Francisco Eteval da Silva Feitosa, a décima quinta edição do Enem teve mais de 2500 inscrições, 1555 submissões, 1350 comunicações orais que serão apresentadas até o dia 1 º de agosto. Além disso, são mais de 90 oficinas e 40 palestras. “Esse é um espaço de muita troca de conhecimento e de consolidação da Educação Matemática no Amazonas. Teremos atividades como palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos e vivências pedagógicas”, reforçou o docente.
O pós-graduando de doutorado Clayton Resplande, discente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou da expectativa de participar do evento nacional mais relevante da área. “Estou muito esperançoso, aguardando que esse seja um espaço de trocas significativas, aprendizados coletivos, reafirmação do nosso compromisso com Educação Matemática Crítica, inclusiva e transformadora”, finalizou o participante.
A abertura contou ainda com a homenagem à sócia emérita de 2025, Nilza Eigenheer Bertoni, professora da Universidade de Brasília (UnB), é uma referência nacional em Educação Matemática. Seu trabalho destaca-se pela articulação entre matemática científica e escolar, com foco em currículo, formação docente e ensino de frações.
Acompanhe a programação completa no site do Evento
Redes Sociais