Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Parintins sedia pela primeira vez o Encontro de Profissionais de Assistência Estudantil da Ufam, em sua V edição
Início do conteúdo da página

Parintins sedia pela primeira vez o Encontro de Profissionais de Assistência Estudantil da Ufam, em sua V edição

Publicado: Quinta, 08 de Maio de 2025, 11h39 | Última atualização em Quinta, 08 de Maio de 2025, 13h52 | Acessos: 158

Evento destacou avanços entre 2021 e 2024, expansão dos auxílios e modernização dos Restaurantes Universitários

Por Carla Santos, equipe Ascom

Pela primeira vez realizado em uma unidade acadêmica do interior do Amazonas, o V Encontro de Profissionais de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorrido em maio de 2025, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins trouxe os avanços desde o IV Encontro. A atividade reuniu representantes da capital e dos campi do interior para discutir os avanços e os desafios da área, além de apresentar os principais resultados da atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), criada recentemente na estrutura institucional da Ufam.

Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; a pró-reitora da Proae, professora Karime Bentes; a diretora do ICSEZ, professora Sandra Helena; e a reitora eleita da universidade, professora Tanara Laushner.

Durante sua fala, o professor Sylvio Puga ressaltou a importância do fortalecimento da assistência estudantil mesmo diante de limitações orçamentárias. “Estamos enfrentando um cenário desafiador no que diz respeito aos recursos financeiros. Ainda assim, a estrutura da assistência estudantil da Ufam conseguiu entregar o melhor dos resultados, com impactos reais na vida dos nossos estudantes”, afirmou o reitor.

Já a professora Karime Bentes, pró-reitora da Proae, destacou que os avanços apresentados são frutos de trabalho coletivo. “Todos os resultados que estamos mostrando aqui são resultados de lutas conjuntas e do diálogo permanente com os estudantes. A Proae é uma construção coletiva, com escuta e presença em todos os campi”, declarou.

A professora Tanara Laushner, reitora eleita da Ufam, reforçou a centralidade das pautas estudantis na construção da universidade pública. “As demandas dos estudantes são legítimas e prioritárias. Muitos dos avanços da nossa universidade são impulsionados pelas lutas capitaneadas pelos próprios discentes. É com eles e por eles que seguiremos avançando”, afirmou.

A anfitriã do evento, professora Sandra Helena, diretora do ICSEZ, comemorou a realização do encontro em Parintins. “A cidade e o nosso instituto estão honrados em sediar um evento dessa magnitude. É uma grande oportunidade de debatermos, no interior, as políticas que impactam diretamente a permanência dos nossos estudantes”, celebrou.

Entre os dados apresentados, um dos mais significativos foi o salto no número de estudantes atendidos pela Assistência Estudantil: de 5.932 em 2021 para 18.256 estudantes beneficiados em 2024. O crescimento ocorreu mesmo diante da ampliação da aplicação dos recursos da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que passaram a contemplar também a implementação dos Restaurantes Universitários (RUs).

A Proae é composta por dois departamentos. O Departamento de Políticas de Assistência Estudantil é responsável pela elaboração de normativas e editais, análise e acompanhamento dos beneficiários na capital, promoção de atividades esportivas, culturais e de lazer, além do apoio às ações nos campi do interior. Já o Departamento de Serviços e Benefícios Estudantis cuida dos pagamentos de auxílios e contratos dos RUs, da gestão dos restaurantes universitários na capital e do apoio aos do interior, além da realização de licitações e do acompanhamento da execução orçamentária.

A assistência estudantil da Ufam inclui benefícios diretos, como os auxílios financeiros e o Programa Bolsa Permanência, e benefícios indiretos, como vagas nas residências universitárias, subsídio para uso dos RUs, reformas e manutenções dos equipamentos, atividades esportivas de alto rendimento (JUUFAM e JUBS), atendimento psicológico, social e pedagógico, e outras ações de apoio à permanência estudantil.

Em 2024, foram lançados novos auxílios que respondem a demandas específicas dos estudantes: Auxílio Calouro, voltado à redução da evasão nos primeiros semestres; Auxílio Óculos, para estudantes com necessidade de lentes corretivas; Auxílio Emergencial para Estudantes Indígenas de Graduação; Auxílio Emergencial para situações de vulnerabilidade crítica, com destaque para o apoio aos campi do interior durante a seca extrema de 2024; Auxílio Alimentação destinado a estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado).

Modernização dos RUs: Durante o encontro, também foi anunciada a nova fase de modernização dos Restaurantes Universitários. Considerados um pilar essencial da permanência estudantil, os RUs passam a contar com sistema de acesso automatizado, que inclui catracas com medidas acessíveis, cartão biométrico e reconhecimento facial. O novo terminal contará com tela sensível ao toque de 7 polegadas, identificação facial com precisão superior a 99% e detecção de máscara, garantindo mais agilidade e segurança no acesso. A responsável por fazer a apresentação foi a coordenadora, Klélia Santos.

Outra novidade é a campanha de canecas sustentáveis, promovida pela Proae em parceria com a Assessoria de Comunicação. A iniciativa pretende reduzir o uso de copos descartáveis nos restaurantes da capital e do interior, contribuindo com a preservação ambiental.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página