Ufam recebe representantes do Banco Mundial e inicia tratativas para fomento de projetos de pesquisa
Aconteceu nesta segunda-feira, 5 de maio de 2025, a recepção de representantes do Banco Mundial. A visita técnica objetivou discutir possíveis parcerias para a formação de capital humano, de inovação e o fortalecimento competitivo local. Representando o reitor, professor Sylvio Puga, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Teresa Gomes Lopes, esteve acompanhada de um grupo de professores da área tecnológica que apresentaram projetos de pesquisas. O encontro ocorreu na Sala de Reunião do prédio da Administração Superior, setor Norte do Campus Universitário.
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Revisão Rozana Soares
Para a professora Teresa Lopes, o resultado desse encontro foi positivo, no que concerne a apresentação das competências da Universidade. Para tanto, uma equipe de professores de áreas estratégicas e de interesse para os representantes do Banco Mundial discorreram sobre as pesquisas que estão sendo executadas e, dentre desse espectro, a complementação quanto à capacitação de pessoal pela Ufam na Amazônia, assim como, sua cooperarão na formação da geração de indicadores para o avanço da temática de interesse. Nesse sentido, “a preparação no campo das tratativas está se evoluindo para que, no final, possa haver o estreitamento da parceria”, disse a pró-reitora.
O conhecimento sobre a possibilidade de cooperação pelo Banco Mundial e, posteriormente uma avaliação, no sentido de que isso evolua para possíveis tratativas, conforme os nichos de interesse, como as áreas específicas, principalmente as voltadas para o setor produtivo e da indústria. De acordo com Teresa Gomes, o Banco Mundial já vem realizando essa proximidade desde o ano passado. “Nossa expectativa é positiva no sentido de alargar mais essa proximidade, uma vez que, representantes do Banco Mundial vem realizando visita técnica desde o ano passado”, afirmou a professora.
A comitiva que esteve capitaneada pelo diretor regional do Banco Mundial, Oscar Calvo Gonçalez, afirmou durante seu discurso que quando estão envolvidos em diferentes assuntos, quando trabalham com um determinado país, é necessário envolvimento com diversos setores, dando importância a essa ação pela qual possibilita receber informações diretas. Com representação em Brasília, Gonçalez acredita que, é possível conversar com outros estados da federação. Ele conta que há uma relação intensa com o estado do Amazonas no que diz respeito a financiamento de projetos e investimentos. Ele acredita que há necessidade de se fazer mais conexões para que no futuro próximo parcerias sejam consolidadas.
Estiveram presentes, além da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Teresa Gomes Lopes; o diretor da Instituto de Computação, professor José Luiz de Souza Pio; o diretor e a vice-diretora da Faculdade de Tecnologia (FT), os professores João Caldas do Lago Neto e Sheila Cordeiro Mota, respectivamente, representando a equipe de transição da reitora eleita, professora Tanara Lauschner, o professor Eduardo Freire NaKamura, a titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professora Artemis Soares, e os demais componentes da comitiva do Banco Mundial, Rong Rian, Frank Migue, Rafael Ornelas e o diretor regional, Oscar Calvo Gonçalez.
Redes Sociais