Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam sediará 8ª edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Início do conteúdo da página

Ufam sediará 8ª edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 09h44 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 09h46 | Acessos: 570

Por Andifes

Divulgação Ascom Ufam


Preocupada com a preservação e conservação da biodiversidade da Amazônia em meio às mudanças climáticas, a Andifes considera fundamental que a 8ª edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa – EA Lusófono, seja realizada em Manaus-AM, no próximo ano, na semana de 21 a 25 de julho.

Cerimônia de lançamento oficial da 8ª edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa – EA Lusófono
Crédito: Fábio Nakakura/MEC

Representando a Andifes na cerimônia de lançamento oficial do evento, nesta segunda-feira, 8 de abril, no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília, o vice-presidente da entidade, o reitor Sylvio Puga, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lembrou que a instituição, uma das apoiadoras do congresso, é pioneira na preservação do bioma, desde a sua fundação, há 40 anos.

Vice-presidente da Andifes, reitor Sylvio Puga (UFAM), no lançamento oficial da 8ª edição do Congresso a se realizar em Manaus/AM, em 2025
Crédito: Fábio Nakakura/MEC

Segundo o reitor, a arquitetura da UFAM é marcada por estradas sinuosas na perspectiva de preservação dos cursos d’água amazônicos, os chamados igarapés.

“Quando mesmo nem se falava em educação ambiental, o arquiteto Severiano Porto, o homem que projetou o nosso campus, preservou as nascentes de nossos igarapés. Ele sabia que se fizesse a estrada em linha reta 16 nascentes de igarapés morreriam”, destacou o reitor, na cerimônia que contou com a presença da ministra Marina Silva (MMA), dentre outras autoridades.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Crédito: Divulgação

A preservação da Amazônia é uma das bandeiras da Andifes. A entidade aprovou, em junho do ano passado, uma proposta em que destina parcela do orçamento de 2024 das universidades federais para preservação e valorização do bioma. A entidade defende ainda a criação de uma política pública que viabilize tratamento diferenciado e prioritário para Amazônia, em sintonia com a agenda mundial de preservação do meio ambiente e garantindo a soberania nacional do território amazônico.

Brasil voltará a sediar o congresso em 2025

O País voltará a sediar o evento após 11 anos. Os congressos já foram realizados na Galícia (2007), no Brasil (2013), em Portugal (2015), São Tomé e Príncipe (2017), Guiné Bissau (2019), Cabo Verde (2021) e Moçambique (2023).

O Congresso, a se realizar em Manaus/AM, na semana de 21 a 25 de julho de 2025, tem como coordenadores a Rede Lusófona de Educação Ambiental, o Ministério da Educação (MEC), MMA e o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio das Secretarias estaduais de Meio Ambiente (SEMA/AM) e de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

O evento discutirá o tema central “Educação Ambiental e Ação Local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”.

O objetivo é reunir representantes dos governos e da sociedade civil em torno do debate sobre a educação ambiental nos países e nas comunidades de Língua Portuguesa e fomentar um amplo diálogo e compromissos de cooperação entre os países e comunidades da lusofonia.

O evento pretende ainda fortalecer a educação ambiental dentro do contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris para transição de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página