Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > "Indústria 4.0 e sustentabilidade" é o tema central da XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Início do conteúdo da página

"Indústria 4.0 e sustentabilidade" é o tema central da XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 07h35 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h29 | Acessos: 3118

Evento também abriga o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e conta com a participação de Universidades de 28 países

Texto por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Fotos: Márcia Grana e Everton Macedo - TAE TV Ufam

Com foco na internacionalização universitária, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) promove, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), até o próximo dia 31 de outubro de 2019, a XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Durante a solenidade de abertura realizada na tarde desta segunda-feira, 28, no auditório Eulálio Chaves, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que é a primeira vez que o evento é realizado na Amazônia. “É uma honra para a Ufam sediar esse evento, que é realizado, pela primeira vez, na Amazônia. Estamos recebendo pesquisadores de 28 países, os quais durante esses três dias de evento vão debater as novas formas de empregabilidade geradas pela indústria 4.0 e como vamos trabalhar a cultura empreendedora dentro da Universidade”, ressaltou o reitor.

Amazônia
Durante seu discurso, a presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, professora Myrian Thereza de Moura Serra, que também é reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), ressaltou que é importante discutir, em plena Amazônia, problemas que afetam o mundo inteiro. “A indústria 4.0 é um tema atual e necessário para ser debatido e enfrentado. A magnitude e a velocidade do progresso técnico ocorrido recentemente, a partir da microeletrônica e da Internet, tem afetado o modo como produzimos conhecimento, tanto em nível local, quanto em nível global e é preciso aproximar saberes distintos para propor soluções mais completas aos desafios atuais. O conhecimento que se desenvolve nas universidades e nos institutos de pesquisa é, por essência, internacional e interdisciplinar. Ao interagirem os saberes, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, essas instituições cumprem papel estratégico na articulação e construção de alianças entre governos, empresas e sociedade e essas alianças podem fortalecer a competência dos países e contribuir, por exemplo, para a redução das desigualdades sociais”, avaliou a presidente do GCUB.

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, recebeu homenagem da presidente do GCUB, professora Myrian Thereza de Moura SerraHomenagem

Após seu discurso, ela entregou ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, uma placa de agradecimento pelo empenho da Ufam em realizar o evento, mesmo em um contexto econômico marcado por adversidades. “Agradeço ao nosso anfitrião, o professor Sylvio Puga, por nos receber com tanto carinho e calor humano. Reconhecemos que mesmo em um ano tão difícil, a Ufam não mediu esforços para que esse evento fosse realizado com tanto sucesso. Obrigada pelo empenho de toda a sua equipe, reitor”, discursou a presidente.

Presenças internacionais

A diretora executiva do Grupo Coimbra, professora Rossana Valéria de Souza e Silva, agradeceu a presença dos representantes das universidades de diversos países. “Cumprimento, primeiramente, a professora Leda Leão Brasil que, de forma muito guerreira e dedicada, liderou o processo de organização desse evento em Manaus. Agradeço aos representantes das Universidades da Colômbia, Costa Rica, Equador, Argentina, Cuba, Estados Unidos, Itália, Japão, Angola, Moçambique, Nicarágua, Suíça, entre tantas outras universidades que fizeram questão de estar presentes nesse momento tão importante para nossas instituições associadas, em especial à delegação do Líbano, que trouxe um coral com 30 integrantes que se apresentará logo mais, no Teatro Amazonas. Espero que essa semana seja repleta de debates, de levantamento de questões importantes, que possamos refletir sobre o importante papel da Universidade na solução de problemas globais”, declarou a diretora executiva, que também é a coordenadora geral do evento.

Boas-vindas

A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Duwe Leão Brasil saudou os participantes do evento. “Nossa Universidade se sente muito honrada por estar recebendo tão ilustres pessoas neste evento do GCUB. Sabemos das dificuldades de locomoção, que chegar à Amazônia não é tarefa fácil, pois nossa localização geográfica fica fora das rotas tradicionais, mas também sabemos da alegria do nosso povo, de nossos acadêmicos e de nossos professores em receber de braços abertos todos vocês. Nossa estação de chuva se inicia e as gotas que agora caem arrefecem a temperatura comumente elevada em nossa região, numa demonstração de boas-vindas a todos. A presença de vocês aqui demonstra que nossas inteligências poderão ser validadas pelas universidades de vocês. Sejam todos muito bem-vindos”, discursou a assessora.

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen; a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, que representou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o reitor da Universidade dez Tecnologia e Economia de Budapeste, professor Janos Jozsa, que foi o anfitrião da última assembleia geral do Grupo Coimbra, em Budapeste em 2018; o representante do Ministério de Educação Superior de Cuba, Pedro Pablo del Pozo Rodrigues e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego da Organização dos Estados Americanos, professor Jesus Schucry Giacoman Zapata.

Expectativas dos participantes

Participantes do evento prestigiaram a apresentação do Coral da Université Antonine - Líbano no Teatro AmazonasO professor Manuel Guilherme Júnior, que é diretor de cooperação da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, é um dos participantes do evento. Ele comenta as expectativas dele quanto à programação que tem a Indústria 4.0 e a Sustentabilidade como tema. “Temos estudantes de Moçambique em diversas Universidades brasileiras. As expectativas dos participantes destes eventos estão relacionadas ao reforço das parcerias no âmbito deste grupo, que é muito bem conhecido. A sessão sobre energias que será realizada no próximo dia 30 de outubro é uma das que mais me chama atenção, devido à necessidade de cada vez mais o mundo caminhar para o aperfeiçoamento das energias renováveis”, declarou o gestor da Universidade moçambicana.

Sessão plenária

Após a abertura do evento, foi realizada a primeira sessão plenária, intitulada “Indústria 4.0 e Sustentabilidade”, que contou com a apresentação dos professores Glenn Daehn, da Ohio State University e Marcello Campos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sessão teve como moderadora a professora Márcia Abrahão Moura, da Universidade de Brasília (UnB).

Programação

Nesta terça-feira, 29, a programação do evento tem continuação a partir das 9h, com a sessão plenária sobre questões climáticas globais, a ser comentada pelo doutor Janos Jozsa, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e Ismael Nobre, do Projeto Amazônia 4.0/ Imazon. A sessão será mediado pelo professor Evilázio Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( PUC-RS). Confira a programação completa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página