Ufam outorga grau a formandos de Odontologia e de Farmácia

Os dois cursos comemoraram recentemente 50 anos de instalação, figurando entre as formações mais tradicionais da Universidade.

Ao todo, 38 formandos da FAO e da FCF colaram grauAo todo, 38 formandos da FAO e da FCF colaram grau

 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Em solenidade ocorrida na noite de quinta-feira, 11, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário, 37 concluintes de Odontologia e uma de Farmácia receberam o grau de bacharéis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, e teve a presença de docentes, familiares e amigos.

O vice-reitor recordou que ambos os cursos são tradicionais na Ufam, estruturando, junto com a graduação em Medicina, aquela que foi a primeira base da Saúde no estado. “As duas graduações completaram 50 anos recentemente. É importante ressaltar, por exemplo, que a Farmácia nasceu lá na Universidade Livre de Manáos, tendo o professor Manoel Bastos Lira como elo”, lembrou. “Também devemos recordar que, até 15 anos atrás, o curso de Odontologia da Ufam ainda era o único da cidade”, afirmou o professor Cohen.

Gestor da Faculdade de Odontologia (FAO), o professor José Eduardo Domingues ressaltou que a noite de formatura remete, na concepção dele, à palavra gratidão. “Esta é uma passagem, até porque ninguém está pronto e acabado. O aprendizado é contínuo, e o aprimoramento é fruto da maturidade”, observou o diretor. “Busquem seus sonhos, mas sempre tenham como base os alicerces que foram ensinados aqui na Universidade”, pontuou.

Para a diretora em exercício da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), professora Ângela Líbia Cardoso, a formatura representa o triunfo da trajetória acadêmica, com o encerramento de uma etapa e o início de outra. “Precisamos de profissionais da área de Saúde, que são extremamente importantes para contribuir com o nosso Amazonas, em especial nas localidades mais pobres. Sejam bem-vindos ao campo de trabalho!”, conclamou a docente.

 

Mérito e expectativa

Auditório Eulálio Chaves lotado nessa data comemorativaAuditório Eulálio Chaves lotado nessa data comemorativaOradora que representou os dois cursos, a recém-formada cirurgiã dentista Nayrala Rocha de Brito recebeu sugestões dos colegas para compor o discurso. “O texto foi surpresa, mas eu espero que todos tenham rido e se emocionado com as nossas lembranças do tempo que passamos juntos”, analisou a formanda. “Hoje estamos realizando um sonho ao qual nos dedicamos pelos últimos cinco anos”, lembrou, numa fala que incluiu a gratidão pelos ensinamentos dos mestres e a motivação dirigida aos agora colegas de profissão.

Patronesse da Odontologia, a professora Ana Paula Queiroz falou sobre como é gratificante experiência docente e sobre a sensação de “dever cumprido”, ao recordar que essa foi a turma para a qual lecionou pela primeira vez como docente de carreira da Ufam, há quatro anos.

Escolhido como paraninfo do mesmo curso, o professor Emílio Sponchiado Júnior, que não pôde comparecer, enviou texto para ser lido pela professora Ana Paula, do qual se pode extrair uma mensagem de encorajamento: “Alegria pela conquista, ansiedade e medo do futuro. Não precisam saber tudo sobre o oceano para nadar nele. Exerçam suas profissões fazendo o que é certo, e não o que é fácil. Construam suas próprias obras, enfrentando os obstáculos”.

 

 

Formandos da FAO

Gestores, paraninfos e homenageados despediram-se dos ex-alunosGestores, paraninfos e homenageados despediram-se dos ex-alunos1. Aldigreicy Rolim Peres;

2. Alex Barbosa Pedrosa;

3. Amanda Luzia Moreira Souza;

4. Amanda Nogueira da Silva;

5. André Makoto Kise;

6. Barbara Oliveira Quércia;

7. Brendo Vinicius Rodrigues Louredo;

8. Caroline Vasconcelos da Silva;

9. Erick Souza Pedraça;

10. Guilherme Motta Antunes Ferreira;

11. Hellen Ferreira de Souza Sobrinho;

12. Ingrid Luiza Mendonça Cunha;

13. Iolane Cristina de Brito Pereira;

14. Isadora Mancini;

15. Italon Alencar da Silva;

16. Jamile Gonçalves de Moraes;

17. Jéssica Louzada Sandri Rocha;

18. Jhonatan Medeiros Kanarski;

19. Jordanny Santos Oliveira;

20. Leilane Athayde do Nascimento;

21. Loyanna Danna de Oliveira da Silva;

22. Lucas de Paula Galvão;

23. Lucas Vasconcelos Guimarães;

24. Marcelo Sadao Kise;

25. Marcílio Pontes de Souza;

26. Maria Isabel Vieira Said;

27. Nayhane Cristine da Silva de Oliveira;

28. Nayrala Rocha de Brito;

29. Paula Larissa Nascimento Alves;

30. Raphael Holanda Santos;

31. Rômulo Vitoriano da Costa;

32. Saulo Akio Nascimento Nishiyama;

33. Sirsa Gessyka de Queiroz Rodrigues;

34. Tébana De Toffol;

35. Vanessa Kaori Gondo Kohata;

36. Ylri Hirokatsu Sato;

37. Zinalton Gomes de Andrade;

Formanda da FCF

Rayssa Oliveira Cantisani Pinto.