Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas sobre Amazônia > Projeto ‘Apoema: empreendedorismo em pauta’ discute caminhos para o desenvolvimento regional em podcast  
Início do conteúdo da página

Projeto ‘Apoema: empreendedorismo em pauta’ discute caminhos para o desenvolvimento regional em podcast  

Acessos: 3628

Instituições, empreendedores e acadêmicos debatem o futuro de empreendedorismo no Amazonas e integram universidade e comunidade externa

‘Apoema: empreendedorismo em pauta’ é um projeto vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que tem como objetivo discutir empreendedorismo na Amazônia. Ao compartilhar experiências sob a perspectiva de empreendedores e instituições, o projeto propõe informar e estimular acadêmicos e a comunidade externa para o desenvolvimento regional a partir da divulgação de material educativo.

O coordenador do projeto, professor Rafael Hoff, explica a importância do projeto na universidade, fundamentado na partilha de conhecimentos. “O curso de Jornalismo procura ocupar três áreas da universidade que são o ensino, a pesquisa e a extensão. No caso da extensão, o elemento diferencial do projeto Apoena é a partilha de conhecimentos técnico-científicos, que a gente vê em sala de aula, com a comunidade que não faz parte da vida acadêmica”.

Para o professor, é importante a interação entre universidade e comunidade externa. “A gente tá levando para fora dos “muros” da universidade um pouquinho desses saberes partilhados em sala de aula, essa é a chave, isso é um serviço que a universidade presta e é um trabalho que o estudante de Comunicação precisa desenvolver, para entender que não está numa bolha acadêmica, que nós estamos conectados com o mundo para além dos muros da universidade”, afirmou o coordenador do Apoena.

O empreendedorismo é uma realidade em expansão, e o professor destaca a perspectiva do projeto sobre o tema. “Nós procuramos observar como os agentes desse ecossistema pensam e promovem o empreendedorismo aqui na região Norte. Nossa ideia é mostrar quem são essas pessoas, quem são essas instituições e o que elas oferecem para quem quer empreender”, disse o professor.

Foram entrevistados nessa edição do Apoena, agentes vinculados a instituições que fomentam o empreendedorismo em Manaus, como o pró-reitor de Tecnologia e Inovação (Protec), professor Jamal Chaar (Ufam), Gabriela Aquino (Jaraqui Valley) e Amanda Flores (UEA).

Para a estudante do curso de Jornalismo, Alessandra Aquino, acadêmica que participou do projeto, o Apoena foi um laboratório de experiências. Ela ressaltou que o projeto agregou para sua formação de uma futura comunicadora, uma vez que no projeto  estudamos para nos apropriar do tema, elaborar, produzir e divulgar material multimídia. Além disso, escrevemos um artigo científico que pode ser utilizado como material para a discussão sobre empreendedorismo, pela comunidade acadêmica, ou seja, unimos teoria e prática”, completou Aquino.

O material produzido no projeto Apoena foi transformado em podcast e vídeocast com três episódios, e está disponível nas seguintes plataformas:
 
Spotify
Episódio 1: https://open.spotify.com/episode/6kC5z0Hkv1g9xGRtqeZi5F?si=F6NMnVw3QgyL2TpDm1Plpw
Episódio 2: https://open.spotify.com/episode/6Bd1RIVxD77eqgPiZWasih?si=Sr0qa4MtQwmV6IgE3bw9ig
Episódio 3:  https://open.spotify.com/episode/4YSupgAEK88kzlnyc08qaB?si=h8GdOvZYRyCtKnnr4Cg9yA
 
YouTube, canal do curso de Jornalismo da UFAM:
https://youtu.be/1XjG3G53URs
https://youtu.be/IIgHtoYGyFw
https://youtu.be/XlJr8EkjT9w
 
Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (92) 3305-1181.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página