Página inicial > Últimos Eventos > Progesp realiza IV Mesa-Redonda Abril Verde em alusão ao dia mundial da 'Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho'

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 11h16 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 16h54 | Acessos: 428

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam)  através do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor  (SIASS) realiza a IV Mesa-Redonda Abril Verde em alusão ao dia mundial da ‘Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’, celebrado no dia 28 de abril. O evento intitulado “ Acidente de Trabalho no Serviço Público: Como proceder com a comunicação de acidente em serviço” acontece na terça-feira,  dia 23/04/2024, das 14h às 17h, de forma on line transmitido pelo canal YouTube da Progesp/UFAM, Link: https://www.youtube.com/channel/UC30kBury4uYtSIjKotqvnZQ

De acordo com os organizadores do evento, o O Abril Verde é uma campanha que busca desenvolver ações voltadas à prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à Memória das Vítimas de Acidentes e de doenças do Trabalho",  data instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores ocorrido em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

O evento conta com a parceria do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/Regional Manaus), órgão este que tem o papel de ser irradiador das ações de prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho, entendendo a produção das doenças nos processos de trabalho.

O evento é voltado para os servidores públicos, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho, profissionais da área de saúde, discentes, docentes e demais profissionais interessados na temática.

As inscrições serão realizadas no período do dia 08 à 18 de abril através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSGyDZgxie3hMaNcZDcclrt0GoCEIAbTfqzm0ZjKSZ3EXWQg/viewform  com certificação de quatro horas.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

14h - Cerimônia Oficial de Abertura

14h30min - Mesa-redonda: Acidente de Trabalho no Serviço Público.

Palestrante: Marcelo Prata Bentes - Engenheiro do Trabalho da Unidade SIASS/UFAM

14h50h - A importância da notificação de acidentes de trabalho: Compreendendo o formulário na prática.

Palestrante: Sthefanie Cavalcante de Deus - Médica do trabalho do CEREST/ Regional Manaus e Cecilia Harumi Takeda e Silva - Enfermeira do CEREST/Regional Manaus

15h30min: Debate

16h 20min: Considerações finais e encerramento