Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Aluna é premiada com pesquisa de iniciação científica com o tema 'A Física por trás do super-homem'

Edição Sebastião de Oliveira

Revisão Carla Santos

A pesquisa intitulada “Da ficção científica para as salas de aula: a Física por trás do super-homem”, de autoria da aluna do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Giovanna Lucena de Abreu, foi premiada como o melhor trabalho de iniciação científica no XXXVII Encontro de Física do Norte e Nordeste (EFNNE). O encontro nacional realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), aconteceu entre os dias 27 e 29 de novembro, em Salvador (BA).

A premiação decorreu de pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica (Pibic), pelas quais recebeu orientação dos professores do Departamento de Física da Ufam e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Rita de Cássia Mota Teixeira de Oliveira e Wanderley Vitorino da Silva Filho, respectivamente. O trabalho premiado versa sobre pesquisas em Ensino de Física tendo como objetivo a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, focada na abordagem Ciência como Cultura e História da Ciência, em que a Física passa a ser tratada como cultura tal como artes, música, cinema, teatro, dentre outras, cujos temas se fazem presentes no cotidiano e não somente na Academia ou em sala de aula, assegurou a pesquisadora.

De acordo com Giovanna Abreu, a pesquisa tem como objetivo integrar as abordagens da ciência como cultura, que une as culturas erudita e popular, e da História da Ciência, contextualizando e conceituando a Física além das “continhas”. Em seu processo metodológico, a pesquisadora utiliza a literatura das Histórias em Quadrinhos (HQs), com foco no super-homem, pioneiro na era de ouro dos quadrinhos, foi desenvolvido o material didático "Super-homem: ciência como cultura".

“Essa revista em quadrinhos, destinada ao ensino médio, tem o propósito de tornar a aprendizagem sobre a física dos raios X mais envolvente, usando a visão de raio X do herói para tornar as aulas mais lúdicas e interessantes; e também utilizar a revista como meio de divulgação científica”, disse a discente.

O trabalho da Giovanna Abreu será apresentado também no Congresso de Iniciação Científica (Conic-2023), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apresentações de pôster no dia 05 de dezembro, e oral no dia 7 de dezembro.