Estudantes de Administração criam Plano de Negócios e arrecadam doações para uma instituição filantrópica

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Acadêmicos do sexto período do curso de Administração, da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, aliaram teoria e prática em prol de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Cerca de 24 alunos da disciplina Gestão e Desenvolvimento de Projetos, sob a avaliação do professor Cristiano Lima, criaram empresas fictícias de Gestão de Projetos na área social para arrecadação de doações financeiras e materiais ao Abrigo Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (NACER), em Manaus. (Saiba mais sobre a instituição).

Os alunos foram divididos em duas equipes e cada uma desenvolveu um projeto baseado na teoria da disciplina, para atingir um objetivo financeiro a ser repassado ao abrigo. “Tive a ideia de não somente criar equipes, mas que essas equipes criassem empresas fictícias em Gestão de Projetos. Então eles criaram um nome para empresa, perfil no Instagram, uma identidade visual, crachá”, explica o professor Cristiano.

A estrutura da empresa foi formada por um Gerente (CEO) e mais nove subgerências: Recursos Humanos, Custos, Aquisições, Integração, Escopo, Tempo, Risco, Qualidade e Comunicação.

Busca de recursos

Ao longo do mês de outubro, as equipes visitaram diversas empresas de Manaus. Nas reuniões, os estudantes apresentaram o Termo de Abertura do Projeto de suas empresas com os objetivos, motivações, necessidades e de que forma a empresa poderia ajudar o abrigo. Assim que a empresaDiretor do Abrigo agradeceu o apoio da UfamDiretor do Abrigo agradeceu o apoio da Ufam sinalizava com uma doação, financeira ou material, os recursos eram repassados diretamente para a instituição filantrópica. Cada equipe utilizou uma estratégia de convencimento.

“Nossa empresa usou como mote `Faça o sorriso de uma criança nascer´. Na minha conversa com patrocinadores, apresentei nosso projeto e busquei convencê-los sobre a importância de ligar a imagem da empresa a uma instituição filantrópica. A questão da apresentação é importante, pois é aí que se conquista a atenção de quem vai doar”, disse o estudante de Administração Dibo Atem, gerente da empresa Gestap.

Já a estudante Thayná de Moraes, gerente da empresa Consuprol, utilizou outra estratégia. “A nossa ideia para arrecadar fundos foi fazer uma rifa solidária. O nome do nosso projeto é `Todos em prol de um novo nascer´. Não buscamos valores e sim brindes para a rifa. Conseguimos oito prêmios de empresas”.    

O sorteio dos prêmios foi realizado no dia 1 de dezembro no Abrigo NACER, como parte do encerramento da parte prática da disciplina. O valor financeiro arrecadado pelo abrigo foi comemorado pelo diretor da instituição, Cleslley Rodrigues. “Agradeço a turma do curso de Administração da Ufam pela atividade realizada, pois fomos beneficiados financeiramente, além de 20 cestas básicas. O ato de vocês é prova de que a solidariedade é amor em movimento. Muito obrigado por fazer essa roda girar”, declarou Cleslley.