Instituto de Natureza e Cultura apresentará 33 trabalhos no Congresso Brasileiro de Química

 
Por Valdeniza Vasques
Equipe Ascom

A produção científica do Instituto de Natureza e Cultura da Ufam (INC), em Benjamin Constant, é novamente destaque em um evento nacional. Desta vez, 33 trabalhos científicos de alunos do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química foram aprovados para apresentação no 57º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Acesse a lista dos artigos em anexo.

Os trabalhos foram produzidos no âmbito dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação à Docência (Pibid) e de Atividade Curricular de Extensão (Pace), além da área de ensino. Os graduandos foram orientados pelos professores Alcinei Pereira Lopes, Eliel Guimarães Brandão, Lisandra Vieira Rosas, Radamés de Lemos Gonçalves, Renato Abreu Lima e Vandreza Souza dos Santos.

O professor Renato Abreu classifica a produção dos trabalhos como árdua, mas recompensadora. “Fizemos reuniões, discutimos ideias e planejamos as ações que levaram aos produtos. Ao fim, obtemos um trabalho bem executado e proveitoso”, comemorou.

Os artigos são nas áreas de Ensino de Química, Produtos Naturais, Química Orgânica e Química Analítica. Entre os destaques, está a pesquisa intitulada ‘Outubro rosa: composição química das plantas medicinais no combate ao câncer de mama’. Escolhido para apresentação oral, o trabalho busca conhecer espécies da medicina popular da região amazônica que são promissoras no combate da doença.

Sobre o CBQ

A 57ª edição do Congresso Brasileiro de Química ocorre em Gramado (RS), de 22 a 27 de outubro. Promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), o congresso tem como tema ‘Megatendências: desafios e oportunidades para o futuro da Química’. O evento é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores. 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Trabalhos aceitos no CBQ.pdf)Trabalhos aceitos no CBQ.pdf[ ]20 kB