Curso de Formação de Brigada de Incêndio encerra com aula prática

Servidores aprendendo a manusear extintoresServidores aprendendo a manusear extintoresPor Jucelino Simões

Equipe Ascom

A Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufam (CTD/Progesp) encerrou nesta sexta-feira, 6, o curso Formação e Manutenção em Brigada de Incêndio aos servidores da Ufam (professores e técnico-administrativos). O curso, com carga horária de 20h, ocorreu durante esta semana e encerrou com uma aula prática de controle de incêndio no estacionamento da Faculdade de Educação Física (FEFF).

Um grupo de 19 servidores da Ufam participaram durante esta semana (de 2 a 6) do curso de Formação e Manutenção de Brigada de Incêndio. Em sua segunda edição, o curso disponibilizou 30 vagas para servidores lotados no setor Norte do Campus e tem como objetivo permitir aos servidores compreender o funcionamento e os cuidados com a Proteção e Controle de Incêndios e Explosões a partir de conceitos fundamentais, por meio de modelos simplificados de fácil aplicação, que descrevam as atribuições e o comportamento dos Brigadistas no momento de um sinistro.

O curso foi oferecido na modalidade presencial e ocorreu na Sala de Treinamentos da Progesp (aulas teóricas) e teve o encerramento, com aula prática, no estacionamento da FEFF no setor Sul, nesta sexta-feira. O curso foi ministrado pelos instrutores: Luis Carlos de Lima (engenheiro de segurança da Ufam), o técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Erlen Sicsu, Eduardo Saraiva (engenheiro de segurança da Ufam) e o bombeiro civil, Pablo Farias, da Academia de Bombeiros Civis do Amazonas (Abcam).

O engenheiro de segurança, servidor do Cais, Luis Carlos de Lima, afirmou que o projeto de uma brigada de incêndio na Ufam surgiu com a equipe do Cais de Segurança e Saúde do Trabalho. “A criação de uma brigada de incêndio na Ufam surgiu com nossa equipe do Cais. A partir daí fui fazer um curso sobre brigada de incêndio. Depois de concluir sugeri ao pessoal da Progesp realizar um curso para a criação na Ufam. Primeiro foram os funcionários da Prefeitura do Campus e agora servidores do setor Norte. São conceitos e fundamentações de como agir em uma situação de sinistro ou dar os primeiros socorros a uma pessoa acidentada”, afirmou Luis Carlos Lima.

O diretor do Departamento de Saúde e Qualidade Vida (DSQV) da Progesp, Ronaldo Vitoriano, destacou que foi uma iniciativa da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho que tivéssemos nossas brigadas na Ufam. “Foi uma iniciativa da Coordenação criar nossas brigadas pra atender casos em que exista necessidade de agir em uma situação de emergência”, disse Ronaldo Vitoriano.

A bibliotecária Daniela de Meireles Soares da Biblioteca Setorial do setor Norte, ressaltou que é importante ter conhecimento de como agir numa situação de emergência. “O curso nos credencia a agir, em uma situação de emergência, com segurança. Aprendemos ao longo da semana conceitos e fundamentos de como agir em várias situações. Até que o socorro chegue fazemos os primeiros procedimentos de atendimento emergencial”, ressaltou a servidora Daniela de Meireles.