Programa Idoso Feliz celebra Dia do Idoso com evento cultural

 
Por Alice Almeida e Nicoly Ambrozio
Equipe Ascom
 

Nesta terça-feira, dia 3, membros do Programa Idoso Feliz Participa Sempre (PIFPS) reuniram-se no Auditório Solimões, localizado no setor Norte da UFAM, para celebração do Dia do Idoso (1º de outubro). O evento contou com apresentações de dança, poesia e música, além da presença de uma plateia entusiasmada.

Uma das coordenadoras do Idoso Feliz, a professora aposentada Rita Puga Barbosa, ressaltou a importância do Programa, que completa 25 anos em 2018. “Aqui, as pessoas se educam para envelhecer, participando de atividades físicas, sociais e culturais. Elas ganham qualidade de vida, desenvolvem habilidades que não sabiam que tinham e se integram a um grande grupo de pessoas”, declarou. Atualmente, o PIFPS possui mais de 200 alunos.

A idosa Marlene dos Santos, 70, participante do Programa desde 1993, afirma que as atividades oferecidas promoveram o seu desenvolvimento físico e intelectual. “Me sinto feliz por ter a oportunidade do aprendizado contínuo, como as aulas de Informática que estou atualmente cursando”, declarou.

Mário Teixeira Duarte faz parte do Programa há mais de 10 anos e considera a comemoração significativa, pois celebra as conquistas adquiridas ao longo da velhice. Além disso, destaca a importância da participação dos jovens voluntários do PIFPS para a integração dos idosos com a era digital.

Durante a celebração, também foi apresentado o troféu conquistado pelo Programa na 19ª edição da Olimpíada da Terceira Idade, realizada pela Prefeitura de Manaus entre 22 e 29 de setembro. O PIFPS foi o grande campeão, sendo o grupo que mais ganhou medalhas. Cerca de 100 idosos do Programa participaram nas 24 modalidades da competição.