Livro ensina como elaborar projetos sociais. Lançamento dia 20 de fevereiro

 
Por Sandra Siqueira 
Equipe Ascom

Com 24 anos de atuação na área de voluntariado, o professor da Faculdade de Tecnologia (FT), Jonas Gomes, apresenta ao público a obra “Compêndio para Elaboração de Projetos Sociais”, no dia 20 de fevereiro, Dia Mundial da Justiça Social, às 18h, no auditório Rio Javari.

No trabalho, o professor registra a forma como são vistos o trabalho voluntário e o terceiro setor em país como Japão, Estados Unidos e Brasil com base na experiência adquirida nesses países. No Brasil, a Fundação Pescar, no Rio Grande do Sul e o Alternativo de Petrópolis, no Amazonas, são citados como exemplos de projetos de sucesso. Já no exterior, as Homeboy Industries, nos Estados Unidos, e o Peace Boat, no Japão, mostram como o trabalho é desenvolvido por lá. “Em todos os casos atuei como voluntário, sendo que para melhorar os serviços, sentia a necessidade de captar recursos por meio de projetos construídos com a coletividade, porém tinha dificuldade de encontrar material sobre o assunto, então decidi colocar a experiência adquira no compêndio”, afirma.

Com o livro é possível adquirir estatísticas e dados nacionais e internacionais sobre o setor; orientações para a correta elaboração de projetos, com dicas de como fazê-lo com a participação coletiva. Além disso, o autor expõe cinco abordagens para realização de diagnósticos quanto à participação da comunidade.

O evento de lançamento oficial será aberto ao público em geral. Professores, alunos e pesquisadores que elaboram projetos de extensão; gestores e coordenadores de projetos sociais e gestores de RH de empresas que almejam desenvolver projetos sociais para reforçar a sua responsabilidade social são os principais destinatários da obra.

Os interessados podem customizar o material e fazer a encomenda online no site da editora Agbook, que publica o trabalho.