Icomp realiza II Workshop de Tecnologia do PoP-AM/RNP

 
 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom 

O Instituto de Computação da Ufam (Icomp) realiza o II WTR 2017 - Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Amazonas (PoP-AM/RNP) e da Redecomep de Manaus (MetroMAO), nos dias 22 e 23 de novembro, na Sala de Seminários do Icomp e no Centro de Educação a Distância da Ufam (Ced).

O evento tem como foco Conectividade e Serviços, oferecendo minicursos e apresentações sobre o tema, aproveitando a oportunidade para relembrar e comemorar os 23 anos da Internet Acadêmica em Manaus, da criação do PoP-AM/RNP e dos 10 anos de MetroMAO.

O público do workshop são gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (Tic) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Amazonas (instituições clientes do PoP-AM), integrantes da Rede Metropolitana de Manaus – METROMAO e estudantes dos cursos de computação das Universidades conectadas ao PoP.

As inscrições podem ser feitas no site: http://www.pop-am.rnp.br/wtr/, onde também pode ser acessada a programação completa do evento.

 

Sobre o PoP-AM

O PoP-AM tem como objetivo fundamental prover o suporte de rede acadêmica no Amazonas, interligando, com altos padrões de qualidade de serviço, as instituições desta região ao backbone nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a redes de abrangência mundial como a Internet2 e RedCLARA.

Os Pontos de Presença (PoP – Point of Presence) são elementos constitutivos da estrutura organizacional da RNP e possuem como missão apoiar e fortalecer a execução das estratégias da organização, provendo conectividade à infra-estrutura nacional de alto desempenho mantida pela RNP para as instituições usuárias, liderando e promovendo ações inovadoras em TICs em benefício de suas comunidades regionais. Iniciou suas atividades em 1994 quando foi formado o primeiro backbone da RNP e, no ano 2000, voltou a funcionar na Ufam e, atualmente, desde 2014, está com novas instalações em um ambiente planejado e estratégico, operando no bloco do Centro de Processamento de Dados, Setor Norte da Universidade.

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação II WTR.doc)Programação II WTR.doc[ ]22 kB