Sessão de sexta-feira do Cine & Vídeo Tarumã é transferida para a próxima semana

Devido ao segundo turno da eleição à reitoria da Ufam, nesta sexta-feira, 31, a exibição do filme Manchester à Beira Mar (conforme a programação seria exibido nesta sexta-feira), fica transferida para a próxima terça-feira, 4, no mesmo auditório, às 12h15. A mudança é em função da utilização do auditório Rio Negro como local de votação durante o dia.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã apresenta nesta semana uma pequena programação de exibição dos filmes mais marcantes e premiados do Oscar 2017, cuja premiação aconteceu no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles. É fato que o evento internacional reúne produções cinematográficas selecionadas com um perfil muito próximo ao padrão da indústria norte-americana. Contudo, é inegável que algumas obras possuem qualidade estética ou pertinência temática que as colocam num patamar de engrandecimento do cinema. Diante de uma cerimônia cheia de surpresas e algumas polêmicas, o projeto destaca alguns dos filmes mais marcantes e que entraram para a história da trajetória da premiação.

Na segunda-feira, dia 27, a abertura da programação será com o filme O Apartamento, do diretor iraniano Asghar Farhadi e que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Emad e Rana são casados e encenam a montagem da peça teatral "A Morte de um Caixeiro Viajante", de Arthur Miller. Um dia, eles são surpreendidos com o alerta para que eles e todos os moradores do prédio em que vivem deixem o local imediatamente. Diante deste problema, Emad e Rana passam a morar, provisoriamente, em um apartamento emprestado. É lá que Rana é surpreendida com a entrada de um estranho no banheiro, justamente quando está tomando banho. O susto faz com que ela se machuque seriamente e vá parar no hospital. Entretanto, é o trauma do ocorrido que afeta, cada vez mais, suas vidas.

Na quarta-feira, dia 29, o filme escolhido é Moonlight: Sob a Luz do Luar, do diretor Barry Jenkins e que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Na sexta-feira, 31, o encerramento da programação ocorre com o filme Manchester à Beira Mar, do diretor Kenneth Lonergan e que levou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Lee Chandler é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h20, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.