Instituto de Natureza e Cultura realiza evento sobre Plano Municipal de Resíduos Sólidos

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Instituto de Natureza e Cultura (INC/Ufam), em Benjamin Constant, realiza no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 10h, a mesa-redonda ‘O lixo e o Plano Municipal de Resíduos Sólidos na Amazônia’, como parte do projeto Cine Club Itinerante: Natureza e Cultura em Cena”. O evento tem por objetivo familiarizar a comunidade acadêmica a refletir a problemática ambiental, por meio do debate de filmes e documentários.

Os filmes exibidos no evento serão os documentários ‘Lixo Extraordinário’, de Lucy Walker; ‘Estamira’, de Marcos Padro e a comédia ‘Saneamento Básico - O Filme’, de Jorge Furtado.

A programação do evento conta ainda com as palestras ‘Gestão Ambiental e a Plano Municipal de Resíduos Sólidos em Benjamin Constant/AM’, com Secretário Municipal de Meio Ambiente do Município, Elvis Presley Graça Souza. ‘Lixo como oportunidade de negócio’, com o professor do INCJonas Fernando Petry. ‘Gestão de Resíduos Sólidos em ilhas e várzeas da Amazônia’ tendo como palestrante o professor do instituto Emerson Dechechi Chambó.E ainda a palestra ‘Resíduos Sólidos e Educação Ambiental na Amazônia’, com o professor da Ufam Josenildo Santos de Souza.

PPGSCA realiza I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Norte

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) realiza o I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Norte – Copene Norte, com o objetivo de promover a articulação interinstitucional entre pesquisadores, intelectuais e estudantes que pesquisam a temática da história, memória e identidade étnico-religiosa dos negros na Região Norte.

O evento acontece de 05 a 07 de dezembro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS, em consonância com o Plano de Ações da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, com o intuito de construir uma política voltada para as regiões, apostando na inovação em pesquisa e nas articulações com movimento social, secretarias municipais e estaduais de educação, com vista a implementação da Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial das redes públicas e privadas da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

O congresso conta com conferência, mesa-redonda, sala temática, apresentação de banners, reunião da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e do CONEABS – Região Norte, lançamento de livros e apresentações culturais. A abertura acontece no dia 05 de Dezembro, às 19h, no Centro de Artes da Ufam, na R. Monsenhor Coutinho, 724 – Centro.

Confira a programação completa e as inscrições no site: http://copenorte.ufam.edu.br/

Icomp realiza II Workshop de Tecnologia do PoP-AM/RNP

 
 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom 

O Instituto de Computação da Ufam (Icomp) realiza o II WTR 2017 - Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Amazonas (PoP-AM/RNP) e da Redecomep de Manaus (MetroMAO), nos dias 22 e 23 de novembro, na Sala de Seminários do Icomp e no Centro de Educação a Distância da Ufam (Ced).

O evento tem como foco Conectividade e Serviços, oferecendo minicursos e apresentações sobre o tema, aproveitando a oportunidade para relembrar e comemorar os 23 anos da Internet Acadêmica em Manaus, da criação do PoP-AM/RNP e dos 10 anos de MetroMAO.

O público do workshop são gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (Tic) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Amazonas (instituições clientes do PoP-AM), integrantes da Rede Metropolitana de Manaus – METROMAO e estudantes dos cursos de computação das Universidades conectadas ao PoP.

As inscrições podem ser feitas no site: http://www.pop-am.rnp.br/wtr/, onde também pode ser acessada a programação completa do evento.

 

Sobre o PoP-AM

O PoP-AM tem como objetivo fundamental prover o suporte de rede acadêmica no Amazonas, interligando, com altos padrões de qualidade de serviço, as instituições desta região ao backbone nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a redes de abrangência mundial como a Internet2 e RedCLARA.

Os Pontos de Presença (PoP – Point of Presence) são elementos constitutivos da estrutura organizacional da RNP e possuem como missão apoiar e fortalecer a execução das estratégias da organização, provendo conectividade à infra-estrutura nacional de alto desempenho mantida pela RNP para as instituições usuárias, liderando e promovendo ações inovadoras em TICs em benefício de suas comunidades regionais. Iniciou suas atividades em 1994 quando foi formado o primeiro backbone da RNP e, no ano 2000, voltou a funcionar na Ufam e, atualmente, desde 2014, está com novas instalações em um ambiente planejado e estratégico, operando no bloco do Centro de Processamento de Dados, Setor Norte da Universidade.

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação II WTR.doc)Programação II WTR.doc[ ]22 kB

Galeria do Caua traz exposição 'O Astronauta e as Flores do meio-fio', de Sérgio Cardoso

A Galeria do Centro de Artes da UFAM (Caua) apresenta a exposição 'O Astronauta e as Flores do meio-fio', do artista Sérgio Cardoso, que será aberta ao público no dia 28 de novembro, terça-feira, às 19h.

A exposição consiste em séries de pinturas, fotografias e vídeo em padrões de formas e cores que dialogam entre si e flertam com o cinema e a literatura, passagens que conectam flores, astronautas e outras personagens, em narrativas simbólicas, cabendo ao espectador criar seus próprios caminhos dentro do campo de imagens que o artista oferece à percepção de cada um.

Ao tomar como referência a linguagem cinematográfica em sua obra pictórica, Sérgio tem trabalhado, ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, com sequências de imagens aparentemente repetidas, mas que se diferenciam nos detalhes, constituídas por pedaços que se combinam e se expandem, criando estruturas maiores nas paredes em forma de instalação, conforme define o artista.

A exposição ficará aberta até o dia 15 de dezembro, na Galeria do Caua, na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.

 

Cine Vídeo Tarumã homenageia o dia da Consciência Negra

 
Criado com o objetivo de se tornar uma data para reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, o dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil dia 20 de novembro. Em homenagem a esta data, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes que abordam tal temática. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL.
Na terça-feira, dia 21, o filme exibido é Cafundó. Estrelado por Lázaro Ramos, o longa narra a história de um escravo, João de Camargo, que viveu em senzalas sua vida toda. Após deixar o posto, ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor. O choque é tão grande que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente consegue fazê-lo, tornando-se então em uma lenda brasileira, popularizada como Preto Velho.
Na quarta-feira, é a vez do documentário Eu não sou seu negro. O filme se baseia na carta escrita por James Baldwin ao seu agente sobre seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.
Na sexta-feira, dia 24, o filme exibido é Beasts of no nation, do premiado diretor Cary Fukunaga. O longa se passa em uma cidade africana, na qual Agu é uma criança, que atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil, instruído por um grande comandante que o ensinará nos caminhos de um conflito.
 

18ª edição do Festival Universitário de Dança acontece neste fim de semana

Por Maria Carolina
Equipe Ascom

De 18 a 20 de novembro, a Universidade Federal do Amazonas realiza a décima oitava edição do Festival Universitário de Dança (Feudan). Organizado pelo Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginásticas da Ufam (Prodagin), o Festival é uma mostra de caráter competitivo, na qual diversos grupos de dança de Manaus se encontram para apresentar seus trabalhos coreográficos em três noites de competição.

O Feudan ocorrerá no Teatro LaSalle, situado na Rua Tiradentes, S/N, Dom Pedro. A programação conta ainda com a Noite dos Campeões, que será realizada no dia 29 de novembro, no Teatro Amazonas.

Estilos e categorias

Solos, duos, trios e conjuntos podem competir. Os grupos participam com coreografias em cinco estilos: Clássico e Neoclássico, Moderno e Contemporâneo, Danças Urbanas, Danças Populares e Jazz.

As apresentações serão divididas em sete categorias classificadas por faixa etária: Baby, Infantil, Juvenil I, Juvenil II, Adulto, Avançado e Terceira Idade.

Premiações

Os competidores serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por personalidades do meio artístico da dança. Os três primeiros colocados de cada categoria e estilo receberão medalhas e troféus. As três melhores coreografias, no geral, receberão prêmios em dinheiro.

Mais informações98100-3866 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

XVI Jornada Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica

 

A Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica e a Faculdade de Medicina da Ufam realizarão, no período de 01 a 02 de dezembro, no Auditório Dr. Zerbini (Faculdade de Medicina da Ufam, Rua Afonso Pena, nº 1053 – Praça 14 de Janeiro), a XVI Jornada Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica. O evento é destinado a acadêmicos e profissionais da área de saúde e tem por objetivo reunir especialistas em Pneumologia e Cirurgia Torácica, abordando os temas atuais destas áreas de saúde.

A Jornada contará com 3 palestrantes de fora do Estado, o professor José Ribas Milanez de Campos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (cirurgião torácico), o cirurgião Torácico Agnaldo Ferreira Eisenberg de Belo Horizonte e o professor da Universidade Federal da Paraíba Ronaldo Rangel Travassos Júnior.

Serão discutidos os seguintes temas: O que há de novo na Doença Obstrutiva Crônica, Novos paradigmas no trauma torácico, Deformidade de parede torácica, Hipertensão arterial pulmonar, Tratamento de Hiperidrose Compensatória e Os novos desafios em antibioticoterapia em pneumologia. Na ocasião também serão discutidos casos clínicos e realizadas 4 cirurgias torácicas (duas simpatectomias lombar e duas de sudorese compensatória).

Valor das inscrições: R$ 30,00 para acadêmicos. Médicos associados estão isentos da taxa de inscrição.

Informações e Inscrições: Tel: 98120 4400/98110 9966. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder jornada AAPCT 2017.jpg)Folder jornada AAPCT 2017.jpg[ ]2070 kB

Icomp realiza I edição do "Brincando de Pensamento Computacional"

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Instituto de Computação da Ufam (Icomp) realiza no dia 18 de novembro, sábado, das 08h às 12h, a primeira edição do Brincando de Pensamento Computacional (BEPECO), com o objetivo de estimular o pensamento computacional em crianças e adolescentes, de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, fomentando o interesse por tecnologia e pela ciência da computação.  O BEPECO 2017 é um evento organizado por professores e alunos do IComp/UFAM, de IES parceiras (UEA e FUCAPI), de Escolas Municipais e Estaduais (SEMED e SEDUC) e da Secretaria do Estado do Amazonas para a Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

Confira a programação:

Oficina "Pequenos Cientistas Computacionais". Nesta oficina, voltada para crianças de 4-7 anos, será feita uma introdução ao mundo computacional através de brincadeiras lúdicas e jogos,  que desenvolvem o raciocínio lógico e o pensamento computacional..

Oficina de ​Scratch "Criando Desenhos Animados". Voltada para crianças de 8-11 anos, será feita uma introdução à programação, através da criação de estórias infantis, dando movimento aos personagens e contando suas estórias,  por meio de um ambiente gráfico educacional de programação desenvolvida pelo MIT.

Oficina de Little Bits "Jovens Cientistas e seus Robôs". Para crianças de 12-14 anos, será feita uma introdução à programação, usando kits de robóticas para criação de pequenos projetos para criar e dar movimento a robôs..

Oficina de Robótica com Arduíno. Para adolescentes de 15-17 anos, será dada uma introdução à programação de sistemas embarcados em robôs móveis.

Maratoninha Cuca Rápida. A maratoninha consiste em um circuito de atividades que visam trabalhar "corpo e mente", requerendo habilidades como preparo físico para pequenas corridas, e rapidez de raciocínio para resolver os problemas apresentados. Esta atividade tem o apoio da SEJEL-AM (Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer do Estado do Amazonas). A atividade é extra e será realizada após as atividades acima. Crianças de outras atividades, entre 11 e 15 anos poderão participar!

Criação Colaborativa do Bepequinho, o mascote do BEPECO. Na parte final do evento, os participantes serão convidados a criar um mascote. O mascote deve incorporar elementos tecnológicos e o conhecimento adquirido durante as atividades do dia. Essa atividade é livre. O único requisito é ser criativo.

 

Inscrições para participação no evento são gratuitas e podem ser realizadas através do site: 

https://www.sympla.com.br/bepeco-2017__210450

Mais informações:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (92) 3305-1181 Ramais 2808 e 2809

http://bepeco.icomp.ufam.edu.br/

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz-BEPECO-A3.pdf)cartaz-BEPECO-A3.pdf[ ]1266 kB

Faculdade de Educação realiza IX Colóquio Nacional da AFIRSE/Secção Brasileira

Por Raryane Ramos
Equipe Ascom
 
Entre os dias 21 e 24 de novembro acontece na Universidade Federal do Amazonas o IX Colóquio Nacional da Afirse, promovido pela Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em educação – Afirse Secção Brasileira. O tema do evento é “Afirse - 20 Anos de Investigação em Educação: Desafios, Avanços e Perspectivas”, com ênfase em reflexões, debates e no compartilhar de resultados de investigações na área da educação. O colóquio ocorre na Faculdade de Educação (Faced), localizado no setor norte do campus.
 
O Colóquio Nacional da Afirse é considerado uns dos mais importantes encontros de pesquisadores do campo educacional. A Ufam estará recepcionando o evento, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), entre as atividades deste ano estão: conferências, simpósios, mesas-redondas, sessões coordenadas e ateliês, com ênfase em reflexões, debates e no compartilhar de resultados de investigações na área da educação. Para mais informações sobre o evento ou a programação, acesse: http://afirse.com.br/coloquio
 
A abertura do evento acontece no dia 21 de novembro, a partir das 16h,  no auditório Alalaú, na Faced. A conferência de abertura será feita pelo professor José Pires, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a mediadora será a professora Marilene Corrêa da Silva Freitas da Faculdade de Educação da UFAM.

Cine Vídeo Tarumã apresenta sucessos de público e crítica

O Cine Vídeo Tarumã reúne uma seleção de filmes recentes que tiveram sucesso com o público e que foram destaque na crítica. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL.

Na segunda-feira, dia 13, o filme exibido é Fragmentado, do diretor M. Night Shyamalan. O longa conta a história de Kevin (James McAvoy), o qual possui 23 personalidades distintas, conseguindo alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes, as quais passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin ao mesmo tempo que tentam escapar de seu sequestrador.

Dia 16, quinta-feira, será apresentado Era o Hotel Cambridge, da brasileira Eliane Caffé. O filme narra a história de refugiados recém-chegados ao Brasil, os quais passam a dividir um edifício abandonado em São Paulo com sem-tetos. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

Já na sexta, 17, o último filme exibido é A Qualquer Custo. O longa tem como cenário o interior do Texas, nos Estados Unidos e conta a história de Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster), dois irmãos que, pressionados pela proximidade da hipoteca da fazenda de sua família, decidem assaltar bancos para obter a quantia necessária ao pagamento. Porém, neste caminho, os irmãos precisam lidar com um delegado veterano que está prestes a se aposentar.

Ufam em Benjamin Constant promove evento sobre Ensino de Línguas e Literaturas na Fronteira. Inscrições abertas

Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant (INC-Ufam)Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant (INC-Ufam)Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Entre os dias 20 e 24 de novembro o Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant (INC-Ufam) realiza duas grandes semanas acadêmicas na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru: 3º Seminário Internacional de Ensino de Línguas e a 6ª Semana de Letras. Ambos os eventos são gratuitos e trazem como tema o `Ensino de Línguas e Literatura na Fronteira: a formação do professor em perspectiva´. As inscrições são presenciais no instituto até a data de início dos eventos.

Neste ano as semanas acadêmicas propõem uma discussão acerca dos desafios e das perspectivas que permeiam a formação docente. Para tanto serão realizados mesas-redondas, conferências, minicursos e oficinas em que estarão envolvidos professores pesquisadores, discentes e gestores educacionais da Ufam e de parceiros colaboradores da UEA e Ifam (ambas com campus em Tabatinga), e convidados do Peru e da Colômbia (Acesse a programação).

Outra novidade é o caráter itinerante dos eventos. A ideia surgiu a partir da compreensão da importância de se levar a universidade até a comunidade, e só se tornou possível graças à parceria firmada entre o Curso de Letras, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Educação e qualidade de Ensino (Seduc) em Benjamin Constant.

Submissão de Trabalhos

Os estudantes interessados em participar dos eventos com apresentações de trabalhos por meio de banners, devem enviar seus resumos até o dia 14 de novembro para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cada estudante poderá submeter 1 (um) resumo para o evento como 1º autor e até 2 (dois) como co-autor. Os eixos temáticos são: Ensino de Línguas e Literaturas, Práticas de Ensino, Multidisciplinar e Atividades desenvolvidas em subprojetos do Pibid, independente da área (Acesse as Normas para Submissão).

Informações: (97) 3415-5677 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

V Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais da Ufam segue até sexta-feira, 10, com extensa programação

Evento encerra com a apresentação de trabalhos científicos, a partir das 13h, na Faculdade de Tecnologia

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Professores e alunos do curso de Engenharia de Materiais, da Faculdade de Tecnologia da Ufam, promovem até sexta-feira, 10, a quinta edição do Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais, com o tema `Da Ciência à Engenharia de Materiais´. O evento é gratuito e tem como objetivo promover a aproximação dos estudantes da graduação com profissionais da área, pesquisadores e empresas do ramo que atuam no estado do Amazonas, por meio de palestras, debates, visitas técnicas e práticas de ensino.

Segundo um dos coordenadores do evento, professor Andrey Marcos da Silva, o diferencial da edição de 2017 é a proximidade do evento com o mercado de trabalho. “O grande diferencial do nosso evento deste ano é o  maior número de palestrantes vinculados a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Isso garante uma maior proximidade entre os acadêmicos e a indústria, além de uma nova visão do mercado de atuação do engenheiro”.

O workshop teve início no dia 6 de novembro com a palestra de abertura `Da Ciência à Engenharia de Materiais´, ministrada pelo professor visitante do Departamento de Engenharia de Materiais da Ufam, Marcos Marques.

Ao longo da semana os participantes do workshop terão a oportunidade de visitar empresas do PIM, conhecer o mercado de trabalho por meio de palestras com profissionais e participar de minicursos sobre Degradação dos Materiais, Soldagem, Corrosão, Biopolímeros e DRX. As vistas técnicas ocorrem no período da manhã, de 9h às 11h. Já as palestras são pela tarde, de 13h às 15h (Confira os palestrantes). Os minicursos ocorrem durante todo o dia (9h às 11h e 15h às 17h). Na sexta-feira, 10, o evento encerra a programação com apresentação de trabalhos científicos dos alunos, a partir das 13h, na Faculdade de Tecnologia, Setor Norte do Campus.

Informações: (92) 99256-5754 (professor Andrey Marcos da Silva) / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. m

Engenharia de Pesca realiza XII Semana Acadêmica

De 27 a 30 de novembro acontece a décima segunda edição da Semana de Engenharia de Pesca da Ufam (XII Semep), realizada pelos discentes e docentes do curso. O tema do evento é ‘Empreendedorismo e as inovações tecnológicas para a pesca e aquicultura na Amazônia’, com debate de várias questões pertinentes e desafiadoras às ciências pesqueiras no atual cenário regional. A Semep ocorre na Faculdade de Ciências Agrárias, auditório Samaúma, setor Sul do campus.

Os objetivos do evento são de promover a interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado, por meio da troca de experiências entre os acadêmicos de graduação e pós-graduação, setor produtivo e órgãos estaduais, que atuam no campo das Ciências Pesqueiras; apresentar perspectivas e indicar soluções sobre o tema focal, baseados em estudos científicos e extensão; promover a difusão do conhecimento das inovações tecnológicas desenvolvidas nas IES por meio dos projetos; debater ações empreendedoras na área da pesca e aquicultura, com vistas e buscar inovações na produção, processos, gestão dos recursos e uso de tecnologias; discutir leis, programas e políticas que alavanquem os setores da pesca e aquicultura, garantindo sua sustentabilidade.

O público-alvo são docentes e discentes das IES do estado, técnicos, empresários do setor, agentes governamentais e demais interessados na temática em questão. Serão realizados palestras, debates, mesas-redondas, além de oficinas e minicursos, exposição em stands e atração cultural.

Para mais informações, programação completa, inscrições e notícias sobre o evento, acesse o endereço do facebook Semana de Engenharia de Pesca. Para efetuar as inscrições, acesseo link: https://goo.gl/forms/YqU9TrAoziF6vYMO2

Ufam realiza audiência pública sobre implantação de um Campus no Alto Rio Negro em 30/11 e 1º/12

Em reunião, gestores da Ufam e prefeito de São Gabriel da Cachoeira definiram data da audiência pública sobre a implantação de um Campus naquele municípioEm reunião, gestores da Ufam e prefeito de São Gabriel da Cachoeira definiram data da audiência pública sobre a implantação de um Campus naquele municípioPor Cristiane Souza
Equipe Ascom

Um sonho antigo dos gestores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está prestes a sair do papel e aproximar ainda mais a Academia da população amazônica. Trata-se da instalação de mais um Campus Universitário, desta vez em São Gabriel da Cachoeira. Esse é o município mais indígena do País, está situado a 856 quilômetros de Manaus, em linha reta, e faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela.

Em reunião realizada na terça-feira, 7 de novembro, na Pró-Reitoria de Extensão (instalada no prédio Administrativo), o pró-reitor de Extensão, professor Bessa Freire, recebeu o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Saldanha (PT). O gestor veio a Manaus acompanhado do assessor jurídico, Adelson Gonçalves, ambos pertencentes à etnia Tariano. Eles participaram de reunião sobre as próximas etapas do projeto, do qual o primeiro passo é a realização de uma audiência pública nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017.

Conforme relata o pró-reitor de Extensão, é preciso buscar o equilíbrio na gestão dos recursos naturais. Assim como não é possível se ter uma floresta intocada, não se pode aceitar a corrente predatória, cujo enfoque é apenas explorar e destruir. Segundo ele, é necessário trabalhar a exploração desses recursos de forma autossustentável, pelo uso consciente e sem depredação. “Dentro dessa visão, se você usa uma árvore, precisa plantar outras três”, afirmou, ao citar o manejo florestal como alternativa viável.

Em relação à audiência pública, que ocorrerá já em dezembro deste ano, o professor Bessa Freire foi enfático: “A Universidade estará lá para ouvir o que é melhor para o município, considerando o interesse da população local, que é majoritariamente indígena”. Dentre os cursos pretendidos para o futuro Campus estão Engenharia Ambiental; Engenharia de Prospecção de Minérios, por conta da ocorrência de nióbio e granito; Turismo, voltando-se para a cultura indígena. No entanto, com base no tema da audiência, que é a construção do Campus e o desenvolvimento autossustentável da região, a população dará contribuições e elas serão consideradas para a elaboração do projeto final.

Em números

De acordo com o IBGE, São Gabriel da Cachoeira tinha uma população estimada, em 2016, de 43.831 habitantes, distribuída numa área territorial de 109.181,240 km². Além disso, indígenas de 23 etnias habitam aquela região, que está dividida em sete territórios. Além do português, os idiomas Tukano, Nheengatu e Baniwa também são falados no município.

Registro histórico

Há mais de duas décadas, a Universidade já buscava desenvolver, de modo sistemático, atividades de formação no município de São Gabriel da Cachoeira. Em 19 de junho de 1997, o então reitor, professor Nelson Fraiji, reunia-se com o Conselho Universitário para aprovar um conjunto de itens sobre a sua atuação administrativa da instituição naquela cidade:

1. Programar, dirigir, coordenar e controlar as atividades administrativas do Centro de São Gabriel da Cachoeira;

2. Manter permanente intercâmbio com as instituições sediadas em sua área de atuação, de modo a facilitar o trabalho das equipes;

3. Estudar e propor medidas administrativas adequadas à regularidade e eficiência do Centro;

4. Supervisionar o cumprimento das atividades de extensão realizadas pelas equipes da Universidade e/ou de outras instituições conveniadas;

5. Participar na elaboração de planos e programas de extensão;

6. Apresentar mensalmente, ou quando solicitado, relatório das atividades do Centro;

7. Zelar pela conservação e utilização dos bens móveis e imóveis existentes no Centro;

8. Manter a Pró-Reitoria de Extensão, em Manaus, informada de quaisquer alterações ocorridas no âmbito do Centro;

9. Representar a Universidade do Amazonas, junto às instituições constituídas no município de São Gabriel da Cachoeira.

NEAI discute vida e nascimento dos Tukano

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) promove mais um Seminário de Pesquisa. Desta vez, a palestrante é a antropóloga Melissa Santana de Oliveira, doutora e pesquisadora em Antropologia Social na Universidade Federal de São Carlos.
O evento acontece dia 09 de novembro, quinta-feira, às 09h, na  sala 12 do bloco da Faculdade de Direito, setor norte do campus.
 
Nesta edição, o tema abordado é 'Vida, poder e conhecimento: atualizações de procedimentos acerca do nascimento entre os Tukano no médio rio Tiquié, Noroeste Amazônico'.
 

Sobre o tema

objetivo é argumentar que o nascimento, na língua Tukano denominado bahuaseé um momento fundamental para atualização de conhecimentos masculinos e femininos em torno da produção da Pessoa, que imprescinde da articulação entre gêneros e geracional efetivada através da atuação conjunta de duplas same-sex e cross-sex: benzedor/parteira, pai/mãe, benzedor/pai, parteira/mãe, benzedor/criança. Tais duplas realizam inovações sobre sentidos e práticas de conhecimentos- experimentações (yãase) e abrandamentos -na execução, controle e cumprimento de uma série de procedimentos- benzimentos (bahsese), aconselhamentos (werese) e restrições (betise), alterando-os de acordo com as transformações sociais. Como pano de fundo, está a desintegração da maloca e a construção de casas nucleares, que conduziu a internalização do parto, movimento que longe de levar a sua desritualização, revela a capacidade Tukano de inovação e de estabelecimento de outros links criativos entre espaços e significados rituais. 

Conheça o Neai: www.neai.ufam.edu.br
 

Estudantes de Jornalismo realizam IV FestImprensa no dia 1º de dezembro

 
 
Por Nicoly Ambrozio
Equipe Ascom

Os estudantes de Jornalismo da Ufam realizam, no dia 1º de dezembro, a IV Edição do FestImprensa, evento acadêmico e cultural que apresenta as ações de assessoria de imprensa e comunicação, desenvolvidas ao longo do semestre pelos estudantes, para organizações do setor de saúde, bem-estar e qualidade de vida. O evento começa às 10h, no Centro de Convivência, setor Norte do Campus.

Na programação estão inclusas diversas atrações culturais, contando com a presença da cantora de MPB Beatriz Procópio, além da participação de organizações sociais, como a Escola Municipal de Educação Especial André Vidal e Pedala Manaus.

Durante o evento, os estudantes de jornalismo promoverão ações com o público para apresentar as organizações assessoradas. Além disso, os convidados terão espaço para a divulgação e promoção da sua Instituição.

Sobre o FestImprensa

O FestImprensa é uma atividade de caráter acadêmico e cultural que resulta dos trabalhos laboratoriais realizados nas disciplinas Assessoria de Imprensa e Oficina Básica de Assessoria de Imprensa, ambas ministradas pela professora Mirna Feitoza Pereira, do curso de Jornalismo da Ufam.

Durante o evento, o público presente conhecerá as ações, os produtos e os serviços previstos no planejamento estratégico de assessoria de imprensa e comunicação desenvolvidas pelos estudantes ao longo do semestre para as sete organizações que participam do evento. 

Mais informações: email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  telefone: (92) 98847-7476 ou (92) 98103-2406

Nipes realiza 17º Ponto de Encontro: Chá com Ciência

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde - Nipes (laboratório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas) promove, dia 10 de novembro, sexta-feira,  o 17º Ponto de Encontro: Chá com Ciência, com o tema ‘Assédio Moral no Trabalho’. 

O evento ocorre das 15h às 18h, no mini auditório da Escola de Enfermagem, na Rua Terezina, 495 - Adrianópolis, e conta com a participação da Mestra em Psicologia Keila Silva, da Equipe Multiprofissional em Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

O projeto é coordenado pelas professoras Sandra Greice Bcker, da Escola de Enfermagem, e professora Lidiany Cavalcante, do departamento de Serviço Social da Ufam. O objetivo é compartilhar o conhecimento produzido pela universidade e instituições de pesquisa, com profissionais e estudantes da área da saúde e áreas de interface, bem como a sociedade de uma forma geral. A primeira edição aconteceu no período de 2007-2008, com uma palestra a cada primeira sexta-feira do mês, e os temas abordados contemplam temáticas que evolvem discussões da área da saúde e transversais.

A carga horária do evento é de três horas e os participantes obterão certificado. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no próprio local até o dia 10 de novembro ou pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/1ZCoMfQ_nD2hLv4AR-w9f10-wVhy6qgwcufYy3x30sxo/viewform?edit_requested=true.  

 

V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão com inscrições abertas

Simultaneamente, ocorre a I Jornada da Linha de Pesquisa ‘Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico’ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a Universidade Federal do Amazonas sedia o V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e a I Jornada de Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico, ambos na mesma programação. As inscrições são gratuitas e encerram no dia 1 º de dezembro. Resumos podem ser submetidos até o dia 20 de novembro e artigos completos, cujos resumos tenham sido aprovados, devem ser enviados até 31 de janeiro de 2018. Visite a página do evento e saiba os detalhes da programação.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Diferencial (NEPPD) e pela Linha de Pesquisa 4 - Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico - do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufam, o evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e registro de Certificação na Biblioteca Nacional. Todos os participantes receberão certificados.

Mesmo que a participação seja gratuita, os organizadores aceitam doações dos seguintes materiais: Resma de Papel, Cartolina, Papel 40 quilos, Papel Cartão, E.V.A. (emborrachado), Fita Adesiva e Brinquedos Pedagógicos.

Instruções

Para garantir a vaga, é necessário seguir os passos da inscrição:

1 - Baixe e preencha o Formulário de Inscrição;

2 - Entregue o formulário impresso no NEPPD, localizado na Faculdade de Educação (Faced), setor Norte do campus universitário, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17h;

3 - Aguarde a confirmação por e-mail;  

4 - Residentes em outras cidades ou estados devem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  para outras formas de inscrição com documentos comprobatórios.​

Sobre o NEPPD

O Núcleo atua desde 2001, sob a coordenação da professora Maria Almerinda de Souza Matos, promovendo atendimentos principalmente à comunidade de baixa renda, em escolas públicas e entidades filantrópicas de Manaus/AM.

Em 2011, foi aprovado o Programa de Apoio Educacional Especializado (PAEE/NEPPD), responsável pela realização de quatro ações contínuas e simultâneas, buscando desenvolver o indivíduo de forma global por meio de um trabalho multidisciplinar voltado aos educandos com dificuldades na aquisição de aprendizagem e pessoas com ou sem deficiência. Os trabalhos variam de apoio pedagógico, psicopedagógico e inserção da música até avaliação/intervenção das salas de atendimento do NEPPD.

Outra ação do Núcleo é a promoção de eventos científicos, cujo objetivo é fomentar as discussões no campo da educação e inclusão nas áreas de Psicopedagogia e Autismo, como o Encontro Amazônico de Psicopedagogia, ocorrido em 2010, 2011, 2013 e 2016; bem como o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão, já realizado nos anos 2009, 2010, 2012 e 2014.

Confira o cartaz e a programação do evento nos anexos.

Projeto Sexta Etnográfica realiza evento com o tema 'Xamanismo no cinema'

O Projeto Sexta Etnográfica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS realiza o quinto evento do ano de 2017 com o tema “Xamanismo no cinema: Xapiri semu kuema yande”, que acontecerá no dia 10 de novembro, às 9h, no auditório Paulo Burhein, Setor Norte da Universidade.

Na ocasião será exibido o filme 'Abraço da serpente' (2015) do diretor colombiano Ciro Guerra. O filme conta a épica história do primeiro contato, traição e possível amizade entre o xamã Karamakate, último sobrevivente de seu povo, e dois cientistas, que quarenta anos de diferença viajam ao Amazonas em busca de planta sagrada que poderia curar seus males. Inspirado nos diários dos primeiros exploradores que viajaram pela Amazônia colombiana, Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schules.

Após a exibição do filme ocorrerá um debate com os doutorandos Agenor Vasconcelos e Luiz Davi, mestrando Jaime Diakara, com os alunos do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social e com os membros do grupo de pesquisa Macacá do PPGAS/UFAM. Ao final do debate serão sorteados brindes aos presentes.

Programação

“Xamanismo no cinema: Xapiri semu kuema yande”

Dia 10 de novembro de 2017

9h – Exibição do filme “Abraço da serpente (2015, 120 min);

11h – Debate com os doutorandos Agenor Vasconcelos e Luiz Davi e mestrando Jaime Diakara. (Grupo de pesquisa Maracá);

12h – Sorteio de brindes.

PET de Administração realiza I Encontro sobre diversidade LGBT

Por Juscelino Simões 
Equipe ASCOM

O Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da Ufam (PET/Administração) promove nesta terça-feira, dia 7, às 8h, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES/Ufam) o ‘I Encontro abra sua mente, é normal ser diferente’, com o tema ‘A diversidade LGBT no mundo contemporâneo: sociedade, pesquisa e empresa’. 

O evento tem o objetivo de discutir sobre as dificuldades enfrentadas por uma pessoa LGBT no ambiente organizacional a partir dos diferentes cargos, enquanto líderes ou liderados, as relações entre os companheiros de trabalho e nome social. Convidados da comunidade LGBT estarão expondo suas experiências no mercado de trabalho, bem como representantes de órgãos públicos voltados para o direito do trabalhador.

Na programação constam as palestras: ‘O perfil da pesquisa acadêmica sobre diversidade LGBT nas organizações’, ‘O Direito e o tratamento social de acordo com a identidade de gênero e Identidade de gênero: o que tenho a ver com isso?’ E a mesa-redonda ‘A Comunidade LGBT e o mercado de trabalho’.

Segundo o Coordenador do Evento e membro do Programa de Educação Tutorial de Administração, Igor Matheus, este tema é importante porque as pessoas ainda demonstram certa resistência quando se fala de diversidade LGBT. “É preciso informar a respeito deste tema, especialmente se você for da área de administração. Um gestor precisa aprender a trabalhar com diversidades. Uma das palestras do evento tratará da questão do direito e do tratamento social de acordo com a identidade de gênero, por exemplo. O objetivo do ‘I Encontro abra sua mente’ é acima de tudo informar e destacar a importância de respeitar as pessoas e não tratá-las de maneira diferente. Qualquer indivíduo pode agregar valor, independente de sua religião, das coisas que ela faz ou de sua orientação sexual”, disse o estudante. 

Confira a programação completa do evento:

 

08:00h – 9:30h

(1h30min)

Início do Credenciamento

08:30h – 08:33h

(3min)

Abertura do Evento – Igor Matheus

08:34h – 08:54h

(20min)

Composição da Mesa de Abertura

Prof. Dr. Sylvio Puga

Profa. Dra. Maria da Glória Vitório Guimarães

Profa. Dra. Márcia Calderipe

08:55h – 09:35h

(40min)

Palestra “Identidade de Gênero: o que tenho a ver com isso?

Convidado:Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva

09:36h – 09:56h

(20min)

Palestra “O direito e o tratamento social de acordo com a identidade de gênero”

Convidado:João Mateus Thomé de Souza Lima

09:52h – 10:07h

(15min)

Apresentação de Artística

10:08h – 10:43h

(35min)

Palestra “O perfil da pesquisa acadêmica sobre diversidade LGBT nas organizações”

Palestrante:Prof. Dr. Daniel Armond

10:44h – 11:44h

(1h)

Mesa Redonda“A Comunidade LGBT e o Mercado de Trabalho”

Mediador:Prof. Me. Gustavo Rosa Fontes

Convidado 1: Dr. Patrick Gomes de Souza

Convidado 2: Joyce Alves Gomes

Convidado 3: Sebastiana Silva

11:45h – 12:00h

(15min)

Finalização do Evento, Sorteio de brindes.


 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Cartaz.png)Cartaz.png[ ]230 kB

Nepe comemora 28 anos com Seminário de Educação Popular

Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (Nepe), da Faculdade de Educação da Ufam (Faced), realiza, no período de 08 a 10 de novembro, seminário comemorativo dos seus 28 anos com o tema ‘A Contemporaneidade da Educação Popular e os desafios atuais: o horizonte político e as contribuições para o projeto de emancipação humana’, no auditório da Faculdade de Direito nos dias 08 e 10 de novembro e no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia, no dia 09, a partir das 09h.

O evento tem por objetivo promover reflexões sobre a contemporaneidade da Educação Popular como teoria do conhecimento, pedagogia e práxis das transformações sociais, bem como estabelecer diálogos, no contexto acadêmico, das questões da Educação Popular, congregando ações entre a Ufam, Faced e os sujeitos da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Manaus.

Podem se inscrever alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica, bem como alunos e professores de outras instituições. A inscrição é requisito para a certificação de horas complementares, com no mínimo 75 por cento de participação de todo o evento, que é gratuito e aberto ao público em geral. 

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link: https://goo.gl/forms/Thv64JjJvmhgZfKG2.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Cinema Argentino é o tema do Cine Vídeo Tarumã desta semana

Por Juscelino Simões 
Equipe Ascom

O Cine Vídeo Tarumã exibe nesta semana três produções recentes do Cinema Argentino. Serão exibidos os filmes O ClãO Médico Alemão As Viúvas nos dias 6, 8 e 9 de novembro respectivamente. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, no setor Norte, na Universidade Federal do Amazonas. 

Nesta segunda-feira, dia 6, será exibido O Clã. Dirigido por Pablo Trapero, responsável por filmes como 7 dias em Havana e Elefante Branco, o filme lhe rendeu o Leão de Prata em Veneza por Melhor Direção e o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano nos Prêmios Goya da Espanha. A história do filme gira em torno de uma família que sequestrava e matava pessoas durante a década de 1980 na Argentina. O filho mais velho, Alexandro Puccio (Peter Lanzani) é obrigado a participar do sequestro de um de seus amigos, o que o deixa em crise.

                                         

Na quarta-feira será a vez de exibir O Médico Alemão. Neste filme, escrito e dirigido por Lucía Puenzo, aborda a história do médico nazista Josef Mengele que se refugia na Argentina ao final da Segunda Guerra Mundial. O filme teve passagens em festivais importantes como o de Cannes e o de Havana, vencendo neste o último o prêmio de Melhor Filme segundo o público. 

Na quinta-feira o Cine Vídeo encerra a semana exibindo o longa Viúvas, de Marcos Carnevale. A história do filme envolve duas mulheres, mulher e amante, que se conhecem no enterro do homem que amavam. Depois desse primeiro encontro, as duas são forçadas a viverem juntas, já que no seu leito de morte, o homem pediu para que sua mulher ajudasse a sua amante. 

Segunda edição da Journée Académique ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro

 
Por Nicoly Ambrozio
Equipe Ascom

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, será realizada a segunda edição da "Journée Académique", uma parceria entre o curso de Língua e Literatura Francesa e o Centro Acadêmico de Língua Francesa (Calf). O evento ocorre das 14h às 19h30, no Auditório Rio Solimões do IFCHS, localizado no setor Norte do Campus.

Com o tema “Os desafios e as oportunidades do ensino de francês em Manaus”, esta edição terá como convidada a professora Cristina Pietraróia, da Universidade de São Paulo (USP). A programação inclui mesas redondas, conferências, ateliês, oficinas e apresentações culturais. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local e dias do evento.

Sobre a Journée Académique

O evento tem como intuito incentivar atividades que possibilitem o ensino e aprendizado da língua francesa, bem como promover troca de conhecimentos e vivências voltadas para os interessados na cultura e língua francesas.  

FES realiza a primeira edição da Mostra de Contabilidade Agropecuária, entre os dias 6 e 10 de novembro. Inscrições abertas

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Faculdade de Estudos Sociais realiza nos dias 6, 8 e 10 de novembro a I Mostra de Contabilidade Agropecuária, evento de iniciativa dos acadêmicos da disciplina Contabilidade Agropecuária, sob a orientação da professora Silvia Elaine. A mostra será no Auditório Rio Amazonas, localizado na FES, Setor Norte do Campus, e conta com a seguinte programação:

Segunda-feira, 6/11, às 18h: Apresentações sobre Custos de Elaboração de Composteira;

Quarta-feira, 8/11, às 16h: Apresentações sobre Custos de Elaboração de Horta;

Sexta-feira, 10/11, de 16h às 20h: Apresentações dos Custos para Composteira e Horta.

O evento  é gratuito e as inscrições são feitas neste endereço: www.even3.com.br/1contagropecuaria. Cada atividade vale 2 horas complementares.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 4546

Curso de Relações Públicas comemora seus 40 anos em 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro

No ano de 2017, o curso de Relações Públicas da Ufam completa quatro décadas. Para comemorar essa data, será realizado o “Encontro Comemorativo dos 40 anos do curso de Relações Públicas da Ufam”, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), a partir das 8h30.

O evento tem como objeto refletir sobre as práticas acadêmicas e reconhecer os profissionais que se destacaram na atividade de Relações Públicas no Amazonas ao longo dessas quatro décadas.

Inscrições & Programação

As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/40anosrpufam, a partir do dia 3 de novembro, e o limite de vagas está sujeito à capacidade do auditório. Acesse a programação detalhada no anexo.

O Encontro terá exposição de trabalhos de discentes, relatos de experiências de egressos, homenagens, lançamentos, mesa-redonda e a conferência presidida pela professora Cláudia Peixoto, docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sobre as Práticas Acadêmicas de Relações Públicas.

 

Com informações: Curso de Relações Públicas Ufam

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação.pdf)Programação 40 anos RP Ufam[ ]717 kB

Inscrições abertas para o seminário “Práxis dialógica: a formação do professor de Filosofia em conexão com a realidade”

Evento ocorre de 21 a 24 de novembro, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

 

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

De 21 a 24 de novembro de 2017, ocorre a segunda etapa do seminário “Práxis Dialógica: a formação do professor de Filosofia em conexão com a realidade”. Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO), o seminário é resultado de uma articulação entre diversas atividades de Formação de Professores do Departamento de Filosofia da Ufam.

A expectativa é que o seminário seja um espaço favorável para a interação entre expositores e participantes e possa atrair uma diversidade de pesquisadores; além de alunos de graduação e pós-graduação interessados no debate atual sobre métodos e didáticas de Ensino de Filosofia fortalecendo, dessa forma, a pesquisa e a reflexão na área de Ensino de Filosofia. Espera-se que mais de 200 pessoas participem das atividades previstas para esta segunda etapa do evento.

Programação

“O Marxismo e a Filosofia latino-americana: matrizes histórico-conceituais” é o tema da conferência de abertura do evento, a qual será proferida pelos professores Deodato Ferreira da Costa e Luís Fernando de Souza Santos, no dia 21 de novembro, a partir das 14h30. À noite, haverá a Amostra de produções dos discentes da disciplina Filosofia da Educação.

Na tarde do dia 22 de novembro, o seminário continua com o Painel Temático “O Ensino em Foco: A Lei 13.415/2017 e seus encaminhamentos”, que terá como expositores os professores Sandra Regina Garcia (CECA-UEL/PR) e Antônio Meneses da Costa (gerente do Ensino Médio da SEDUC). À noite, ocorre a mesa redonda “Conexão entre o PIBID de Filosofia e a Licenciatura em Filosofia: um balanço das atividades do PIBID, que terá como expositores os participantes PIBID do sub-projeto Filosofia.

No dia 23 de novembro ocorrem as Amostras das produções das disciplinas do curso de Filosofia. À tarde, das 14 às 16h, serão expostos os trabalhos dos discentes da disciplina Filosofia da Educação e, das 18h30 às 19h30 serão apresentadas as produções dos discentes da disciplina Prática Integrada II.

No dia 24, a programação inclui a Roda de Diálogo “O Ensino de Filosofia e as experiências de Formação de professores: as contribuições do GEPEMFILO”, que ocorre a partir das 14h. A Roda de Diálogo terá como expositores os professores Valcicléia Pereira da Costa; Paulo Assunção dos Anjos e José Belizário Neto.

Inscrições

O evento é aberto ao público em geral e podem se inscrever alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Ufam, bem como alunos de outras instituições da Educação Básica e IES. A inscrição é requisito para a certificação de horas complementares de participação, com no mínimo 75% de participação em todo o evento. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link Inscrição Filosofia ou enviar e-mail de solicitação de inscrição para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Sobre o GEPEMFILO

Liderado pela professora Valcicléia Pereira da Costa, o GEPEMFILO é voltado a realizar estudos, pesquisas, produção de textos, material didático e eventos relacionados à Filosofia e ao seu ensino nos níveis Fundamental, Médio e Superior.

Livros com temas regionais são lançados na Ufam nesta terça, 7 de novembro

Ao todo, dez obras serão lançadas no dia 7 de novembroAo todo, dez obras serão lançadas no dia 7 de novembro“As aves que não podiam cantar”, ”, “Pepeu, o Gato que queria ser onça”, , “Filho-do-Ingá”, “Guta e o rio poluído” são alguns dos dez livros da coleção de literatura infantil Jaraqui. O lançamento ocorre nesta terça-feira, 7 de novembro, no auditório Samaúma, localizado no Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A coletânea foi produzida por professores que concluíram o curso de pós-graduação Lato sensu em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, curso vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e hospedado no Laboratório de hipermídia do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort/Faced).

Obras

Um total de 22 professores da rede estadual de Manaus, Novo Ayrão, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo produziram os livros, cuja distribuição será gratuita para uso em sala de aula como material didático.

Além das obras citadas acima, compõem a coletânea os livros “Mapinguari e Curupira - os heróis da floresta”, “Mindu e sua amiga Vitória”, “Bastião e Mundica”, “O monstro da poeira “Zeca Sapeca” e “Zinho, o Sauim-de-coleira”.

As ilustrações foram feitas por três designers e uma estudante da rede pública de Manacapuru e a Editora da Universidade (EDUA) editou as obras sob a coordenação das professoras Maria Anete Leite Rubim e Salete da Silva Lima.

 

Serviço

O quê: Lançamento de coletânea de livros infantis Jaraqui

Dia: 07/11/2017 (terça-feira)

Local: Auditório Samaúma, Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Contato: Professora Anete Rubim (99128-0506).

Última Feira de Troca de Livros do ano ocorre de 6 a 9 de novembro

Com informações da equipe organizadora do evento

Algumas obras disponíveis no acervo, que já reúne mais 1700 itens para trocaAlgumas obras disponíveis no acervo, que já reúne mais 1700 itens para trocaA Feira de Troca de Livros da Ufam promove sua oitava edição, a última deste ano, no período de 6 a 9 de novembro. A ação ocorre das 14 às 20h na sala 26 do Centro de Convivência, situado no setor Norte do campus.

Assim como nas edições anteriores, as regras da Feira permanecem: um livro por um livro, um cd/dvd por um cd/dvd, uma revista por uma revista, ou um quilo de alimento não perecível por qualquer unidade de item já listado. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes.

Desde sua inauguração em março de 2017, cada edição da Feira recebe em média 200 exemplares como troca ou doação por pessoas que se interessam e incentivam a leitura. Obras científicas, paradidáticas, didáticas, religiosas, da literatura nacional, revistas, enciclopédias, dicionários, DVDs e até jogos circulam pelo espaço.

O acervo atual contém 1728 itens, sendo 333 somente da área de humanas. Ao longo das edições anteriores, professores, técnico-administrativos e alunos de diversas cursos de graduação, como Ciências Contábeis, Pedagogia, História ,Relações Públicas e Serviço Social, estiveram envolvidos na ação.

A organização da Feira destaca que “o apoio da Reitoria, da Biblioteca Setorial Norte e da administração do Centro de Convivência foram essenciais para viabilizar as edições oferecidas à comunidade acadêmica”.

A previsão é que a Feira retorne em março de 2018, com muitas novidades. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com a idealizadora do projeto, professora Silvia Elaine Moreira, via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Visite e curta a página facebook.com/feiradetrocadelivrosufam

ISB promove ll Fientec de 5 a 10 de novembro

 
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) de Coari realiza no período de 5 a 10 de novembro a ll Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia, Extensão e Cultura do Médio Solimões (II Fientec). Na programação constam minicursos, palestras, concurso da Garota Fientec, culinária, redação, espetáculo de humor (stand-up comedy), entre outras atividades.

O evento tem o objetivo de compartilhar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais com a comunidade da região do Médio Solimões (população de Coari e municípios da Região), comunidade acadêmica do ISB, estudantes das redes públicas (estadual e municipal), professores, e a comunidade em geral.   

Inscrições pelo site https://doity.com.br/fientec2017 . Todos os minicursos e oficinas são gratuitos, mas a coordenação sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível. Para fazer a inscrição são necessárias as seguintes informações: (1) nome completo; (2) e-mail; (3) CPF ou número de matrícula. 

 

HUGV participa da II Fientec por meio de videoconferência

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participa da II edição da Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia, Extensão e ultura do Médio Solimões (II Fientec), promovida pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) de Coari da Ufam.

Durante todo o período do evento, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros participam com palestras realizadas no Hospital e na Gerencia Multisdisciplinar de Telessaúde da Ufam (GMTS), situada na Faculdade de Medicina. As palestras poderão ser acompanhadas presencialmente em Manaus, bem como pelos participantes do evento em Coari/AM, por meio de videoconferência, o que permitirá a participação em tempo real, com discussão e troca de informações.

Ufam em Parintins realiza Olimpíada para comemorar 10 anos de implantação do instituto

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ - Ufam) em Parintins, realiza entre os dias 10 e 19 de novembro a primeira edição das suas olimpíadas acadêmicas, como parte das comemorações dos 10 anos de implantação do instituto no município, em 24 de setembro de 2007. O evento é voltado para a comunidade (professores, técnicos, alunos e ex-alunos), em modalidades coletivas e individuais que acontecerão no campus da universidade e praças esportivas de Parintins.

As inscrições para a Olimpíada ICSEZ 10 anos podem ser feitas até o dia 6 de novembro, na sede do instituto, nas seguintes modalidades:

Coletivo: Futsal, Handebol, Queimada e Vôlei;

Individual: Xadrez, Dominó, Tênis de mesa, Natação e Uno (jogo de cartas que será novidade na categoria).

As atividades esportivas serão realizadas na sede do ICSEZ (estrada do Macurany), piscina do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), quadra do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (SESC) e no ginásio de esportes Elias Assayag. Cada atleta paga uma taxa no valor de R$ 5,00 para colaborar no custeio da competição.

Para o professor do curso de Zootecnia Tiago Costa, um dos coordenadores da Olimpíada, comemorar a presença da Ufam no município é um marco histórico:“Imaginem que antes para o parintinense fazer uma faculdade tinha que sair de sua terra. Hoje ele pode cursar aqui. Por isso os dez anos do Instituto não podem passar despercebido”.

Já para o acadêmico Inafran Souza e Souza, coordenador dos jogos da olimpíada, o evento será de integração. "Queremos integrar os alunos que não praticam nenhuma das modalidades esportivas tradicionais”.

Notícia relacionada

Ufam comemora 10 anos do Icsez Parintins