Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Egressa do curso de Antropologia, Mislene Metchacuna, é a primeira indígena Tikuna a assumir cargo de presidente substituta da Funai

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Barbosa

Mislene Metchacuna assumiu o cargo de presidente substituta, mas antes esteve à frente das coordenações regionais do do Alto Solimões,  do Vale do Javari e Regional Substituta

Uma personagem de muitas histórias para se referenciar e encher o peito de orgulho de um povo que é marcado pela luta e resistência. Mislene Metchacuna é essa personagem da etnia Tikuna, que traz em sua essência a coragem desse povo considerado um dos maiores da Amazônia, assumiu recentemente o cargo de presidente substituta na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Sua ligação com a Ufam vem desde a graduação, quando iniciou o curso de Antropologia Social no Instituto de Natureza e Cultura, em Benjamin Constant (AM).  Metchacuna se sente orgulhosa por ter a oportunidade de estudar na Universidade Federal do Amazonas, e destaca o  Programa do Governo Lula pela reestruturação e expansão das universidades federais ocorrido no período de 2003-2011,  quando foi instalado o Instituto, o qual oportunizou o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior.

Segundo ela, o Campus, que está localizado na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, a Universidade pode abrir perspectivas aos egressos, permitindo-lhes prosseguir os estudos, evitando assim o envolvimento com a criminalidade. “Geralmente, os crimes estão associados ao narcotráfico e outras atividades ilegais que afetam a região. É uma pena que o mercado de trabalho na região seja escasso!”, explicou a presidente.

Em 2014, Metchacuna concluiu o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), da Ufam/Museu Amazônico, defendendo a dissertação “A trajetória da Polícia Indígena do Alto Solimões: política indigenista e Etnopolítica entre os Tikuna”.

A criação da Polícia Indígena foi uma resposta a ineficiência da atuação das forças de segurança na região do Alto Solimões”, completou Metchacuna que disse ainda que “os cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia Social ministrado pela Ufam, com certeza abriu um novo horizonte, não apenas para atuar junto ao povo Tikuna, mas também com outros povos indígenas”.

Histórico

• Aprovada no Concurso Público da Funai, em 2010, lotação na Coordenação Técnica Local, em Benjamin Constant (AM);
  • No ano de 2014, assumiu o cargo de Coordenadora Regional do Alto Solimões, sediada em Tabatinga-AM;
  • Em 2020, no contexto da pandemia, fez parte da equipe de trabalho da Coordenação Regional Vale do Javari, sediada no município de Atalaia do Norte, e, posteriormente, assume ao cargo de Chefe do Serviço de Direitos Sociais e Cidadania;
  • Em 2021, assume a Coordenação Regional Substituta até o mês de fevereiro de 2023, quando foi indicada pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana para assumir a Direção de Administração e Gestão-DAGES. Recentemente, foi designada a ser substituta da presidência.