Página inicial > Últimas sobre Amazônia > Diretora da Fazenda Experimental da Ufam, Albejamere Castro, proferiu palestra em comunidade indígena

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)

Foto: enviada pela professora Albejamere Castro

Em evento relacionado sobre produção da agricultura e pesca na comunidade indígena Kokama de Babanal, promovido pela Cooperativa Agropecuária dos Pescadores da Mesorregião do Amazonas (Coopeixe) e pela comunidade, na última semana de setembro, a diretora da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Faexp/Ufam), professora Albejamere Castro, proferiu palestra sobre o tema para etnias Ticunas e Kokama, entre outras etnias da região, com o tema ‘Experiências de pesquisas da Fazenda Experimental (Faexp/Ufam)’ voltado ao desenvolvimento da agricultura.

A professora foi convidada, representou a Ufam, pela a indígena Deli de Moçambito, da comunidade indígena Kokama de Bananal e pelo representante da Coopeixe, senhor Donizethe Pinheiro. Participaram do evento representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI); Prefeitura de Tabatinga, Ifam, lideranças de outras etnias, além das que vivem em Bananal Ticunas e Kokamas haviam outras etnias, além da socialização de experiências entre as instituições presentes e os participantes. A Coopeixe fez a entrega de caixas de peixes para a merenda escolar, e a notícia que a comunidade de Bananal iria participar do projeto da CONAB.

No evento teve apresentação da cultura indígena com crianças kokama dançando o ritual do Pagé. A comunidade também preparou um banquete de alimentos locais: peixes e frutas para servir aos participantes do evento. No final do evento foi cortada a fita da doação de um flutuante doado pela Coopeixe para servir de base, para os indígenas desenvolverem seus projetos de pescado e agricultura.

Ao término do evento as mulheres indígenas solicitaram que a professora Albejamere fosse conhecer as áreas de plantio de malva nativa que são utilizadas como remédios, além de outros plantios. A Ufam por meio da professora foi convidada pela cooperativa e pela cacique a desenvolver projetos naquela localidade envolvendo a agricultura. Além do evento a professora foi conhecer projetos realizados na comunidade de Bananal e as instalações da Coopeixe.