Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > INC lança nova cartilha em língua Ticuna
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

INC lança nova cartilha em língua Ticuna

  • Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 12h38
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h21
  • Acessos: 2226

Unidade Acadêmica da Ufam em Benjamin Constant (INC-BC) tem, aproximadamente, 570 alunos indígenas autodeclarados e docentes viram a necessidade de reforçar a produção de publicações em língua indígena para orientar as comunidades indígenas do Alto Solimões quanto ao combate do novo coronavírus

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com atividades presenciais suspensas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) diante do avanço da Covid-19, docentes do Instituto de Natureza e Cultura (INC), unidade acadêmica da Ufam no município de Benjamin Constant, iniciaram um trabalho de orientação, a partir da elaboração de cartilhas, com objetivo de levar as informações aos povos indígenas das diversas comunidades do Alto Solimões.

Intitulado “Fica na Comunidade”, o primeiro material foi produzido no mês de março e divulgado virtualmente aos alunos indígenas do Alto Solimões, considerando que, atualmente, o INC-BC tem aproximadamente 570 alunos indígenas autodeclarados, prevalecendo a etnia Ticuna.

A nova cartilha foi elaborada pela professora Taciana de Carvalho Coutinho, pelo professor Tales Vinícius Marinho e pelos alunos indígenas. A publicação contém orientações quanto à importância do uso de equipamentos de proteção no combate à Covid-19. “Eu e o professor Tales Vinícius Marinho resolvemos elaborar um material para contextualizar conceitos biológicos abordados na área de microbiologia, demonstrando, dessa forma, aos alunos e à comunidade, a integração de informações técnicas e científicas atreladas aos conhecimentos tradicionais indígenas, referentes a informações gerais sobre o novo Sars-CoV-02, enfatizando o ciclo de reprodução, as principais formas de transmissão, sintomas e algumas medidas de prevenção em língua Ticuna” declarou a professora Taciana de Carvalho Coutinho.

A partir de agora, os alunos indígenas farão a divulgação do novo material na rede de Contatos do WhatsApp e nas bocas de ferro (alto-falantes) do município.

registrado em:
Fim do conteúdo da página