Página inicial > Notícias > Proext seleciona propostas para institucionalização de ligas acadêmicas. Inscrições encerram dia 22 de abril

Acessos: 669

Por meio do Edital N. 002/2024, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) seleciona projetos extensionistas na modalidade de Liga Acadêmica, associações científicas que propiciam contato com a comunidade externa e aprofundam temas em áreas de atuação específicas. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira, 22 de abril, no e-Campus (https://ecampus.ufam.edu.br).

Na submissão, o proponente deve apresentar os serviços decorrentes das atividades de ensino e pesquisa, com carga horária semanal entre 4 e 8 horas, além de indicar as atividades que contemplem as necessidades de conhecimento dos acadêmicos nas áreas de conhecimento dos respectivos cursos e relacionadas ao perfil da sociedade local. A proposta também deve contemplar as estratégias de divulgação científica técnica ou tecnológica (cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, oficinas, reuniões ou congressos). Outro requisito é que o coordenador do quadro de docentes, sendo opcional a indicação de vice-coordenador (e este pode ser do quadro de técnico-administrativos da Ufam).

Participação

As atividades têm duração de 12 meses e as ligas podem ter a participação de docentes, técnico-administrativos, discentes de graduação e pós-graduação e público externo (colaboradores). Para compor uma Lacad, o discente deve estar regularmente matriculado e ser indicado como voluntário pelo coordenador da Liga. Ao final da atividade, ele pode aproveitar as horas como creditável da carga horária extensionista, no Histórico Escolar (Resolução N. 44/2023-Consepe), ou como Atividade Acadêmico-Científica-Culturais (Resoluções N. 018/2007-CEG/Consepe e N. 021/2007-Consepe).

Os docentes, TAEs e pós-graduandos receberão certificados e poderão incluir a participação no currículo profissional. O colaborador externo fará jus ao certificado de Projeto de Extensão. O processo de avaliação das propostas e o rol de atribuições dos participantes da liga, conforme as funções desenvolvidas, encontram-se no item 4 do edital de seleção. Os documentos necessários para submeter o projeto são listados no item 5 do mesmo documento.

Maiores informações Aqui