Página inicial > Notícias > Vice-reitora representa a Ufam no TCE-AM em solenidade de abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas

Acessos: 424

Junto ao Tribunal de Contas do Estado, a Universidade mantém algumas cooperações, inclusive em termos de qualificação de seus servidores a partir de cursos de especialização e pós-graduação em nível de stricto sensu. A colaboração na área ambiental para parcerias em execução de auditorias também estão vigentes.

Assessoria TCE/AM com edição Carla Santos

A Universidade Federal do Amazonas, representada pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, compôs a mesa da solenidade de abertura das atividades do ano letivo daEscola de Contas Públicas (ECP),  do Tribunal de Contas do Amazonas TCE-AM).

A abertura contou também com palestras, entre elas a da advogada da União e doutora em Ciência Ambiental, Teresa Villac, com o tema “Governança Pública e Sustentabilidade: a atuação da Advocacia Pública Consultiva”.

Em seguida, o advogado, ambientalista e político brasileiro Fábio Feldmann ministrou palestra sobre o tema “Gestão Pública, desenvolvimento e conservação ambiental na Amazônia: qual o caminho?”.

Para encerrar o encontro, Benjamin Zymler tratou sobre o tema “Sustentabilidade das compras públicas e ações do TCU na área do meio ambiente”.

Primeiro curso do ano - Na última terça-feira (12) a presidente do TCE, conselheira Yara Amazônia Lins, promoveu a aula inaugural do curso de prestação de contas anual para mais de 200 jurisdicionados, abordando temas como estrutura e competência do TCE-AM, legislação, tecnologia na prestação de contas e responsabilidade dos gestores públicos. No dia seguinte, as aulas continuarão com foco nas prestações de contas das prefeituras municipais, câmaras municipais e unidades gestoras da administração direta e indireta, além dos fundos previdenciários, visando oferecer conhecimentos fundamentais aos participantes.

A diretora-executiva da ECP, Ana Isabela Encarnação, disse que “realizar um curso como o de Prestação de Contas Anual, é de suma importância, pois contribui, significativamente, na capacitação dos gestores na apresentação de suas prestações de contas. Essa iniciativa está alinhada com nossa missão de fortalecer e promover a função pedagógica do Tribunal de Contas”.