Página inicial > Notícias > PPG em Ensino Ciências e Humanidades do IEAA lançam e-book que aborda elementos de epistemologia na educação e ensino

Edição Sebastião de Oliveira

Revisão Rozana Soares, Equipe Ascom

Editado pela Alexa Cultural, o livro “Questões epistemológicas da pesquisa em Educação e Ensino”, tem como organizadores, professores do Programa em Ensino de Ciências e Humanidades, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (PPGECH/IEAA/Ufam) com o apoio da Editora da Ufam (Edua).

A obra é resultado de pesquisas e estudos de autores(as) nacionais e internacionais (Brasil, Angola, México, Moçambique, Portugal), nas áreas de Ciências e Humanidades, tão significativas e ao mesmo tempo sofrendo de ataques econômicos, políticos e interesses nas últimas décadas. O livro está organizado em três seções, totalizando 25 capítulos que dialogam entre si de uma forma dialética. Para esta edição, além do formato online, foram impressos 40 (quarenta) volumes, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os organizadores do livro são professores efetivos do PPGECH/IEAA, assim como professores de cursos de graduação do Instituto, no Vale do Rio Madeira, em Humaitá. São eles: Elizabeth Tavares Pimentel, Heron Salazar Costa, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas e Valmir Flôres Pinto.

A Obra está dividida em três seções: A Primeira Seção ‘O conhecimento como uma construção humana’ composta de cinco capítulos, há a colaboração de pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros e internacionais. A Segunda Seção ‘Questões epistemológicas do Ensino de Ciências’, é composta de seis capítulos, com participação de estudantes de pós-graduação e pesquisadores brasileiros e internacionais.

Nesta seção os destaques maiores são para as áreas do ensino das Ciências Exatas. A terceira Seção é mais específica na área de humanidades: ‘Tendências investigativas no Ensino de Ciências Humanas’. Para esta seção foram compilados treze capítulos com participação de pesquisadores nacionais e internacionais, acadêmicos de pós-graduação e de graduação. A pesquisa na área de ciências humanas é muito ampla e rica, principalmente em se tratando desses dois focos: a educação e o ensino.

Esta publicação buscou fazer esse contato nacional e internacional, não só com professores e pesquisadores, mas também com acadêmicos em formação e egressos do PPGECH e acadêmicos de outros PPGs.

A obra está disponível no link: https://alexabooks.com.br/QuestoesEpistemologicas.pdf