Página inicial > Notícias > Ações de extensão são institucionalizadas e integram as grades dos cursos de graduação

Por Juscelino Simões, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Ufam publicou nesta semana (no dia 15 de janeiro de 2024) a resolução de nº 44, que dispõe sobre a regulamentação da Curricularização das Ações de Extensão Universitária nos cursos de graduação na Universidade Federal do Amazonas.

A partir da publicação da resolução de nº 44 pelo Consepe, a Universidade Federal do Amazonas passa a inserir no currículo dos cursos de graduação ações de extensão universitária. A Curricularização das Ações de Extensão Universitária significa a inclusão dessa importante dimensão formativa em todos os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas, ocupando 10% da carga horária dos cursos.

A Extensão Universitária, tendo por fundamento o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consiste num processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político capaz de promover a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.

A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de Ensino Superior e a sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

As ações extensionistas são caracterizadas por intervenções que envolvam diretamente a comunidade externa à Universidade Federal do Amazonas, vinculadas à formação dos discentes e que possam por meio da relação dialógica realizar transformações no processo de desenvolvimento humano.

“Uma vitória histórica da comunidade acadêmica, bem como da sociedade em geral. A Curricularização da Extensão significa a presença dessa importante dimensão formativa em todos os Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas. Estamos diante da possibilidade concreta de ampliação da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, a formação cidadã dos discentes e a produção de mudanças internas, entre outras. Agradeço a construção coletiva da resolução que contou com a participação do reitor, professor Sylvio Puga, da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, que se dedicaram à causa extensionista, aos colegas pró-reitores e pró-reitoras, aos professores e professoras membros dos colegiados de cursos e Núcleos Docentes Estruturantes, diretores e diretoras das unidades acadêmicas e órgãos suplementares; aos conselheiros e conselheiras do Consepe e a todas as equipes de técnicos e técnicas que participaram desse movimento direto ou indiretamente. Agradeço aos diretores, diretoras, técnicos e técnicas da Proext pelo esforço e determinação na realização dessa etapa. Cabe destacar o papel central dos membros da Comissão de Curricularização que por meio do debate e da construção das ideias,  potencializou o que temos. E por fim, um agradecimento  ao papel desempenhado pela relatora do processo, professora Dorineth Bentes (Faculdade de Direito da Ufam), pelo conselheiro Elias Assayag e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto”, destacou o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes.

“Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Política de Extensão Universitária contribui aproximando a academia das comunidades, instituições adjacentes, empresas, mercado. O resultado disso é uma sociedade que se constrói e se alicerça com a participação forte da Universidade, de quem recebe soluções, inovações tecnológicas e profissionais qualificados, além de sensíveis à realidade e aptos a atender às suas demandas”, afirmou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.