Página inicial > Notícias > Em 2024, Projeto de Extensão “Plantão Psicológico” amplia para 30 o número de escolas públicas atendidas em Manaus

Acessos: 952

Voltado ao atendimento de demandas psicológicas como crises de ansiedade, comportamentos autolesivos, violência doméstica, bullying e agressividade, o projeto, atualmente desenvolvido em 20 escolas estaduais de ensino fundamental e médio e em 4 escolas municipais de ensino fundamental,  tem, em 2024, a perspectiva de atender mais 6 escolas da rede pública de ensino

Por Márcia Grana

Revisão: Rozana Barbosa

Equipe Ascom Ufam

Com informações da FAPSI

O projeto de Extensão Plantão Psicológico, realizado pelo Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Labfen/Fapsi/Ufam) passa a atender, em 2024, mais seis escolas da rede pública de ensino. Coordenado pelo professor Ewerton Helder Bentes de Castro, o Plantão Psicológico teve início em fevereiro de 2022 em apenas uma escola estadual e, atualmente, é efetivado em 20 escolas estaduais de ensino fundamental e médio e em 4 escolas municipais de ensino fundamental. “O Labfen, através do Plantão Psicológico e da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial, tem mostrado o quanto a Psicologia pode contribuir para o bem estar da população. Daí, nosso lema: “Da impossibilidade nos tornamos possibilidade. Em 2024, já estamos em conversação e mais 6 escolas vêm somar-se às 24 já existentes”, divulga o coordenador do Plantão Psicológico.

Plantão Psicológico - Funcionamento

Professor Ewerton Castro também detalha como o projeto funciona. “Durante o projeto, os adolescentes são escutados na própria escola, nos turnos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira. Ao escolar é possibilitado ir ao plantão até 5 vezes. A partir daí, se for verificada, em supervisão (cada escuta é supervisionada pelo grupo de psicólogos supervisores), a necessidade de psicoterapia, o aluno é encaminhado para a rede de apoio do projeto, composta por alunos finalistas e que já estão desenvolvendo o estágio supervisionado, além de profissionais que abraçaram a proposta do projeto”, afirma o gestor do Plantão Psicológico.

Principais demandas psicológicas estudantis atendidas

As principais demandas atendidas pelo projeto nesse período de atividade foram crises de ansiedade, comportamentos autodestrutivos e autolesivos, violência doméstica, violência sexual contra crianças e adolescentes, bullying, agressividade, configurações familiares disfuncionais e suas consequências, dentre outros.

Mais de 2 mil escutas e 480 sessões

De 14.02.2022 a 01.12.2023 foram 2110 escutas realizadas com adolescentes, 480 sessões de terapia com professores da rede pública de ensino, 50 psicoterapias com pais e mães de alunos e com alunos encaminhados pelos plantonistas. No que tange a eventos, o Setembro Amarelo contou com a participação de mais de 5000 alunos das escolas onde o plantão é realizado, sob a forma de rodas de conversa, grupos de discussão, palestras e apresentações cuja criação temática foi dos próprios alunos. “Os gestores têm manifestado, continuamente, como compreendem a importância da atividade, ressaltando as mudanças ocorridas nas escolas a partir da inserção do projeto nas instituições” afirma o professor Ewerton Castro.

Equipe do projeto

Em 2023 atuaram como plantonistas 158 discentes de Psicologia da Esbam, Fametro, Uninorte, UniniltonLins, Santa Teresa e Fapsi/Ufam. Atuaram como supervisores 9 profissionais de Psicologia, que também são docentes em faculdades de Manaus e mestres em Psicologia.