Página inicial > Notícias > Cecane Ufam realiza oficina sobre agricultura familiar com comunidades indígenas em Boca do Acre

Acessos: 1890

O Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (CECANE - UFAM), coordenou, em maio,  a I Oficina Regional da Agricultura Familiar Indígena e Comunidades Tradicionais, com objetivo de proporcionar assessoria aos agricultores familiares e realizar o mapeamento agrícola dos alimentos regionais para fornecimento na alimentação escolar indígena e outras comunidades tradicionais para boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no município de Boca do Acre do Estado do Amazonas.

A solicitação dessa oficina partiu da comunidade indígena do município por meio da Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre- Amazonas - OPIAJBAM. Além da organização do CECANE UFAM, o evento contou com a parceria de vários atores sociais desde o planejamento até a execução, tais como a Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos do Amazonas - CATRAPOA, Ministério Público Federal – MPF, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Secretaria de Educação do Município – SEMED e Secretaria de Produção do município de Boca do Acre.

Estiveram presentes na oficina setenta agricultores familiares de dezesseis comunidades indígenas e extrativistas. Dentre os principais temas abordados destaca-se o resumo sobre os 10 passos da Agricultura Familiar, emissão de DAP/CAF/CPP, elaboração do projeto de venda, o que compõe um edital de chamada pública, mapeamento agrícola para a alimentação escolar, Notas Técnicas do Ministério Público Federal sobre alimentação escolar e aspectos formais para a venda dos alimentos. Os temas foram ministrados pelos palestrantes Ricardo Colares do CECANE-UFAM, Lázaro Reis do IDAM e Carlos Alexandre Demeterco – GIZ.

Ao final do evento foi elaborada uma “carta de compromisso” assinada pelos representantes da gestão local e pelas instituições participantes, e os mesmos se comprometeram a dar continuidade nas atividades para a realização da próxima Chamada Pública a fim de adquirir os alimentos da Agricultura Familiar Indígena e das comunidades tradicionais em atendimento a Nota Técnica No 3/2020/6aCCR/MPF e demais recomendações do PNAE.

Sobre o CECANE

O CECANE UFAM é um projeto desenvolvido em parceria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde 2014. Atualmente está institucionalizado como projeto de extensão da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biológica, sediado no Núcleo de Atividade Integradas (NAI). O objetivo principal é realizar ações de apoio técnico por meio de pesquisas, cursos de formação e prestação de assessoria técnica aos municípios sobre a execução e melhoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Amazonas.