Página inicial > Últimos Eventos > Notícias Destaque > I Seminário Integrado do Educanorte ocorre de 6 a 8 de agosto

I Seminário Integrado do Educanorte ocorre de 6 a 8 de agosto

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h17 | Última atualização em Domingo, 05 de Dezembro de 2021, 00h05 | Acessos: 1071

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

Articular, coletivamente, ações para a implementação do Projeto de Doutorado em Rede na Região Norte, para o próximo quadriênio, com vistas à efetividade das propostas que conformam o Projeto é o objetivo principal do I Seminário Integrado do Educanorte que acontece de 6 a 8 de agosto, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Nessa primeira edição do seminário da Rede Educanorte, o evento apresenta o tema “Desafios à Pós-Graduação no Brasil: o Educanorte em foco” que reunirá professores vinculados na Rede do Doutorado em Educação na Amazônia. A titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, disse que a Rede nasceu na Ufam e que para a Instituição é emblemático que o seminário da organização estrutural da primeira turma que a Rede irá receber ocorra na Universidade. De acordo com a docente, a Ufam está se preparando para realizar o primeiro processo seletivo.

A organização geral tem o apoio das professoras Dinair Leal da Hora e Wilma de Nazaré Baía Coelho, ambas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para Selma Baçal, a expectativa é de que o seminário da Rede seja exitoso, em razão de a Ufam organizar a entrada da primeira turma dos cinquenta e cinco doutores que será formada em Educação pela Rede Educanorte da Região Norte. “Então, a nossa expectativa é a melhor possível. O evento será bem feito e o processo seletivo deverá ocorrer com muita tranquilidade”, completou a pró-reitora.

Até o dia 30 de agosto, ocorrem às inscrições para a seleção de candidatos para o preenchimento das vagas que estão distribuídas entre os quatro polos: Belém, Manaus, Santarém e Tocantins, conforme as linhas de pesquisas em “Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo”, “  Estado, políticas públicas e gestão da educação” e, por último, “Saberes, linguagem e educação”. “A rede é nova e teve aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em abril de 2019. Então, é o nosso primeiro processo seletivo para entrada de alunos para março de 2020”, completou a docente.

Acesse a programação do evento aqui.