Página inicial > Últimas Notícias > Últimos Eventos > Professora Iraildes Caldas Torres defende memorial acadêmico dia 27

Professora Iraildes Caldas Torres defende memorial acadêmico dia 27

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 09h24 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 10h19 | Acessos: 3280

A direção do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ifchs/Ufam) convida, dia 27, às 14h30, a comunidade acadêmica para Defesa de Memorial Acadêmico da professora Iraildes Caldas Torres. A defesa faz parte da etapa de promoção funcional à classe para professor titular e ocorre no Auditório Rio Solimões, setor Norte do campus universitário.

A banca avaliadora será presidida pela professora Marilene Corrêa da Silva Freitas e composta pelos professores Rosa Ester Rossini da Universidade de São Paulo (USP, Vicente de Paula Faleiros da Universidade de Brasília (UnB) e Carlos Alberto Marinho Cirino da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Sobre a professora

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia, Teologia, Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1987); Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia Teologia Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1989); Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1991); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Ciências Sociais/ Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), e Pós-Doutorado na Université Lumiére de Lyon 2, na França (2015) com a tese 'A experiência estética da poiesis Sateré-Mawé, a face aurática/ancestral de sua cultura', sob orientação do professor Dr. Jorge Santiago. Possui experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Etnologia Indígena e Serviço Social, atuando principalmente nos temas de gênero e manifestações simbólicas; trabalho, movimentos e práticas sociais na Amazônia. Coordenou a pesquisa Gênero, etnicidade, práticas sociais e corporais das mulheres Sateré-Mawé em duas comunidades indígenas no Amazonas com financiamento da Fapeam, 2013-2015. Exerceu o cargo de Diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) no período de 2009 a 2013. É membro da Academia de Letras do Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas da PAN- Amazônia. Atualmente, exerce o cargo de coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam.