Página inicial > Notícias Destaque > Proplan finaliza reuniões de revisão do PDI da Ufam

Proplan finaliza reuniões de revisão do PDI da Ufam

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 12h43 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 12h43 | Acessos: 513

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Durante dois dias, os participantes puderam apresentar suas propostas para a atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI/Ufam) para o período de 2016 a 2025. Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada a cerimônia de encerramento das atividades, online e com transmissão pelo canal da Ufam no Youtube. Esta foi a terceira e última reunião de revisão do documento.

A mesa de encerramento foi composta pelo reitor, professor Sylvio Puga, pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, e pelo diretor do Departamento de Planejamento Estratégico (DPE/Proplan) em exercício, Patrick Filgueiras da Silva.

Em seu pronunciamento, o reitor Sylvio Puga ressaltou a relevância da atividade e do PDI para o melhor desempenho da Ufam frente às suas demandas. “O PDI nunca se encerra, ele faz parte do nosso cotidiano, do nosso dia a dia, porque cada passo que avançamos no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação, na internacionalização, ou em qualquer outra esfera, ele está ligado, exatamente, ao que planejamos para que acontecesse”, expôs. “Então, quando nós fazemos a revisão, nós apenas estamos dizendo à comunidade que aquilo que pensamos não é algo estático, é algo dinâmico, porque o mundo é dinâmico, a vida é dinâmica. Então, nós precisamos fazer a atualização. Não no sentido da desconstrução do que foi construído, mas no sentido de construir a partir de uma nova realidade”, completou.

Já a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, destacou o trabalho realizado pela equipe da Proplan na organização do PDI e agradeceu a participação de todos os envolvidos. “Esse plano é fundamental, tanto para a Proplan quanto para todas as pró-reitorias, e principalmente para o Magnífico reitor e para a minha pessoa, para que possamos perceber o desenvolvimento institucional da nossa Ufam. Neste momento, a única palavra que eu tenho é de gratidão a todos que participaram do plano”, disse.

Responsável pela atividade e pela organização do PDI da Ufam, a Proplan tem dedicado boa parte de seus esforços no documento e, por isso, a pró-reitora, professora Kleomara Cerquinho, parabenizou a equipe pelo comprometimento e profissionalismo. “Agradecemos a toda a Proplan que, em conjunto, auxiliou para que esse processo ocorresse, bem como a toda a comunidade Ufam e a todos os conteudistas que se dedicaram ao estudo do PDI e à verificação das normas vigentes atuais para as suas atualizações”, declarou.

Para o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico (DPE/Proplan) em exercício, Patrick Filgueiras da Silva, a atuação dos setores foi fundamental para a realização dos trabalhos. “Eu gostaria de agradecer a participação dos pró-reitores e das suas equipes, diretores das unidades acadêmicas e administrativas, aos coordenadores, TAEs e discentes, os quais foram escolhidos de forma democrática e participativa para compor os grupos revisores e fizeram o seu melhor frente a todas as dificuldades que o momento atual do mundo tem nos exigido”, afirmou. “Agora trabalharemos na consolidação de todos os resultados que alcançamos para que possamos publicar essa revisão do PDI 2016-2025 o mais breve possível”, concluiu.

Neste terceiro e último encontro foram feitas as apresentações da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) e da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) - na segunda-feira (22). A Proplan fez sua exposição na terça-feira (23). As demais reuniões de revisão ocorreram nos meses de setembro e outubro.