Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > FCF doa 3.730 testes rápidos para covid-19 ao HUGV/Ebserh

FCF doa 3.730 testes rápidos para covid-19 ao HUGV/Ebserh

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 10h52 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 11h41 | Acessos: 1403

Doação permite atender, com regularidade, a demanda de mais 30 testes rápidos por dia no Hospital Universitário Getúlio Vargas. Exames são utilizados tanto para a avaliação de pacientes acometidos pela covid-19, quanto para o monitoramento de saúde ocupacional dos servidores do HUGV/Ebserh

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (FCF/Ufam) doou 3.730 testes rápidos para covid-19 ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh).

Alocamento de recursos

Segundo o vice-diretor da FCF, professor Antônio Batista da Silva, os testes foram adquiridos com recursos da emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo. “Parte desse recurso foi alocado para aquisição de insumos para a implantação da Farmácia Universitária (FU) na FCF/Ufam. Devido ao caos instalado com a pandemia, não foi possível concluir as reformas para implantação da FU e, com a aquisição dos testes rápidos e sem a possibilidade de utilizá-los na FU, repassamos ao HUGV, que recebe quantidade limitada de testes rápidos via Central de Medicamentos do Estado do Amazonas (CEMA). Os testes no HU são de grande importância para atendimento aos pacientes e servidores que atuam na linha de frente no combate à covid-19”, ressaltou o gestor.

Monitoramento de pacientes e profissionais de saúde
A farmacêutica-bioquímica do Laboratório de Análise Clínicas do HUGV/Ebserh, Miharu Matsuura Matos, agradece a doação dos testes que são utilizados para o monitoramento dos pacientes e profissionais do Hospital Universitário. “Realizamos mais de 900 testes rápidos por mês. Agradecemos a doação desses insumos tão importantes para a detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2, em tempo menor que o exigido pelos testes de biologia molecular, diante do panorama local. Fazemos a testagem dos pacientes para internação, seja para procedimentos cirúrgicos ou clínicos, bem como para o monitoramento do status covid-19 dos pacientes internados. Esses Testes Rápidos também são requisitados pelo médico do trabalho do serviço de ocupação e saúde do trabalhador do Hospital Universitário para o controle e o monitoramento de saúde da equipe de profissionais do HUGV”, afirma a gestora.