Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Alunos dos cursos de saúde recebem treinamento para esclarecer população
Início do conteúdo da página

Alunos dos cursos de saúde recebem treinamento para esclarecer população

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 08h48 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 2321

 

Estudantes voluntários dos cursos de Medicina e Enfermagem, na tarde desta quinta-feira, 2, receberam treinamento da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (GMTS/Ufam) para orientar a população em geral sobre covid-19. A ação foi coordenada pelo infectologista e presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da Ufam, professor Bernardino Albuquerque, e pelo médico e vice-coordenador GMTS, professor Pedro Elias de Souza. 

Os alunos atuarão, das 7h às 22h, por meio do aplicativo Telegram, para esclarecimentos de dúvidas e obtenção de informações a respeito do atual cenário do covid-19. A ferramenta estará em funcionamento a partir da próxima semana. 

De acordo com o infectologista e presidente do Comitê, professor Bernardino Albuquerque, os alunos trabalharão em conjunto com professores consultores. “Teremos um grupo de professores consultores da Ufam, de diferentes áreas como Psicologia, Enfermagem e Farmácia, para apoiar os discentes na divulgação de informações técnicas”, enfatiza o presidente do Comitê.  

A gerente da GMTS, enfermeira Adriany Araújo, explica que os protocolos disponibilizados pelas autoridades competentes são atualizados regularmente e que é necessário a população ter conhecimento. “Este será um canal direto e aberto com a sociedade. Seguimos as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Vigilância Sanitária, claro, passando pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da Ufam, para disponibilizar à população informações técnicas com o intuito de diminuir o números de casos. Por meio da informação, podemos mudar comportamentos e salvar vidas”, lembra. 

Para a discente de Medicina, voluntária Samara Santos Nascimento, é comum as pessoas compartilharem, diariamente, mensagens em aplicativos sem saberem a veracidade. “Todos os dias, eu recebo vídeos, mensagens e dados sem comprovação científica. Ter um canal que possa esclarecer, com uma linguagem simples e acessível, ao maior número de pessoas, por meio de informações técnicas, verdadeiras e científicas sobre o covid-19 é uma maneira muito gratificante para nós estudantes, futuros profissionais da saúde, contribuirmos com o nosso país durante a pandemia. Espero poder ajudar e também aprender mais ao esclarecer as dúvidas”, diz a estudante.

Segundo o vice-coordenador da GMTS e membro do Comitê, professor Pedro Elias Souza, com isolamento social e o impedimento de aglomerações humanas ficou mais evidente a utilização das ferramentas tecnológicas no cotidiano. “A Gerência de Telessaúde da Ufam, como uma das ações do Comitê, usará a tecnologia disponível para propiciar à população do Amazonas o acesso a informações importantes no enfrentamento ao surto. A participação dos alunos é fundamental porque eles estão habituados com assuntos relacionados à saúde e também com os aplicativo”, conta.

Outras ações da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas incluem a realização de lives, entrevistas  e informes digitais sobre covid- 19 que serão transmitidas nas redes sociais da Telessaúde.  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página