Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Faculdade de Psicologia disponibiliza cartilha aos discentes voltada para melhoria da qualidade de vida durante a pandemia
Início do conteúdo da página

Faculdade de Psicologia disponibiliza cartilha aos discentes voltada para melhoria da qualidade de vida durante a pandemia

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 11h33 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 14h55 | Acessos: 4090

Por Irina Coelho
Equipe Ascom

 

Com o objetivo de ajudar a comunidade acadêmica a cuidar da saúde mental durante o isolamento social, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Psicologia (Fapsi), produziu a cartilha ‘Alguns hábitos para melhorar a qualidade de vida em tempos de Covid-19’. A cartilha traz, em uma linguagem simples e direta, dicas básicas e importantes sobre os diferentes domínios da qualidade de vida. 

Acesse AQUI

Escrito pela aluna Tayná Almeida Câmara e orientada pela professora Gisele Cristina Resende, o material é um dos resultados do projeto de Iniciação Científica ‘Comportamento alimentar e qualidade de vida entre estudantes universitários’. De acordo com a orientadora, nos resultados parciais é possível perceber a valorização do domínio social por parte dos estudantes.  

“Nos resultados obtidos até aqui, grande parte dos estudantes pesquisados declaram, em um instrumento de autorrelato na área da Avaliação Psicológica, que precisam melhorar nos domínios: Físico (referente a atividades físicas cotidianas) e Ambiente (sensação de segurança). Além de valorizar o domínio Social (relações sociais e interpessoais). Neste momento, de isolamento social, a cartilha vem para tranquilizar os estudantes universitários a seguirem a vida com mais otimismo e qualidade, mesmo num período inédito para todos nós”, explica.

A professora lembra ainda que os esclarecimentos trazem oportunidades de explorar o dia a dia de forma saudável. "Durante a pandemia devemos ter cuidado com nossa saúde mental/saúde psíquica, pois por meio dela poderemos enfrentar esse momento adverso e único. Ter consciência de que não estamos sozinhos, que podemos ser solidários, e sobretudo, manter nossa qualidade de vida, melhorando nas atividades físicas, nos relacionamentos interpessoais, como a sensação de segurança e bem-estar.  Além disso, é uma oportunidade de autoconhecimento e de realizar muitas descobertas com criatividade", enfatiza. 

A autora da cartilha, discente Tayná Almeida Câmara, esclarece que já há um grande número de informações técnicas e médicas sobre o Covid-19 e a ideia é trazer algo que amenize essa carga. “O intuito é disponibilizar uma perspectiva mais leve, com linguagem mais acessível, e com possíveis estratégias de enfrentamento para o momento. Espero que possa aliviar o estresse, amenizar a ansiedade e oferecer esperança e resiliência’, conta.

Segundo a diretora da Faculdade de Psicologia (Fapsi), professora Iolete Ribeiro da Silva, é preciso direcionar os cuidados também para a saúde mental. “Estamos vivendo uma situação inesperada que gera medo, especialmente, porque não está sobre a nossa governabilidade. Precisamos entender o que está ao nosso alcance, administrar esta esfera, e aceitar os fatos que não podemos mudar para evitar um sofrimento muito intenso e que prejudique a saúde. As orientações são relevantes para que possamos, mesmo com o uso dos recursos tecnológicos, garantir as nossas interações sociais que são extremamente importantes para manter nossa qualidade de vida em uma situação adversa”, finaliza.  

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página