Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Inaugurado o primeiro Edifício Solar no campus sede da Ufam
Início do conteúdo da página

Inaugurado o primeiro Edifício Solar no campus sede da Ufam

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 12h37 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h21 | Acessos: 1468

Também foram inauguradas estações solarimétricas em Manaus, Itacoatiara, Benjamin Constant, Parintins, Coari, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira para mensurar o potencial dos 62 municípios do Amazonas em produção de energia solar. Informações colhidas servirão para montar o inédito Mapa Solarimétrico do Amazonas

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O Centro de Ciências do Meio Ambiente (CCA) e a Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (Upec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) inauguraram, na manhã desta segunda-feira, 25, o primeiro Edifício Solar no campus sede da Ufam.

Na mesma solenidade, realizada no CCA, setor sul do campus universitário, foram também inauguradas sete estações solarimétricas distribuídas entre os municípios de Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira e Parintins, além do Centro de Mídia e Tradução Simultânea do CCA e das instalações de estruturas e equipamentos da Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (Upec).  A solenidade contou com a presença do representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio/AM), Roberto Bulbol. Confira a inauguração, na íntegra, no canal da TV Ufam no You Tube

Estrutura de pesquisa reforçada

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que as instalações inauguradas dotam a Universidade de uma complexa estrutura de pesquisa na área de energia, clima e ambiente. “Para a Universidade Federal do Amazonas, o dia de hoje é motivo de muito orgulho. Nós estamos inaugurando dois prédios solarimétricos e não vamos parar por aqui. Vamos avançar com essa iniciativa de vanguarda para os demais prédios da instituição. A Universidade nunca trabalha em função de si mesma, mas em função da sociedade e a maior demonstração disso é que hoje a Ufam coloca à disposição da sociedade soluções tecnológicas no que se relaciona à produção de energia mais sustentável. São nossos primeiros edifícios solares e pretendemos que esse conhecimento produzido em nossa Instituição contribua com as demais instituições públicas e privadas para que a energia mais sustentável prevaleça e facilite a vida da população. Além dos prédios de energia fotovoltaica, temos a inauguração do Centro de Traduções Simultâneas, que facilitará o processo de internacionalização de nossa Universidade”, declarou o reitor.

Economia e conhecimento

O diretor do CCA, professor Eron Bezerra, ressaltou que os edifícios inaugurados têm capacidade de produzir mais de um milhão e quatrocentos mil quilowatts-hora (kWh) por ano, o que acarretará significativa economia da Ufam em gastos com energia convencional. “A produção dos seis edifícios equivale a uma economia de mais de R$1 milhão de reais. Acima desses  prédios de produção de energia solar há 630 painéis com inversores, equipamentos que convertem a energia solar em elétrica. Através de tais equipamentos, a Ufam vai produzir, em seus cinco campi, cerca de um milhão e quatrocentos quilowatts de energia por ano e economizar, aproximadamente, um milhão e 400 mil reais anualmente em contas de energia elétrica. Outra importante inauguração é a Unidade de pesquisa destinada a monitorar dezenas de gases potencialmente danosos ao meio ambiente. As estações solarimétricas nas unidades do interior fornecerão informações para a elaboração do Mapa solarimétrico do nosso Estado e Centro de Mídias e traduções simultâneas viabilizará nosso acesso direto ao conteúdo de palestras internacionais, que são ministrada em outros idiomas. Agradeço ao reitor por ser um entusiasta de tais ideias” declarou o gestor do CCA.       

 Recursos aplicados

Propositora da Emenda Parlamentar que financiou os recursos para tais projetos na Universidade Federal do Amazonas, enquanto senadora da República, entre 2017 e 2018, Vanessa Graziottin elogiou a boa aplicação das emendas parlamentares por ela propostas.  “Eu tenho uma felicidade muito grande de dizer, sem falsa modéstia, que quando cheguei ao Congresso Nacional, a prática e a cultura era a de os parlamentares apresentarem emendas apenas para os municípios e eu passei a apresentar emendas também para instituições federais. Não passou um ano sequer sem que eu apresentasse emendas para favorecer instituições federais de educação e saúde. Essas inaugurações de hoje aqui na Ufam demonstram o quão foram bem-aplicados os recursos enviados para a Universidade. Tenho um entusiasmo muito grande por esse projeto, especialmente, pois a energia solar é um dos nossos maiores potenciais”, declarou ela.

Saiba mais sobre as demais instalações inauguradas.

 Estações solarimétricas do Amazonas

As estações solarimétricas recém-inauguradas são responsáveis por mensurar parâmetros solares, como a radiação solar global. As  informações colhidas servirão para montar um Mapa Solarimétrico do Amazonas. “O Mapa é uma exigência da Agência e é raro no Brasil. Oferecê-lo ao Amazonas é um trabalho estratégico e inédito que a nossa Universidade está oferecendo para a sociedade brasileira”, afirma o diretor do CCA, professor Eron Bezerra.                         

 Centro de Mídia

Vinculado ao CCA, o Centro de Mídia e tradução simultânea será dotado de equipamentos de tradução simultânea para ajudar a melhorar o padrão do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) nas avaliações nacionais. O Centro de Mídias está disponível para a comunidade acadêmica de acordo com os critérios e protocolos de parcerias.

 Upec

Toda a estrutura inaugurada integra projetos ligados à Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (Upec), grupo de pesquisa certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), formado por nove pesquisadores doutores, mais de 40 bolsistas e 15 articuladores. O grupo tem como líder e vice-líder, respectivamente, os professores da Ufam, Eron Bezerra e Tereza Cristina Souza de Oliveira. Os demais pesquisadores são: Alíria Graciela Bicalho Noronha (Nilton Lins), Durbens Martins Nascimento (NAEA/Universidade Federal do Pará), Josemar Gurgel da Costa (Ufam), Marília Gabriela Gondim Rezende (Ufam), Natacha Cintia Regina Aleixo (Ufam), Ricardo Ruther (Universidade Federal de Santa Catarina) e Rodrigo Couto Alves (Ufam).

Parcerias

São parceiras da Upec, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), e a Universidade Nilton Lins. Na Ufam estão envolvidos: Centro de Ciências do Ambiente (CCA), Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) e Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

Confira notícia relacionada.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página