Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Reitor e vice-reitora da Ufam recebem senador Eduardo Braga em roda de conversa com 50 pesquisadores rankeados  
Início do conteúdo da página

Reitor e vice-reitora da Ufam recebem senador Eduardo Braga em roda de conversa com 50 pesquisadores rankeados  

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h07 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 14h59 | Acessos: 694

 

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A roda de conversa entre o senador Eduardo Braga e os professores/pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os mais citados da comunidade cientifica, segundo o ranking da AD Scientific Index, abriga quase um milhão de cientistas e os classifica de diferentes formas: mundo, região, blocos, país, áreas, universidades e entre si dentro da mesma universidade. 

A reunião ocorreu no Gabinete do reitor, de forma híbrida, na tarde da última sexta-feira, 22. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a reunião acompanhado da vice-reitora, professora Terezinha Fraxe. Além do Senador Eduardo Braga, o evento contou também com a participação do Deputado Estadual Dermilson Chagas (Podemos) e o prefeito de Manaquiri e também presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto. 

Na ocasião, o Senador agradeceu a oportunidade de estar com os professores/pesquisadores para tratar de questões sobre C&T na Universidade, mas, sobretudo, sobre o futuro do Amazonas, cuja base transcorreu conforme a Ciência e Academia. Braga destacou o Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA) como porta de oportunidades para o desenvolvimento da pesquisa aplicada na Amazônia tendo como base a biodiversidade, mas também a namotecnologia.  

Ele parabenizou os pesquisadores pelo desenvolvimento e alcance atingindo através das pesquisas, nesse sentido, Eduardo Braga disse que veio para ouvir, entender e se colocar à disposição na troca de ideias,  principalmente absorver propostas e reivindicações.     

Um número significativo de professores/pesquisadores se pronunciaram tanto presencial quanto on-line, em alinhamento pelo progresso da Ciência no Amazonas. Investimentos em  CT&I, Conectividade dos campi da Ufam e das Instituições de Ensino Superior da região Norte por meio da internet, valorização do professor da graduação e da pós-graduação, fixação de especialistas no interior, criação de núcleos de pesquisa nos campi da Ufam, sustentabilidade, investimento no esporte, e outros itens que visam o avanço da Ciência na Instituição, reverberando o conhecimento e a construção do futuro do Estado.     

O reitor, professor Sylvio Puga agradeceu a presença de todos os professores/pesquisadores que estiveram presentes na reunião tanto presencialmente, como on-line. Ele falou que numa visão não exclusivista, o desenvolvimento da C,T&I em nossa instituição, inicia-se durante seu primeiro mandato quando assinou o Acordo e Cooperação Técnica entre Ufam, UEA e Ifam,  permitindo assim possibilidades de acesso dos instrumentos para o crescimento da Ciência no Amazonas.

“Nós entendemos que a C&T no estado do Amazonas somente se consolida através da parceria, exemplo disso, é a Rede Rhisa, liderada pelo professor/pesquisador Henrique Pereira”, disse o reitor que o trabalho desenvolvido pela sua gestão tem inspiração da professora Marilene Corrêa, testemunhando quando à época era vice-presidente do Conselho de Economia do Amazonas, propôs a criação do curso de Ciências Economia (Ead/UEA) no interior e a fixação do profissional. Com isso, o reitor ressalta o respeito que Administração Superior tem pela professora/pesquisadora.  

A vice-reitora, professora Terezinha Fraxe agradeceu o Senador pelas contribuições direcionadas à Ufam para as mais diversas áreas do conhecimento que, consequentemente serão indicadores de desenvolvimento ao estado do Amazonas.

Em discurso, Fraxe destacou o trabalho significativo do Senador, enquanto governador do Amazonas, pelas causas do meio ambiente, exemplo disso, a professora cita as Unidades de Conservação criadas durante sua gestão em que priorizou as políticas ambientais também a preservação dos povos tradicionais.  

“Hoje foi um dia emblemático para a Universidade que cuidadosamente o senhor ouviu os nossos pesquisadores que pensam numa Universidade de excelência”, expôs a vice-reitora. 

Sobre o senador

O senador Eduardo Braga, do MDB, é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É casado há 40 anos com Sandra Braga, pai de três filhas e avô de Gael e uma neta, a Aurora, que nasce em dezembro. 

Foi vereador de Manaus, deputado estadual, deputado federal, prefeito da capital amazonense e, por dois mandatos consecutivos, governador do Amazonas.

Em 2015, foi nomeado Ministro de Estado de Minas e Energia, permanecendo no cargo até abril de 2016. Exerce, atualmente, o segundo mandato no Senado Federal, sempre se destacando por sua capacidade de articulação e comando.

Para o biênio 2019-2020, foi eleito líder do MDB, a maior bancada partidária com assento no Senado. Neste ano, senadores do partido o reelegeram para o cargo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página