Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Vice-diretora da FCA recebe homenagem da Aleam
Início do conteúdo da página

Vice-diretora da FCA recebe homenagem da Aleam

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 09h45 | Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 09h45 | Acessos: 602

 

Por Sandra Siqueira*
Equipe Ascom Ufam

 

A professora Angélica Corrêa, vice-diretora da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), recebeu na terça-feira (19) a Medalha de Mérito Legislativo Educacional Ignes de Vasconcellos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) por sua contribuição para o setor pesqueiro do estado. A propositura partiu do deputado Dermilson Chagas (Podemos) e ocorreu no Plenário Ruy Araújo.

O deputado Dermilson Chagas destacou o trabalho desenvolvido pela homenageada na academia, que ele considera um dos instrumentos que o Poder Legislativo pode lançar mão para se orientar na produção de matérias legislativas, pois os trabalhos oriundos da Universidade, sobretudo, as pesquisas, contribuem de forma direta na compreensão e resolução de problemas que afetam diretamente a população. O parlamentar ressaltou que os trabalhos conduzidos pela docente são uma grande contribuição, principalmente, para o setor primário, com destaque para a área da pesca.

“Ela é uma pesquisadora, professora-doutora, conhecedora do mundo do setor primário, principalmente na área da pesca, para a qual ela sempre traz novidades referentes a esse segmento. Devido ao trabalho dela, a qualidade de vida de muitos dos nossos pescadores passou a ter um nível melhor. E ela nos traz informações que nos dão um norte para fazer políticas públicas”, elogiou o parlamentar.

A pesquisadora disse que se sente duplamente honrada pelo reconhecimento do deputado Dermilson Chagas, que reconhece a importância do seu trabalho na academia e também que enxerga na educação e na pesquisa instrumentos para legislar. “Eu me sinto extremamente honrada pelo reconhecimento do deputado, especialmente pelo fato de que ele respeita e busca a opinião da academia, baseando o trabalho dele por meio da educação e da pesquisa. Ele é um parlamentar que busca o conhecimento e isso faz com que o trabalho que nós realizamos, tanto com os nossos alunos na Universidade, quanto nas comunidades, tenha um novo sentido, porque ele abre possibilidades de a gente exercitar realmente o conhecimento que se é produzido na academia e colocá-los em prática. E é por isso que eu me sinto muito feliz por ter dele essa possibilidade de trabalhar em conjunto para o setor pesqueiro, que, na minha visão, é um dos setores mais importantes em termos de produção e de segurança alimentar para o nosso estado”, comentou Angélica Corrêa.

Novos projetos

A professora Angélica Corrêa integra a nova diretoria da FCA que foi eleita no dia 15 de junho de 2021. A docente ressalta que a atual diretoria da FCA possui vários projetos voltados para a inovação das Ciências Agrárias no estado do Amazonas, sobretudo a capacitação para o empreendedorismo dos profissionais que vão ser formados pela Instituição.

“Além disso, a gente pretende enfatizar dentro da Faculdade de Ciências Agrárias a questão dos projetos de pesquisa e negócios em colaboração com o Governo do Estado e a iniciativa privada”, ressaltou a docente, que foi eleita a nova vice-diretoria da FCA pela chapa “Agrárias 5.0”, encabeçada pelo professor Carlos Victor Lamarão.

A professora explicou que a nova fase da revolução industrial é a Indústria 5.0, que se difere da Indústria 4.0 pelo fato de, além de trabalhar o desenvolvimento tecnológico, envolve ainda o fator humano e conjuga desenvolvimento tecnológico com responsabilidade social, porque se baseia em tecnologias que viabilizam o uso de recursos naturais de maneira responsável.

 

*Com informações da Ascom da Aleam. Foto: Aguilar Abecassis.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página