Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Em evento da Suframa sobre Desenvolvimento Regional, reitor da Ufam fala sobre iniciativas recentes da Instituição para fortalecer a região
Início do conteúdo da página

Em evento da Suframa sobre Desenvolvimento Regional, reitor da Ufam fala sobre iniciativas recentes da Instituição para fortalecer a região

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 16h33 | Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 16h57 | Acessos: 539

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam 


Em evento da Superintendência da Zona Franca de Manaus, no qual o desenvolvimento regional foi a tônica das exposições, projetos e debates, o reitor Sylvio Puga falou das iniciativas recentes da Universidade Federal para fortalecer a Amazônia. Ele integrou a comitiva da Suframa que esteve em Humaitá, município do Sul do Amazonas, escolhida para receber o projeto-piloto 'Abunã-Madeira' que terá caráter ambiental, social e econômico.

"A Ufam tem ações por todo Estado, seja na pesquisa, na graduação e na extensão, mas entendemos que sempre precisaremos estar alinhados com o momento e as demandas impostas à sociedade e para cumprirmos a nossa missão, estamos trabalhando diuturnamente. A exemplo disso, na semana passada, assinamos com a Secretaria de Produção Rural dois convênios, pelos quais a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), aqui representada pela coordenadora do projeto, professora Roseane Oliveira, irá conduzir diagnósticos da pecuária e mapeamento do solo nas cidades ao Sul do Amazonas. São mais de R$ 500 mil de recursos aplicados com foco no primeiro setor", informou ele.

No âmbito da formação e também observando o setor primário, o reitor mencionou a audiência pública no município de Manaquiri, em que se discutiu junto aos moradores da cidade, quais os cursos a distância atenderiam às demandas locais. "Aqui, no Sul do Amazonas, temos um campo promissor, com logística diferenciada e todas as condições de garantir progresso aliado ao bem estar do homem e com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. O Produto Interno Bruno (PIB) pode aumentar, como também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A Ufam e todo seu corpo técnico se colocam à disposição para fazer a região avançar. Contem conosco", finalizou.

Há 15 anos no município, a Ufam mantém no IEAA, sua unidade acadêmica, os cursos de Pedagogia, Licenciatura em Letras - Português e Inglês, Licenciatura em Ciências - Matemática e Física, Licenciatura em Ciências - Biologia e Química, Agronomia e Engenharia Ambiental.

Nessa linha, o superintende da Suframa, Algacir Polsin destaca o Projeto Desenvolvimento Regional, levado ao município, priorizando os eixos de produtivo (agronegócio, indústria, bioeconomia e turismo) e infraestrutura econômica e urbana (logística e transporte, energia e telecomunicações.

“Nessa visita a ideia é viabilizar a verticalização da cadeia produtiva do agronegócio na região, com fins de vencer as dificuldades operacionais e barreiras logísticas, e, de forma efetiva, conseguir gerar o desenvolvimento almejado como forma de minimizar as desigualdades regionais”, detalhou o superintendente.

Humaitá é um dos sete municípios do Sul do Amazonas (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã) que está na área de abrangência geográfica do projeto Abunã-Madeira, juntamente com 13 cidades do Leste do Acre e 12 do Noroeste de Rondônia. Só na Região Sul do Amazonas são 242.645 mil habitantes, equivalente a 17% da população do Estado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página