Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam lança novo edital do Pibic 2021
Início do conteúdo da página

Ufam lança novo edital do Pibic 2021

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 17h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 11h05 | Acessos: 5392
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
 
 
Medida visa beneficiar maior parcela da comunidade acadêmica 
 
A Ufam, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), realizou na tarde desta terça-feira, 15, o lançamento do novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2021. É a primeira vez que a Universidade oferta em um mesmo ano duas edições do programa. Inscrições abertas até 1° de agosto.
 
De acordo com a gestora da Propesp, professora Selma Baçal, a decisão de lançar um segundo edital do Pibic em 2021 se deu em razão da segunda onda da pandemia de covid-19, ocorrida nos primeiros meses do ano no Amazonas. "Os meses de janeiro, fevereiro e março foram muito difíceis. Nós já tínhamos uma noção de que haveria o impacto no Pibic e percebendo este impacto e, com a possibilidade de nós ainda termos bolsas de iniciação científica a serem trabalhadas, distribuídas, entres os alunos que venham a exercer o trabalho de iniciação científica, nós decidimos por reabrir, ou melhor, abrir e lançar o novo edital para dar a possibilidade àqueles professores e alunos que não tiveram a oportunidade no período inicial do edital anterior para que pudessem se organizar para fazer durante esse período", declarou a pró-reitora.
 
Segunda a professora Selma Baçal, o edital 022/2021 apresenta componentes novos como o financiamento somente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Ufam, bem como a possibilidade da participação de professores substitutos. "A nossa expectativa é que um número maior de alunos possam ter essa experiência do trabalho com a iniciação científica, ganhar mais vontade de estar no trabalho científico, fortalecendo a ciência no nosso País e na nossa Universidade", disse. 
 
Novo Edital do Pibic 2021
 
Para que um projeto seja submetido ao edital ele precisa ser preferencialmente vinculado ao projeto de pesquisa do orientador e apresentar viabilidade técnica, ética e independência econômica para sua realização; entre outros requisitos. 
 
O processo de inscrição no programa consiste na submissão online da proposta, através da PlataformaEcampus, no Módulo Pesquisa, Programa PIBIC/PAIC 2021/2022 utilizando login e senha do pesquisador/orientador.  
 
A divulgação do resultado será feita na página da Propesp no dia 17 de agosto.
 
 

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página