Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > XIV Semana Acadêmica de Farmácia celebra os 10 anos das Ciências Farmacêuticas no Amazonas
Início do conteúdo da página

XIV Semana Acadêmica de Farmácia celebra os 10 anos das Ciências Farmacêuticas no Amazonas

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 11h27 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h55 | Acessos: 2344

Conjugado com o II Congresso de Ciências Farmacêuticas do Amazonas, evento discute, até o próximo dia 23 de agosto, assuntos como as novas opções para o tratamento de esquizofrenia e as novidades na área de Biotecnologia de alimentos

Coordenador do PPGCF, professor Emerson Silva Lima, recebeu do diretor em exercício da FCF, professor Antômnio Batista da Silva, placa de homenagem aos 10 anos do Programa de Pós-GraduaçãoMárcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Estruturado com sete palestras, três mesas-redondas, sete minicursos e apresentação de resultados de pesquisas, teve início, na manhã desta terça-feira, 20, a XIV Semana Acadêmica de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O evento é articulado com o II Congresso de Ciências Farmacêuticas (II Concifam), o qual abriga, até o dia 23 de agosto, a defesa dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPGCF).

“Potencial lipídico de jacarés da Amazônia como matéria-prima para  nutracêuticos” e “Microencapsulação e estabilidade oxidativa do óleo de Castanha-do-Brasil com concentrados proteicos vegetais” estão entre as pesquisas a serem defendidas durante o congresso. Confira a programação completa.

Segundo a presidente da Comissão organizadora do evento, professora Fernanda Guilhon Simplício, tanto a Semana Acadêmica quanto o Congresso reúnem os temas mais recentes e desafiantes da área de Ciências Farmacêuticas.  “A Semana Acadêmica de Farmácia é um evento que visa congregar estudantes, professores e profissionais das Ciências Farmacêuticas e todos os que se interessem por essa rica área. Entendemos que a Ufam, que abriga um dos cursos de Farmácia mais antigos do Brasil, dever ser líder nesse movimento de união da categoria farmacêutica no Estado. Além disso, é dever da Universidade pública, mostrar à sociedade a pesquisa que é feita em seus laboratórios, contexto em que se insere o II Congresso de Ciências Farmacêuticas do Amazonas, evento satélite da Semana Acadêmica, e que oportuniza aos pesquisadores das ciências farmacêuticas do Amazonas participarem de um evento científico no Estado, o que até então, não ocorria”, destaca a pesquisadora.

Solenidade de abertura

Reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade de abertura do eventoA solenidade de abertura foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, o qual destacou o protagonismo dos pesquisadores da área de Ciências Farmacêuticas. “Nesse momento em que os olhos do mundo se voltam para a Amazônia, vocês, pesquisadores da área de Ciências Farmacêuticas, devem mostrar ao mundo todas as soluções possíveis nessa área de fármacos e cosméticos. Vejo um papel muito relevante para vocês nos próximos meses”, ressaltou o gestor, referindo-se ao edital para produção de pesquisas junto ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Representando  a direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), o professor  Antônio Batista da Silva cumprimentou a presidente presidente da Comissão organizadora do evento e desejou que os participantes aproveitem o conteúdo oferecido na Semana acadêmica e no Congresso. “Desejo, inicialmente, parabenizar a professora Fernanda Guilhon pela condução bem-sucedida deste evento, que reúne o melhor de vários anos de trabalho no ensino, na pesquisa, na extensão e inovação em nossa universidade. Aqui formamos pessoal qualificado para atendimento à saúde da população em geral. Aos nossos alunos e aos participantes que vieram de outras instituições, desejo que aproveitem todo esse conhecimento que está sendo compartilhado aqui”, declarou o gestor.

Palestra magna

Professora Fernanda Guilhon é a presidente da Comissão organizadora do eventoApós a solenidade de abertura, o professor Emerson Silva Lima proferiu a palestra magna intitulada “10 anos de Ciências Farmacêuticas no Amazonas”. Durante a apresentação, ele destacou a importância do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas para a formação de profissionais habilitados para a pesquisa e docência na Amazônia. “O PPGCF é o único  programa da área de Farmácia da Amazônia Ocidental e já formou mais de 90 mestres que atuam tanto em nossa unidade acadêmica, quanto em instituições particulares ou ainda em outros estados”, ressaltou o palestrante, que também é o atual coordenador do PPGCF.

O evento acontece no auditório Eulálio Chaves; nas dependências da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e em salas do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), no setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. Para mais informações, acesse o site da XIV Semana Acadêmica de Farmácia e II Congresso de Ciências Farmacêuticas do Amazonas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página