Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ranking global coloca Ufam entre as 2 mil melhores universidade do mundo
Início do conteúdo da página

Ranking global coloca Ufam entre as 2 mil melhores universidade do mundo

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 11h13 | Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 11h14 | Acessos: 3269

Na classificação nacional, a Ufam é a 55º e na América Latina e Caribe a 108°

 
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ocupa a 1.945° posição entre mais de 19 mil universidades de todo o mundo. A classificação feita pelo World University Ranking (CWUR) 2021-2022, divulgada na última segunda-feira, 26 de abril, é inédita e também aponta a Ufam na 55º colocação no Brasil e a 108º na América Latina e Caribe. 

Para o ranqueamento, a CWUR utilizou indicadores como: qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos de uma universidade que conquistaram importantes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade; emprego de ex-alunos, medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos executivos de alto escalão nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade; qualidade do corpo docente, medida pelo número de membros do corpo docente que conquistaram as principais distinções acadêmicas; desempenho em pesquisas (dividida nos itens: produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações).

Segundo o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o resultado foi recebido com satisfação e reflete parte das políticas de internacionalização da Universidade. “Ficamos muito honrados com o resultado da análise cuidadosa e criteriosa do World University Ranking Center, que classificou a Ufam entre as 2 mil universidades do mundo. Uma das frentes de atuação da Universidade é a formação de cidadãos globais com as habilidades que transformarão a atualidade e o futuro”, destacou.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), professora Leda Brasil, a classificação contribuirá para o estreitamento das relações da Ufam com instituições no exterior. “Considerando que a Ufam foi classificada dentro dos mesmos critérios que universidades como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Stanford University, Cambridge University, entre outras, nossa comunidade está comemorando essa histórica conquista, pois é a primeira vez que a Ufam apresenta este excelente desempenho em contexto internacional, figurando entre 10% das melhores Universidades do mundo, dentre 20 mil. Certamente este resultado promissor, nos dará maior credibilidade nas nossas relações institucionais com as universidades mundiais. Ela nos distingue como uma excelente universidade e, portanto, estando mais acessível para os Acordos de Cooperação Internacional”, explicou.

A assessora lembrou também que o selo traz consequências que se traduzem em maior qualidade, visibilidade e competência profissional de nossos alunos de graduação e de pós-graduação. “A classificação com certeza nos diferencia no contexto das quase 20 mil universidades existentes no mundo e nos projeta para futuras parcerias exitosas junto a este seleto grupo de universidades, o que trará para nossa comunidade acadêmica consequências revolucionárias: a vinda de professores visitantes estrangeiros, alunos internacionais optando por estudar na Amazônia,  realizando a tão sonhada Mobilidade Internacional em uma Universidade de ponta em uma região riquíssima pela sua diversidade. Outra repercussão é a intensificação na formação de redes internacionais de pesquisadores. Parabenizamos e desejamos muito sucesso a toda comunidade da Ufam por esta importante conquista, exortando e estimulando cada vez mais o seu engajamento e participação global.”, destacou.

As primeiras colocações mundiais deste ano foram ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são: Harvard University (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), Stanford University (EUA), University of Cambridge (Reino Unido) e University of Oxford (Reino Unido).

CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização de consultoria líder que fornece conselhos sobre políticas, percepções estratégicas e serviços de consultoria para governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página