Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Conselho Universitário aprova lista tríplice para indicação à gestão da reitoria da Ufam, quadriênio 2021-2025
Início do conteúdo da página

Conselho Universitário aprova lista tríplice para indicação à gestão da reitoria da Ufam, quadriênio 2021-2025

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 14h58 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 15h17 | Acessos: 1191

Pelo decreto n° 1916, de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, o prazo para nomeação precisa ser anterior ao término da gestão atual

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam) pautou e aprovou, na manhã desta quinta-feira, 8, a lista tríplice com os nomes dos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitora da Instituição para o quadriênio 2021-2025. A nomeação, que compete ao Ministério da Educação (MEC), deve acontecer dentro do prazo de 60 dias, precedendo o término da gestão atual. 

A lista tríplice foi apresentada ao Consuni em conformidade com o resultado da consulta à comunidade universitária, na qual o professor Sylvio Puga (atual reitor) e a candidata à vice-reitora, professora Terezinha Fraxe foram os escolhidos pela maioria dos votantes. Na lista, foi acrescido o nome da professora Selma Baçal. 

A Comissão Eleitoral, presidida pelo professor da Faculdade de Direito, Adriano Ferreira, irá encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) os documentos necessários em atendimento aos regramentos da indicação para gestores de universidades federais. 

A nomeação deve acontecer antes do término do atual mandato, que também é do professor Sylvio Puga juntamente com o professor Jacob Cohen, vice-reitor. Na reunião do Consuni de votação da lista tríplice, a presidência da sessão ficou a cargo do vice-reitor.

Em fala de agradecimento, professor Sylvio Puga reiterou seu compromisso com a Instituição e com os membros da comunidade, indistintamente. “A votação no Consuni nos dá a força e a legitimação suficientes para que possamos enfrentar os desafios. Muito me orgulho de ser parte de uma Universidade democrática e isto, vemos hoje, mais uma vez, na oportunidade deliberativa do Consuni”, salientou. 

“Os compromissos assumidos com todos serão o de não continuísmo, mas o de uma nova gestão. Por fim, eu e professora Terezinha Fraxe agradecemos. Não teremos momentos fáceis por tudo que estamos vivendo, mas juntos, pela Ufam, vamos superar”, finalizou o reitor reeleito.  

Consulta à comunidade universitária 

O professor Sylvio Puga e a professora Terezinha Fraxe foram os nomes escolhidos pela comunidade universitária em consulta pública, realizada nos dias 24 e 25 de março, em segundo turno. Ao todo, eles receberam 4.375 votos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página