Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > FIC realiza colação de grau especial por videoconferência
Início do conteúdo da página

FIC realiza colação de grau especial por videoconferência

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 09h43 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 09h59 | Acessos: 839

A Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) conferiu a outorga de grau a 20 novos profissionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas. Representando o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes Cerquinho presidiu a sessão solene ocorrida na tarde desta quinta-feira, 4, por videoconferência.

Na ocasião, paraninfo dos cursos, professor Rodolfo Almeida de Azevedo, prestou sentimentos a comunidade acadêmica da FIC para os que partiram por conta da pandemia do covid-19. Ele incluiu docentes, técnicos administrativos e discentes, considerando um momento de tristeza e de muitas perdas. O docente classificou duas palavras que unem os quatros cursos: informação e comunicação, traduzidas em significados reais vivenciados pela sociedade que passa por rupturas na qual a verdade é encobertada pelas fake news. "A ciência perde para o negacionismo científico, colocando em risco toda uma população. Os novos profissionais estão capacitados para superar os desafios que irão enfrentar e podem contar com o apoio da Universidade".

O diretor da FIC, professor Alan Barreto Rodrigues, em seus discurso, declarou que a colação de grau é sempre um momento de reflexão daquilo que passou e também daquilo que virá. Ele lembra os quatro anos de existência da FIC que, no passado, foi sonhado por docentes e discentes e, atualmente, para os que chegaram, estão ajudando a construir e consolidar a Faculdade. "O trabalho é exaustivo na formação acadêmica que possibilita ao discente um ensino público de qualidade, contribuindo assim, melhor desempenho no mercado de trabalho, pois os preceitos acadêmicos estão baseados numa sociedade democrática, sem o obscurantismo e o negacionismo científico", afirmou. O docente parabenizou a todos os formandos e desejou o retorno à Universidade para qualificação no Lato Sensu e Stricto Sensu.

A pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Vanessa Klysia, saudou os novos profissionais dos quatro cursos e disse que se sente honrada em participar da sessão solene transmitida por vídeoconferência na qual constitui momento único vivenciado por todos, que é resultado da dedicação, esforço e perseverança. Ela conta que não é fácil chegar à reta final, atribuiu um ato guerreiro pela conclusão do curso. "O caminho percorrido pelos novos profissionais teve uma grande contribuição dos professores e técnicos administrativos que realizaram um trabalho com zelo e profissionalismo", reiterou a pró-reitora.

Em pronunciamento de encerramento da solenidade, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, fez citações das falas dos oradores destacando reflexões importantes ao processo de construção do cidadão e cidadã como a construção da ética, do compartilhamento e aprendizagem do conhecimento, o profissional como agente de transformação da realidade e a comunicação como meio de conquistar a verdade. A pró-reitora lembrou, ainda, as pessoas que partiram por conta da pandemia da covid-19 e pediu um minuto de silêncio, homenageando-os com respeito e agradecimento.

Para a pró-reitora, "a Educação é muito mais do que ensino, pesquisa, extensão e gestão. Nós estamos aqui para evoluir a sociedade. A pandemia nos faz remeter a SWOT que tem como análise os pontos fortes, fracos e ameaças e, vamos enfrentar e seguir. A verdadeira rebeldia é nos mantermos resilientes, flexíveis, pois estaremos à frente de todas as adversidades. Existem escolhas das mais variadas. Como um livro que escolhemos para ler. E, como um caderno que escolhemos para escrever", finalizou.

 

Relação dos formandos dos cursos:

Arquivologia

Bruno Vieira dos Santos

Denilson Carlos da Silva Mello

Igor Cesar Pantoja Silveira

Rosangela Oliveira Franca

Thaiana Caroline Pires dos Santos

 

Biblioteconomia

Janaina Cristina Ribeiro dos Santos

 

Jornalismo

Adriele Sascha Albuquerque Porto

Aline Moura dos Santos

Ariel Rodrigues Bentes

Hilana Jaqueline Magalhaães Rodrigues

Jefferson Coelho de Morais

Maria Clara Guimarães da Costa Moura

Pedro Vinicius Deogenes Miguel

Renata da Cunha Braga

Stephane dos Santos Monteiro

Tarsis Chaves da Luz

Tatiana Martins Pereira

 

Relações Públicas

Antonio Carlos da Costa Lopes

Gliciany Girão dos Santos Sousa

Luisa Cristina Lira da Fonseca

registrado em:
Fim do conteúdo da página