Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam divulga condições gerais para futuros Processos Seletivos Simplificados Remotos de contratação de professores substitutos
Início do conteúdo da página

Ufam divulga condições gerais para futuros Processos Seletivos Simplificados Remotos de contratação de professores substitutos

Publicado: Quarta, 03 de Março de 2021, 10h11 | Última atualização em Quarta, 03 de Março de 2021, 10h15 | Acessos: 2753

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de fevereiro, o Edital n° 5/2021 referente às Condições Gerais que norteará a abertura de inscrições e execução de futuros Processos Seletivos Simplificados Remotos (PSSRemotos) destinados à contratação de professores substitutos enquanto durar a pandemia. O documento traz as diretrizes para inscrições, etapas e homologação dos processos seletivos remotos.  

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, a possibilidade de contratações de professores substitutos de forma remota atende a emergência em saúde pública e as necessidades das Unidades Acadêmicas. “O PSS Remoto é uma alternativa para continuarmos evitando atividades que geram aglomerações e ainda sim mantermos as atividades da Instituição. Há a necessidade de um atendimento célere, no que diz respeito à seleção e contratação, a tempo de atender os períodos acadêmicos que estão por vir. Creio que o Processo Seletivo Remoto será de grande ajuda nessa celeridade, mesmo sendo nossa primeira experiência com esse modelo. A expectativa é que seja um processo rápido, mediado tanto pelas ferramentas tecnológicas como pela tramitação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, enfatizou.     

Como ocorre? 

Conforme o Edital, a adesão ao PSS Remoto é facultativa às Unidades Acadêmicas da capital e interior. Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, a decisão da Unidade Acadêmica pela adesão ao PSS Remoto deverá ser feita sempre quando for lançado um Edital de Abertura das Inscrições. “Portanto, caso a Unidade não se pronuncie sobre a modalidade de execução, ela será presencial. A Progesp já encaminhou, via circular, às Unidades Acadêmicas uma consulta sobre a adesão ou não do PSS Remoto. As Unidades que optarem pelo processo seletivo presencial terão as demandas encaminhadas para o Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus da Ufam, conforme preconiza o Plano de Biossegurança da Ufam, para manifestação do grau de risco do procedimento”, explicou.

A gestora também informou que cabe a cada unidade acadêmica a decisão pela escolha da plataforma virtual adequada para operacionalização do PSS Remoto, dentre aquelas previstas no Edital, devendo comunicar previamente ao candidato a plataforma escolhida. “Cada banca examinadora, no início das atividades, deve abrir um processo pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde ficarão registrados todos os documentos e demais arquivos produzidos e utilizados pela banca ao longo da execução do PSS Remoto. Após a finalização dos trabalhos da banca examinadora, o processo deverá ser encaminhado ao Conselho Diretor (CONDIR) ou Conselho Departamental (CONDEP) para aprovação. Em seguida, o processo deve ser encaminhado à apreciação da Reitoria e Progesp, para então ser homologado e iniciar as contratações. Enfatizamos que as etapas realizadas nas plataformas online deverão ser devidamente registradas no processo”.

Mais informações ou dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página