Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Odontologia e Engenharia Elétrica - Eletrônica alcançam conceito máximo no Enade 2019
Início do conteúdo da página

Odontologia e Engenharia Elétrica - Eletrônica alcançam conceito máximo no Enade 2019

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h42 | Acessos: 3196

Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia estão entre os cursos que alcançaram conceito 4 dos 29 cursos da Universidade avaliados

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Dos 29 cursos superiores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, dois alcançaram o conceito máximo da avaliação, a nota 5, e nove obtiveram nota 4, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (20), pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ufam – cursos avaliados

De caráter obrigatório, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação a conteúdos, habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante a formação acadêmica. Na Ufam foram avaliados os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, (bacharelado), Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica - Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Zootecnia, tanto os oferecidos em Manaus, como nas Unidades da Ufam em Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

Conceitos
Engenharia Elétrica-Eletrônica e Odontologia foram os cursos que alcançaram o conceito máximo, que é a nota 5; os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Farmácia (Manaus), Farmácia (Itacoatiara), Fisioterapia e Zootecnia obtiveram a nota 4 e 14 cursos obtiveram nota 3. Para conferir todos os resultados da Ufam no Enade, acesse http://enade.inep.gov.br/enade/#!/relatorioIES .

Odontologia – manutenção da nota máxima
O coordenador do curso de Odontologia, professor Ary Alves Filho, comemora a manutenção da nota do curso de Odontologia e reconheceu o empenho da gestão superior para o resultado bem-sucedido. “O curso de Odontologia recebe com muita alegria este resultado. A manutenção do conceito 5 é fruto de um esforço coletivo dos professores do curso prezando pela qualidade do ensino, o auxílio indispensável do pessoal técnico e, sobretudo, do interesse e do comprometimento dos nossos alunos com o curso. Reconhecemos os esforços da gestão superior para o alcance deste resultado, principalmente no que se refere à melhoria da nossa infraestrutura e visando a permanência neste conceito, faz-se necessário o empreendimento de novos esforços, afinal estar entre os 16 cursos de odontologia com este conceito, sendo o único da região norte, só aumenta a nossa responsabilidade para aprimorá-lo cada vez mais”, declarou.

Engenharia Elétrica - Eletrônica – conquista pioneira
A vice-coordenadora do curso de Engenharia Elétrica - Eletrônica, professora Greicy Costa Marques, ressaltou o pioneirismo da conquista. “Esse conceito foi alcançado de forma pioneira, pois é o primeiro curso de Engenharia Elétrica da Região Norte a alcançar a nota máxima. É realmente um marco para todos nós”, comemorou.
O reitor, professor Sylvio Puga, parabenizou os cursos que obtiveram nota máxima, assim como os demais pelo desempenho alcançado. “A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e as coordenações de curso trabalham pela contínua melhoria dos mesmos, para manter as notas máximas já alcançadas e elevar as demais notas”, ressaltou.

Proeg - Investimento em Políticas de Ensino
O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, destacou o empenho de toda a equipe da Universidade, especialmente da Comissão Enade Ufam, pelo alcance dos bons resultados no Exame. “Diante do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação não vem medindo esforços para implementar políticas de Ensino, pois temos como objetivo elevar o conceito dos cursos de graduação para 5. Para tanto, contamos com a experiência dos coordenadores, estratégicos para atingirmos o sucesso e alcançarmos resultados como os dos cursos de Zootecnia e Engenharia Elétrica, com conceito 4 e 5, respectivamente, o que concretiza o esforço empreendido por todos em prol de uma educação pública de qualidade. Quando institucionalizamos uma comissão para tratar do Enade, ela trabalhou com todos os cursos desse ciclo avaliativo. No geral, alcançamos nosso objetivo de qualidade no ensino superior e reconhecemos que os cursos dos nossos campi no interior do estado passam por dificuldades, que envolvem estrutura e processos que impactam nos resultados, para estes, vamos ampliar o trabalho, diagnosticando cada realidade para traçar um plano de ação”, destacou o gestor.

Comissão Enade na Ufam
Membro da Comissão Enade na Ufam, a professora Irlane Maia afirma que a equipe instituída pela Portaria 051/2018/Proeg e reconduzida pela Portaria 30/2020, irá analisar todos os resultados obtidos. “A atribuição da Comissão é prestar assessoramento sobre o domínio conceitual e metodológico aplicado ao Enade. Logo, em conjunto com as coordenações dos cursos, iremos mapear as estratégias implementadas, aferir os resultados exitosos, bem como as dificuldades, sempre ciente de nossos compromissos e dos desafios a serem enfrentados”, comentou a docente.

Mais sobre o Enade
A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004. A periodicidade da avaliação é trienal para cada área do conhecimento e a situação de regularidade do estudante no Exame consta no histórico escolar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página