Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Docentes do curso de Nutrição do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari elaboram Manual digital de orientações sobre nutrição e saúde na pandemia de covid-19
Início do conteúdo da página

Docentes do curso de Nutrição do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari elaboram Manual digital de orientações sobre nutrição e saúde na pandemia de covid-19

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 09h21 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 14h55 | Acessos: 4733

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom


Com o objetivo de orientar a população amazonense sobre o comportamento alimentar e aspectos da saúde na pandemia de covid-19, o Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB), por meio dos professores do curso de Nutrição e de outras áreas, produziram o ‘Manual de Orientações sobre Nutrição e Saúde na Pandemia de Covid-19’. O material é digital e está disponível para acesso aqui com inúmeras orientações.
Alguns professores (Amanda Forster, André Bento Santana, Geina dos Santos, Gustavo Fanaro, Kemilla Rebelo, Marinaldo Neto e Regina Vieira) que ministram aulas para o curso de Nutrição, entre nutricionistas e professores das áreas básicas, como bioquímica, mostraram interesse, a partir de uma demanda solicitada pela diretoria do campus, em reunir os diferentes saberes para destacar temas importantes nesse momento em um material que pudesse ser disponibilizado para a população.
Inicialmente, os professores do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam, em Coari, pensaram produzir somente um folder explicativo para ser divulgado para a população do município. Além do folder digital e impresso, resolveram desenvolver um material mais completo, em formato digital, para toda a comunidade da Universidade Federal do Amazonas. O material começou a ser elaborado no dia 24 de março e na última segunda-feira, 30, ficou pronto.
“A proposta foi destacar os cuidados com os alimentos, desde a compra até o consumo com enfoque na prevenção do contágio de patógenos, como o vírus que transmite a Covid-19. A fim de contextualizar o leitor sobre o assunto, achamos relevante também reforçar informações sobre as principais características do vírus e sua sintomatologia, assim como as medidas preventivas da doença”, afirmou a coordenadora do curso de Nutrição do ISB e membro da equipe técnica que elaborou o Manual, Amanda Forster Lopes Hanada.
O uso de informações textuais, entremeado com imagens, torna a leitura científica mais agradável e, intencionalmente, quer atingir a qualquer camada social. É um importante material informativo com o conteúdo regionalizado que tem como proposta, além do conhecimento sobre a covid-19, propor a promoção da saúde e novos hábitos.
“O material representa uma importante retribuição à comunidade Coariense, estendendo-se à população amazonense em geral, uma vez que a Universidade, sendo pública, tem um importante papel como agente transformador, que visa não apenas o desenvolvimento da educação superior, mas também a divulgação de informações confiáveis, baseadas em evidências científicas e ainda a aproximação e integração com a comunidade, principalmente devido ao curso de Nutrição do ISB ser o único em universidade pública do estado do Amazonas”, destacou Amanda Forster.
A valorização dos alimentos regionais é um aspecto importante destacado no Manual, visto que o padrão alimentar da população brasileira vem mudando nas últimas décadas, conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira. “No contexto da nossa região, a professora Tatiana Schor, do curso de Geografia da Ufam, publicou em 2015 um artigo onde identificava que as populações do rio Solimões estavam deixando de consumir alimentos tradicionais, tais como peixe e a farinha de mandioca, e aumentando o consumo de frango congelado e alimentos industrializados. Tais mudanças apresentam um duplo risco para a população, visto que alimentos congelados podem não ser mantidos em temperaturas que garantam a segurança alimentar, e que os alimentos industrializados consumidos são, principalmente, os ultraprocessados, frequentemente com alto teor de sal, açúcar e gordura, além de elevada densidade calórica e que representa um grande risco para o desenvolvimento de comorbidades à saúde”, explicou a professora Forster.

registrado em:
Fim do conteúdo da página